Hortênsia (Hydrangea macrophylla)


hortensia00Lembro de ver hortênsias pelos jardins de minha vida desde que era muito pequena. Dona Sogra tem lindas hortênsias repletas de buquês rosas. Mamãe sempre teve lindas hortênsias azuis que davam buquês incontáveis. Um dia Mamãe encontrou para vender hortênsias cor-de-rosa. Toda feliz comprou achando que então teria hortênsias rosas além das azuis. Retirou do vaso e plantou próximo a azul que já tinha. Qual não foi a surpresa dela ao ver que, no ano seguinte, as flores deste pezinho também ficaram azuis! É que naquela época ela não sabia de uma certa peculiaridade das hortênsias…

As hortênsias também são popularmente conhecidas pelos nomes de Hortência, Rosa-do-Japão e Hidrângea. Tanto em espanhol como em inglês também podem ser chamadas de Hortensia ou Hidrangea (Hydrangea). O nome científico Hydrangea significa bebedoura de água. Já o nome Hortênsia foi uma homenagem a uma dama francesa do século XVIII, Hortense Lepante, que era mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da Hortênsia na Europa.

hortensia01As hortênsias são originárias da Ásia, mais especificamente China e Japão, razão pela qual também é conhecida como Rosa-do-Japão. Foi domesticada pelo homem há muito tempo, mas só espalhou-se por todo o planeta como planta ornamental em meados do século XIX. Existem mais de 600 cultivares diferentes.

É um arbusto de ciclo de vida perene que pode chegar a 1,5 m de altura. As folhas deste arbusto são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, algo duras e com bordas dentadas. No Outono as folhas caem.

A floração ocorre na Primavera e Verão. As inflorescências agrupam-se formando buquês bem arredondados, contendo grande número de flores que podem ter uma coloração que varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. As inflorescências da Hortênsia tem diferentes terminações, com bordas arredondadas, estreladas, recortadas ou triangulares. A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos gostando do frio e florindo mais. Esta é mais uma planta cujas flores não são o que parece. Aquela espécie de “bolinha” que há no centro é que é a flor. As falsas pétalas coloridas na verdade são folhas modificadas. Por esta razão, conforme o buquê começa a formar-se as flores ainda são verdes, amadurecendo lentamente até adquirir a cor final.

hortensia02A hortênsia tem diversas utilizações na composição de um jardim. Pode ser plantada tanto em vasos como diretamente no solo, isolada ou em grupos – é comum ver o uso de hortênsias em grupos numerosos -, fomando uma cerca-viva. Fica bem em borbaduras e maciços. Também podem ser cultivadas como planta de interior desde que haja uma boa ventilação e não faça calor excessivo no local onde ficará.

Devido a seu formato, muitas flores e caule grosso central, é muito utilizada para decoração, compondo arranjos bem variados acompanhadas de outras flores e folhagens.

No Japão existe um chá chamado ama-cha, feito com chá verde e folhas de hortênsia. Este chá tem uso cerimonial, na cerimônia do aniversário de Buda, quando sua estátua é banhada com o chá. Também é consumido durante o Hanami (especie de festa das flores), quando os japoneses reunem-se para apreciar as flores, entre fins de março e princípios de abril.

hortensia04Por ser planta rústica exige poucos cuidados, mas preferencialmente deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica. A hortênsia prefere solos ácidos, onde cresce mais colorida (tanto folhas como flores) e tem maior desenvolvimento. Mas em solos alcalinos, apesar de um colorido menos atraente também vive muito bem.

Deve ser regada com muita freqüência. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo. Aqui em Portugal temos um grande problema com a água. A água daqui é dura, água calcária, contendo muitas impurezas. Este tipo de água é inadequado para ser utilizado na rega de hortênsias, prejudicando seu desenvolvimento. É conveniente neste caso regá-la com água de chuva.

hortensia05Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade, onde o clima é mais seco, e sob sol pleno onde há mais umidade no ar. Aqui por estas bandas do planeta onde me encontro, não convém tê-la em local onde fique exposta ao sol direto, principalmente no Verão. Como o Verão daqui é muito quente e seco, se fica exposta ao sol queima-se. Já no sul do Brasil não tem qualquer problema se cultivada sob sol pleno, visto que o Verão é chuvoso. Evite plantar hortênsias junto a árvores ou outras plantas com as quais ela possa competir pela umidade.

Em qualquer época do ano pode-se fazer o transplante de uma muda, menos nos meses mais quentes pois dificilmente vingarão. Caso adquira ou tenha produzido uma muda de hortênsia e queira transplantá-la tome alguns cuidados. O solo no qual será plantada deve ser bem rico em matéria orgânica. Plantando diretamente no solo, faça um buraco que tenha duas vezes o diâmetro da raiz da planta. A planta deve ficar no mesmo nível do chão. Afofe um pouco a terra que a envolve mas sem descobrir as raízes. Com a terra afofada as raízes espalham-se melhor. Aperte levemente o solo ao redor da planta para eliminar bolsões de ar. Regue bem. Procure colocar uma cobertura vegetal junto à base para que ela não perca umidade facilmente.

Deve ser adubada na Primavera plena, com adubos que contenham potássio mas pouco nitrogênio e fósforo. Existem adubos específicos para hortênsias que devem ser utilizados em intervalos de 15 a 20 dias. No inverno deve ser adubada com orgânicos para estimular seu crescimento. Excesso de adubo pode prejudicar a hortênsia, levando a planta a produzir muitas folhas e poucas flores.

Quando acabar a floração é hora de podar as hortênsias, para que no ano seguinte tenha uma floração mais intensa. Caso seja cultivada em local de inverno rigoroso a poda deve ser deixada para finais do inverno. A hortênsia não suporta temperaturas abaixo dos -3ºC, necessitando de uma poda extra. Caso isto aconteça no ano seguinte não dará flores. Devem ser eliminados os galhos mortos, secos ou doentes, brotos paralelos que tenham surgido a partir da raiz (estes não dão flores), galhos mal orientados ou que se sobressaiam demais. Esses ramos que tiveram um crescimento exagerado se não forem cortados podem prejudicar o crescimento como um todo da planta. Os buquês já secos também devem ser retirados pois consomem energia desnecessária da planta. Não corte os galhos que não tenham dado flores pois são os que darão flores no ano seguinte.

Hortênsia com Clorose.

Hortênsia com Clorose.

A reprodução das hortênsias faz-se por estaquia, sendo o Outono a melhor época do ano tanto para a multiplicação como para o transplante. As mudas podem ser feitas a partir dos galhos cortados durante a poda, dando preferência aos mais jovens e saudáveis. Para facilitar o enraizamento pode-se utilizar um hormônio enraizador. Leva cerca de 60 dias para que se desenvolvam as raízes.

A hortênsia pode ter alguns problemas com pragas e carência de nutrientes. Entre as pragas que costumam atacá-la estão os moluscos (caracóis) e pulgões, aranhas que podem ser eliminados com inseticidas. Caso as folhas fiquem amarelas a planta está doente, com Clorose, sendo necessário um suplemento de ferro. Esta doença ocorre em hortênsias que são cultivadas em solos alcalinos.

COMO PRODUZIR AS DIFERENTES CORES

hortensia06Como falamos lá no comecinho há uma peculiaridade sobre as Hortênsias que minha mãe desconhecia. Pois é. A cor das flores é determinada pelo PH do solo onde está plantada. Uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas, enfim. Qualquer mortal pode escolher a cor das flores das hortênsias que tem no jardim de casa. Basta tornar o solo mais ácido ou mais alcalino. Existem fertilizantes à venda que ajudam a ativar a tonalidade das flores, tornando-as azuis ou rosas. Mas caso você queira fazer seus próprios experimentos sem recorrer às facilidades do mundo moderno, mãos à obra.

Para que sua hortênsia produza flores azuis o solo deve ser ácido. Em um solo rico em alumínio elas nascerão lindamente azuis, chegando ao violeta. Caso o solo não seja ácido faça uma mistura de 20 g de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume, diluído em 5 litros de água e regue a planta com esta mistura duas vezes por semana, começando cerca de 40 a 50 dias antes do início da floração. Quanto mais alumínio contiver o solo onde está plantada a hortênsia mais escura será sua cor podendo nascer buquês de flores violetas. Há porém, outra “receita” específica para que a hortênsia produza flores violetas. Neste caso coloque palhas de aço usadas dentro de água. Deixe até que a água esteja da cor da ferrugem. Depois regue a hortênsia com esta água uma vez por semana.

Para que sua hortênsia produza flores rosas o solo deve ser alcalino. No caso de que sua hortênsia de flores azuis produza flores rosas, antes de mais nada, pode-a eliminando a maioria das folhas (isto é necessário para eliminar o máximo possível do alumínio que a planta contenha). Replante-a em um local com a terra preparada com uma mistura de 200 a 400 g de calcário dolomítico por m2. O calcário dolomítico é um corretivo para o solo que pode ser encontrado em viveiros ou lojas de plantas e produtos para jardinagem. Assim têm-se flores rosas de tonalidades variadas, podendo inclusive dar origem a flores brancas. Quanto mais alcalino o solo ficar mais clara será a cor das flores, culminando em hortênsias de buquês brancos.

Adicionando Carbonato de Sódio (não confunda com bicarbonato de sódio) à terra pode-se conseguir flores multicoloridas.

____________________________________________________________________________________________

Fontes:

Inforjardim

Jardineironet

Teach me Tea Cha

Para ver mais imagens de Hortênsias:

Wikimedia

75 opiniões sobre “Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

  1. minha hortencia, tinha flores azuis e agora no mesmo ano as novas flores estao todas verdes, que faço para voltar a ficar Azul?

    Grato pela ajuda.

  2. É CERTO QUE QUANTO MAIS ALUMINIO NA TERRA A HORTÊNCIA FICARÁ MAIS AZUL CHEGANDO ATÉ A ROCHA.
    GOSTARIA DE SABER SE EU PLANTAR EM VASO DE ALUMINIO VAI AJUDAR?

  3. olá, sou do sul do brasil e ganhei mudas de hortensias e esse foi o artigo mais completo e simpatico que eu achei na internet sobre elas! esta de parabens :)

    irei salvar nos favoritos para sempre ler as dicas para que minhas hortensias estejam sempre bonitas e floridas.
    um grande abraço =D

  4. oi gostei de saber mais sobre a hortensia,sou portuguesa e embora vivendo num país com um clima temperado e chuvoso tambem tenho que cuidar com muito carinho desta linda planta ,mas o que me deixa bastante admirada é que o mesmo pé de flor chega a ter três cores diferentes a rosa ,branca e azul.Na hora de podar fico sempre insegura mas agora que li vossas dicas vai ser bem mais fácil.Meu jardim fica lindo na primavera e no verão quando elas florescem ,obrigada.

  5. Olá! Gostei muito das informaçoes sobre a hortênsia.
    Ganhei uma hortência florida no ano passado, em junho. A flor caiu depois de um tempo, mas eu continuei cultivando. Ela cresceu, deu muitas folhas, mas nenhuma flor até hj. O que posso fazer pra ela voltar a florir?
    Ela está em um vaso pequeno, se eu trocar para um maior será que ajuda?

  6. Nossa, quanta informação! Achei linda a forma como você se refere às plantinhas. Dá para sentir a preocupação que tens pelas flores. Adorei a dica do Carbonato de Sódio. Vou testar!

    Infelizmente aqui onde moro as hortênsias sofrem, pois não tem muita incidência solar e o pouco tempo que me sobra dedico ao resto dos meu afezeres de jardineira.

    Obrigada pelas dicas e bom final de semana.

  7. achei as ~informações sobre as hortensias muito interessantes e completas,quero só esclarecer que o termo “rosa do Japaõ se se aplica as camelias,trazidas do Japao pelos Portugueses provavelmente no seculo xvi,a semelhança entre as flores destas e a das rosas,muito vulgares nesta zona da Europa, fizeram com que assim ficassem conhecidas,assim como pelo nome de Japoneiras,taõ abundantes e bem adaptadas nos nossos parques e jardins, sobretudo da cidade do Porto e norte de Portugal.

  8. Olá Maria! Obrigada pela visita. Realmente sua informação sobre as Camélias está corretíssima, tanto no que diz sobre um dos nomes populares dela como no fato de ter sido trazida para a Europa pelos portugueses. Porém, acredite, Rosa do Japão também é um nome popular (não tanto como hortênsia) desta flor, assim como os Hibiscos também são conhecidos como rosa do japão ou rosa da china. Eis o grande problema dos nomes populares, um mesmo nome popular pode designar diferentes plantas. E eis a grande utilidade dos nomes científicos, cada planta tem o seu e não o compartilha com outras. Por esta razão, sempre coloco o nome científico das plantas. Um outro exemplo de nome popular compartilhado por mais de uma planta é Rainha da Noite, que pode ser usado para referir-se tanto a Hylocereus undatus (esta eu chamo mesmo de Rainha da Noite) como a Cestrum nocturnum (que chamo de Dama da Noite). Você pode encontrar informações sobre estas plantas aqui no blog também.

  9. fiquei muito contente com as esplicacoes sobre hortencias.. as 12 acimas tem toda razao ,esplicaçao foi completa.muito obrigado,adorei….vou salvar nos favoritos.bjs

  10. gostaria de saber porque as flores da minha hortensia nao abre por completa,abre algumas flores do boque,outras permanecem fechadas ate secarem.bjs

  11. adorei!!!!!!amo esta flor……tenho muitos pés em minha chácara.adoro desde criança,e passei isto á minha neta JÚLIA,que apreendeu á amar hortencias.agora …..elas foram podadas e estão prontas para a floração,mas acho que está demorando muito….por favor:existe algum produto para acelerar o florescimento?
    porque algumas são imensas,e as minhas são pequenas?(FLORES)
    grata
    parabéns !!!!!!muito bom!!!!!!!!

  12. gente se vcs comercealizarem as flores nao precisa poldar as plantas pois a propria retirada das flores e uma polda. tenho mais de 500 pes de hortencia

  13. eu tenho hortencia na minha chácara , mas as folhas estão enrolando, eu faço aquilo que vc descreveram, corto as flores sem vida e corresponde muito bem,………….. eu adoro vê-las muito bonita, só espero que este problema não seja grave

  14. É muito bacana essas dicas, pois através delas remos a oportunidade de termos um jardim mais florido…obrigado por dividir bons conhecimentos!!!

  15. Ola, minhas hortensias azuis estão todas verdes, gostaria de tê-las de volta. O q devo fazer pra que elas deixem de nascer verde e permanecer verde? Ficarei muito grata se me responder. Márcia

  16. Olá Márcia! No caso a parte que seria azul, ou branca, ou rosa, são mesmo folhas, que vão mudando do verde para uma das muitas cores da hortênsia. O que está acontecendo com suas hortênsias pode ser um problema com a acidez ou alcalinidade do solo. Um abudo adequado pode corrigir o problema. Há sempre a opção de usar uma espécie de adubo em sua hortênsia, para deixá-la novamente azul. Em lojas de jardinagem pode-se encontrar desses adubos para torná-las azuis ou rosas. Dê uma procurada que pode ser uma saída.

  17. Podei minhas hortências em março,brotaram viçosas mas não floresceram, só tem folhas;ja estamos em junho. No fim do inverno,faço poda drástica ou elas vão florescer naturalmente?

  18. Sou uma apaixonada por hortensias, e por isso sou produtora dessas belas flores em Goias. Achei a matéria muito interessante e gostaria muito de receber maiores informações sobre a variações de cores. Tenho tendado sem muito sucesso. Isso é possivel? Gostaria muito mesmo.

  19. amei o artigo, comprei uma Hortensia rosa ja veio com 3 cachos de flor,mudei de vaso porque era pequeno o que veio depois de alguns dias ela murchou as flores todas de uma vez e as folhas ficaram murchas tambem algumas. O que faço?
    em tempo qd comprei algumas folhas tinham manchas marrom pequenas.

    Vania Souza

  20. Adorei. aprendi muito.Adoro hotencias tenho no mei jardim agora sei como trata-las. Só tenho um problema:- recolhi umas de um jardim que estavam desfasendo, nas pontas do galhos estão com as folhas miudinhas e os brotos que estão vindo também. Algumas podei e plantei na terra, outra não podei e plantei no vaso. O que devo fazer para salva-las ?
    Parabens pelo sete
    Deste já muito grata
    marilia

  21. Gostei muito das informações dadas sobre as hortências,mas tenho uma dúvida. Fui a Gramado-RS,cheguei ontem, e lá as hortências estavam maravilhosas,todas floridas. Mas a guia da excursão que fui ,passou uma informação que não concordei,ela disse que existem hortências macho e fêmeas e nos mostrou uma em que no centro do buquê não tinha o carocinho com as ¨petalas azuis¨e sim vários carocinhos desenvolvidos no centro e poucas ¨pétalas¨ao redor(tenho foto).Por favor me responda,pois além de querer esta informação
    para mim prometi a ela e a pessoas do grupo que iria pesquisar. Obrigada.

  22. puxa que legal nunca achei uma explicação tão detalhada como esta, encinando “os truques” de como ficam com essas cores maravilhosas que Deus lhes deu.
    obrigada.

  23. Boa tarde
    Tenho no jardim Hortências lindas mas ao por-las nas jarras murcham de imediato, sabe o que fazer para as conservar em casa nas jarras?
    Obrigada e desculpe
    Luisa

  24. Estou recuperando jardim do condomínio onde moro, tenho algumas hortênsias, 03 azuis e 01 na cor rosa (nova), estarei plantamos mais algumas, uma esta florescendo com cachos na cor verde, farei o teste com a palha de aço, recuperando-a em outra cor. Caso dê certo enviarei mensagem. Estou convicta que dará.

  25. de quanto em quanto tempo devo fazer a correção do solo,na minha casa so tenho roxas e queria trazer para os tons de azul , rods ,e branco e gostaria de saber como faço para corrigir o solo de canteiros .

  26. Dalva isso depende muito do solo do seu jardim ou vasos. Mas de 6 em 6 meses é um tempo adequado para corrigir. Mas como disse, depende do solo do seu jardim ou vasos.

  27. Obrigada por compartilhar conhecimentos práticos e acessíveis p nós que queremos plantar sem a ajuda de profissionais mto caros. Vou começar meu cultivo e compartilho qdo tudo estiver lindo, abços, muitas felicidades. Pensar nas hortênsias me ajuda a descansar das dificuldades das dificuldades e do ver o sofrimento humano sem mtas vezer poder fazer o necessário.

  28. Olá tenho hortênsias no jardim da minha casa, elas florescem praticamente o ano inteiro. Elas devem ter aproximadamente 10 anos cada uma. E este ano elas estão apresentando uma deficiência os galhos vão ficando com uma coloração escura e vão aparecendo manchas nas folhas e as mesmas secam e caem. Mas a planta não para de produzir flores. Só que duram menos devido a seca dos galhos. Já apliquei adubo o mesmo que você comenta no seu artigo, mas não surtiu efeito. Gostaria de saber o que mais posso fazer para recuperar a boa forma das plantas. Talvez possa lhe enviar fotos para sua avaliação.

    Agradeço pela atenção

  29. Olá, pela idade de suas hortênsias, sempre há a possibilidade de terem se tornado plantas idosas! Sério! Mas talvez seja hora também de trocar de adubo. Não sei onde você vive, mas este ano tivemos um período de seca muito prolongado, que afetou as plantas em geral, e claro, a hortênsia que é uma planta que necessita de água em abundância, pode ter sido afetada por esta seca. Apesar do clima do Brasil ser bem ameno, talvez, talvez, não é certeza, mas talvez seja uma boa ideia fazer uma poda em suas hortênsias. E independente de fazer a poda ou não, retire sempre os galhos que estão secando, não por estética mas pela saúde da planta.

  30. obrigado pela sua resposta, moro em Sete Lagoas, Minas Gerais. Você pode me indicar um adubo para que eu possa usar. E quanto à poda realizei recentemente. Será que devo fazer novamente?

    Agradeço a atenção.

  31. Olá William, desculpe a longa demora em responder. Espero que não tenha feito outra poda, pois não seria necessária. Como fiquei muito tempo longe do Brasil e, já faz alguns anos que infelizmente não tenho hortênsias não sei realmente informar qual o melhor adubo no mercado para usar em suas plantas. Mas espero que você tenha encontrado alguém para lhe ajudar a tempo de salvar suas hortênsias. Mais uma vez, desculpe pela demora.

  32. Nunca li, até hoje, um artigo sobre cuidado com plantas tão bom. Parece que todo segredo foi contado sem reservas. Obrigada!
    Uma dúvida: minha hortênsia nunca floresceu. Moro em teresina. Por aqui o clima é quente por mais de sete meses do ano. No final do ano, o calor é intenso e o sol muito forte. Por isso, mantenho minha planta sob a sombra o ano inteiro. Há uma semana coloquei o vaso em que ela está plantada embaixo de uma goiabeira para ver se ela ficaria melhor e botaria flor. Ela recebeu insolação à tarde e teve algumas folhas queimadas. Não deu certo. Pode me dar dica de onde colocarminha planta e como tratá-la, considerando as condições climáticas descritas? Obrigada!!

  33. Realmente o clima quente e seco não favorece a hortênsia, e acho que vc já experimentou isso melhor do que eu, rss. Mas tente uma alternativa, um local que tenha claridade – pois ela precisa de claridade para florir, e muita umidade. Algo que nunca tentei e não sei se funciona, mas se for possível pra vc, faça a experiência e nos conte depois: use um daqueles umidificadores de ambiente que estão na moda agora, para deixar o ambiente do entorno da hortênsia mais úmido. Se fizer e funcionar nos conte.

  34. Muito esclarecedora essa materia, foi a melhor q encontrei, parabens.
    Se tiverem outras dicas sobre hortencias, pode enviar no meu e-mail.
    Abraço

  35. Muito obrigada pelas informações! Comprei uma Hydrangea semana passada, mas aqui no DF estamos na época do calor(nem sei como conseguiram manter elas com flores), então as flores murcharam, estou regando elas bastante e parece ter melhorado, vocês tem algum dica de como deixá-la mais florida, ou ajudá-la, além de regar bastante? .-.
    Desde já obrigada! ^^

  36. MINHA MAE TEM UMA HORTENCIA NNO VASO ELA TEM UM DOISANOS,DEU UMA FLOR ENORME MESMO DO TAMANHO DE UMA BOLA CAPOTAO ATE UM POCO MAIOR,ERA LILAS AGORA ESTA VERDE VERDINHA E JA TEM DOIS MESES DE ABERTA PARECE QUE ELA ESTA SE RENOVANDO ESTOU IMPRESSIONADA.ALGUEM JA VIU ISSO,OBRIGO.

  37. Bom dia
    Comprei 40 mudas de hortencia
    Ja estão abrindo flor rosa .
    A floricultura me vendeu como importadas e Rosa .
    Corre risco de perder a cor ou tem verdade .
    O preço foi o dobro das nossa comuns
    Será q comprei gato por lebre kkk????

  38. Boa tarde, sou apaixonada por plantas principalmente por hortênsias, e moro no litoral de SP, clima não muito bom pras plantas na minha humilde opinião, estou com um vaso de hortênsias e está saindo flores, mas as folhas estão cheias de buraco(pragas) o que devo usar pra matar, qual a fungicida recomendada, pfv me ajudem, obrigada!!

  39. Gostei bastante da matéria ,apesar da curiosidade em cultivo de Hortência vermelhas,qual seria o tipo de solo. Alguém pode me ajudar!!

  40. Pesticidas ecológicos são os melhores, mas demoram mais para surtir efeito. Recomendo uma busca pela internet. Existem inúmeras receitas. Faço uma mistura a olho que não saberia especificar quantidades, misturando óleo de cozinha, detergente neutro, bicarbonato de sódio e água. Borrifo a planta até não haver mais sinal da praga. Mas as vezes temos que teimar muito até conseguirmos. Então busque alguma receitinha com estes ingredientes para ter a certeza da quantidade, pois como já faço há anos, não sei mais dizer as quantidades.

  41. as folhas do meu pé de horténcia está com manchas brancas nas folhas, o que pode está acontecendo e o que devo fazer?

  42. Eu tinha algumas duvidas com relação a adubação e poda, mais minhas duvidas foram sanadas depois que li as informações neste site.obrigada

  43. Excelentes dicas, irei acrescentar esses nutrientes nas minhas, não vejo a hora de ver as flores !!!!!

  44. Excelente dicas, irei acrescentar esses nutrientes nas minhas mudas, não vejo a hora de ver as minhas flores coloridas !!!!

  45. Pingback: Hortênsias, a poda e o plantio! - Gramado Maganize

Deixe um comentário