Dama-da-Noite (Cestrum nocturnum)


damadanoite00Ah, a minha Dama-da-Noite na janela… ficou lá no Brasil…

Há mais de uma flor que é conhecida com o nome popular de Dama-da-Noite. Mas a que pessoalmente denomino como Dama-da-Noite é a da foto ao lado, e somente ela é que chamo assim. A Dama-da-Noite (Cestrum nocturnum) também é conhecida com os nomes de Rainha-da-Noite, Flor-da-Noite, Jasmim-da-Noite, Coirana, Coerana e Jasmim-Verde. Em espanhol é chamada de Cotí, Dama-de-la-Noche e Galán-de-Noche. Em inglês é chamada de Night-blooming Cestrum, Lady-of-the-Night entre outros nomes.

Seu habitat original são as regiões tropicais da América, principalmente nas Antilhas e México, assim como também é nativa da Índia.

A Dama-da-Noite é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene. Pode atingir alturas de até 4 metros, apesar de seu tamanho médio girar em torno de 1,5 m. Chega a 1,5 m de diâmetro. Tem caule com textura semi lenhosa, começando reto e ramificando-se de forma sinuosa, com terminações pendentes. As folhas são simples, ovais e brilhantes na parte superior. Possui flores de aroma inebriante que só se abrem e exalam este perfume durante a noite. O perfume da Dama-da-Noite é um dos mais fortes entre as plantas. As flores são pequenas em forma de cálice, com uma terminação que lhe dá o aspecto de uma estrela. São em grande número, de pequenas dimensões na cor branca, havendo uma variedade de flores amarelas. Enquanto estão fechadas as flores tem uma coloração esverdeada. Quando estão abertas são brancas em sua parte interna. A época de floração é a Primavera e o Verão. A polinização fica a cargo de abelhas, beija-flores e borboletas. Caso queira atrair borboletas para seu jardim a Dama-da-Noite é um bom chamariz. Os frutos são bagas de cor branca, translúcidos em sua parte interna.

damadanoite02Toda a planta é tóxica, mas nas folhas e frutos verdes há uma maior concentração de glicosídeo. A intoxicação provoca vômitos e náuseas, seguido de agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações, midríase e secura das mucosas.

A Dama-da-Noite é utilizada tanto no paisagismo como na perfumaria. Segundo dizem, o óleo essencial é utilizado para manter o vigor sexual.

Em sua utilização como planta ornamental pode ser utilizada junto a cercas para recobri-las. Pode ser conduzida através de podas e tutoreamento, sendo utilizada como trepadeira. Normalmente é utilizada isolada mas pode ser em pequenos grupos que também dá um belo efeito. Deve ser cultivada a pleno sol para que produza mais flores. Caso se deseje que produza menos flores, pode ser cultivada a meia sombra, florindo menos e sendo menos perfumada. É indispensável em jardins aromáticos. Como toda planta de odor forte, não é conveniente tê-la próximo à casa, caso haja pessoas sensíveis a fortes odores, pois podem causar alguma reação alérgica.

damadanoitefrutosÉ uma planta rústica que exige poucos cuidados, adaptando-se melhor a locais de clima quente e úmido. Deve ser cultivada em sol pleno. Ainda que esteja em uma área sombreada, deve receber luz solar direta a maior parte do dia. Não se dá bem com a salinidade, não sendo conveniente para jardins de casas próximas à praia. O fato da planta ser tóxica exige cuidados em seu manuseio. Lave muito bem as mãos após tratar da planta, e preferencialmente utilize luvas. Só deve ser regada quando a terra estiver seca, sendo que o solo deve ser arenoso e rico em matéria orgânica. Na adubação utilize adubos que contenham fósforo. Em relação aos adubos naturais pode-se utilizar tanto farinha de osso (pó de osso) como farinha de peixe. A adubação deve ser feita ao menos uma vez ao ano e sem exageros. Ao adubá-la não deixe o adubo exposto na superfície, no caso dos adubos em pó, removendo um pouco a terra e misturando-o a ela. Se plantadas em vasos devem ser adubadas e regadas com maior frequência. Pode ser podada, sendo o momento ideal para isto o período logo após o fim da floração, dando preferência a tirar-lhe apenas galhos secos ou doentes. É uma planta invasiva sendo que, a qualquer descuido pode espalhar-se facilmente.

damadanoitesementesA multiplicação é feita na Primavera, Verão e Inverno. Sua reprodução pode ser feita através de estaquias dos ramos ou por sementes. As sementes têm apenas 1 mm, sendo esféricas e achatadas. Como é comum, plantas de maiores dimensões levam um tempo considerável para atingirem a maturidade quando multiplicadas através de sementes, sendo mais prático a produção através de estaquia pela maior rapidez a atingir a maturidade.

É uma pena que ainda não inventaram uma forma de se sentir aromas pela internet, pois este post só estaria completo se fosse possível sentir o intenso perfume destas pequenas flores.

______________________________________________________________________________________________

Fontes:

Ambiente Brasil

Jardineironet

Veja aqui mais imagens de Dama-da-Noite

Wikimedia

64 opiniões sobre “Dama-da-Noite (Cestrum nocturnum)

  1. Isso mesmo! Acabei de chegar em casa e trouxe, encucado, um raminho desta planta. A primeira coisa que fiz foi entrar na internet e procurar, achei seu site! Sensacional, a descrição é perfeita! Jasmim da Noite!!!! Obrigado!

  2. Realmente, é impossível descrever o cheio doce e eintenso deste arbusto. Eu entrei neste site a procura de como propagar /fazer mudas pq meus vizinhos ficam encantados com o cheio. Obrigada pelas informações!!!!!

  3. encomendei uma muda na floricultura ontem dia 17/05/10 e vou pegar amanhã estou ansioso para sentir o cheiro desta flor, adorei este site nota 10. marcos rj

  4. Tenho 6 pequenos em volta da minha casa… O Curioso é que um deles as folhas tem um aspecto de deformidade, ficam quase todas retorcidas… teria um motivo aparente? Minha observação é a exposição ao sol do RJ no verao, mesmo estando em um local bastante fresco.

    Já Uma outra, que nao recebe luz solar direta é a mais bela de todas, ainda nao produziu flores, pois esta atingindo torno de 60cm de altura… acredito que logo logo abrirá!

    E para terminar, durante 2 semanas uma de aprox. qm de altura produziu flores como nunca! Porem agora, as folhas parecem estar “murchas” nao ficam com vigor aparente…

    Bem conheci a dama da noite em Viagem à Aguas de Lindoia – Interior norte paulista… E de la, onde tenho casa rescente, trouxe algumas mudas aqui para minha residencia RJ.

    []s

  5. Tenho minha adorável dama da noite, estava linda e radiante, plantada em um vaso grande onde toma sol o dia todo.Por duas x consecutivas deu formigueiro grande no vaso, e eu espirrei casa e jardim e daí em diante ela amarelou todinha e agora está cheia de sementes e folhas todas enrrugadas, e nao mais deu suas flores com seu perfume inebriante.Desejo saber o que fazer para a total melhora da minha amada planta. Grata. Aguardo o mais rápido possível resposta.

  6. Olá Walci, não faço a mínima idéia de como ajudar. Perdi uma Dama da Noite que sofreu bem menos que a sua. Ela foi lentamente assassinada por urina canina. Você não fala por quanto tempo ela passou por todas essas provações nem o que usou para acabar com a praga de formigas. Sugiro que espere um tempo (meses) para ver como a planta evolui. Caso não tenha melhoras, sugiro a compra de outra. Por experiência própria afirmo que a Dama da Noite pode ser muito sensível, a coisas mínimas (pragas, produtos químicos, animais domésticos, etc), ou se damos sorte, pode durar muitos anos nos acompanhando.

  7. oi walci,as formigas,colocam um tipo d piolho,q adoeçe ela,a soluçao q achei p minha foi,colocar em uma garrafa petchi de 2 litros,meio pacote de fumo,100 ml d alcool,um poquinho d detergente neutro(limpol),e ncher d agua,esperar 24 horas p misturar bem,borrifar em toda planta(faça furos na tampa)apos 24 horas,tire todas folhas,se tiver piolhos viziveis,limpe c pano molhado no liquido,pode galhos secos,apos uma semana a planta floresce em dobro e cresce rapido,nao esqueça d combater as formigas,espalhe esse mesmo liquido no chao a um metro da raiz as formigas nao chegarao.abço.

  8. Vi esse post da dama da noite e fiquei curioso, pois eu tenho uma planta que conheci como dama-da-noite, mas as característica são totalmente diferentes da que vi nessa post. Lendo em outro site,ele menciona a planta que tenho, porem dizendo que ela não tem perfume, no que discordo, pois a minha planta quando florida, isso é; so a noite, as pessoas que porventura esteja na rua nesse horário, dizem que o perfume é enebriante. Recentemente notei um fruto da mesma, só um, acho que a única flor que foi polinizada. Ja que essa da postagem é a verdadeira dama-da-noite, o que será essa que muitas pessoas dizem ser dama-da-noite? Gostaria que alguem, se possível enviasse-me respostas.

  9. Um mesmo nome popular pode ser usado para designar plantas diferentes. Existem outras que também são chamadas de Dama-da-Noite, não sendo esta planta a única com este nome. Se você fizer uma busca no Google por imagens de Dama-da-Noite, vai encontrar mais de uma planta como sendo a Dama-da-Noite. A outra que corriqueiramente é chamada também de Dama-da-Noite, eu costumo chamar de Rainha-da-Noite. Há um post neste blog falando dessa outra flor.

  10. Moro num pais quente e estamos em pleno verão.
    A minha dama da noite ela esta na época de abrir as flores. E como gostamos muito desta planta tenho algumas perguntas:
    1) como faco para “dividir” a planta a fim de colocar uma muda em outro vaso.
    2) quantas vezes por ano a dama da noite da’ flores?
    3) como faco para manter as flores vias, depois que as pode da planta e coloque num vaso com agua dentro de casa?
    Obrigado,

  11. Olá Luis! Obrigada pela visita. As respostas seguem abaixo.
    1) “A multiplicação é feita na Primavera, Verão e Inverno. Sua reprodução pode ser feita através de estaquias dos ramos ou por sementes.” como está no post. Dizendo de outra forma, tira um galho e planta. Para facilitar as coisas utilize um enraizador.
    2)”A época de floração é a Primavera e o Verão.” como está no post. Dizendo de outra maneira, ela dá flores durante toda a primavera e verão. Cai uma flor nasce outra, sendo uma florada contínua. Mas é claro que, se ela não estiver bem alimentada ou estiver com alguma doença, pode nem dar flores.
    3) Não faço a menor idéia. Não coloco flores em vaso então não sei dizer quanto tempo elas podem durar em um vaso.

  12. Tenho uma relação inexplicável com essa maravilhosa planta.Em todas as casas que morei, sempre providenciei uma muda de Dama da Noite. É como se ela fizesse parte da minha essência vital.Seu perfume é capaz de me curar quando estou enfrentando algum momento difícil.Quando ela está carregada de flores, alguns amigos ficam impedidos de visitar-me.Sentem dores de cabeça, enjoo, tonturas.Em compensação, para mim ela é puro remédio. Faço aromaterapia nessas ocasiões. Amo essa “AMIGA”. Ela é simplesmente MARAVILHOSA!!!!Estou sempre abraçando-a e beijando-a. Talvez seja porisso, que ela me presenteia com seu perfume, o ano todo.Ela é exatamente como descreveu Locacinoca.Parabéns pelo artigo.

  13. Muito bom e esclarecedor seu texto a respeito desta linda planta…
    Tenho uma duvida em respeito ao seu ciclo; onde moro estamos em pleno inverno e minhas damas da noite estao repletas de frutos porem uma delas esta perdendo suas folhas, nao sei se e normal… As duas estao em um vaso bem grande e se tomam o sol do meio dia ate tres da tarde!
    Agradeco se puder me ajudar…
    Priscilla

  14. Bem, o cuidado maior em local que faz frio é que elas não tomem geadas. Verifique também se não há nenhuma praga atacando sua dama-da-noite que está sem folhas. Mas no mais tardar até fins de fevereiro as folhas novas começam a brotar e ela volta a ser linda novamente.

  15. A minha dama da noite , esta uma maravilha toda florida com seus quatros metros
    de altura, com uma copada de quatro metros exalando seu perfume que a vizinhança
    fica toda enciumada,no bom sentido; Mas tenho uma frustração,não consigo fazer
    mudas, ela esta plantada no chão,pega sol o dia inteiro, esta bem de saúde,mas não
    me da filhotes. O que eu posso fazer prá melhorar isso?

  16. Venho tendo um problema cíclico e muito desagradável. Toda vez que minha planta, assentada em um bom vaso na varanda de meu apartamento, fica florida e com vasta folhagem verde, vem uma praga que a deixa murcha, caem as flores e depois as folhas. Não sei como evitar isso ou mesmo combater. Se puder, por favor me ajude. Obrigado.

  17. è a minha flor favorita, lembra a minha infância e juventude. Quando passo em um local me sinto o cheiro, fico alucinada. Paro e curto o cheirinho por um tempo.
    Hj descobri que existe um remédio natural para menopausa a planta, que promete corrigir todas as alterações que sofremos: vou experimentar, como adoro a flor, certamente, para mim fará bem.
    O que vc acha?
    Um abraço.

  18. Olá Vania. Eu tomaria cuidado, pois como no próprio texto consta:
    “Toda a planta é tóxica, mas nas folhas e frutos verdes há uma maior concentração de glicosídeo. A intoxicação provoca vômitos e náuseas, seguido de agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações, midríase e secura das mucosas.”

  19. Ah, minha dama da noite…doce companheira de folguedos! Há muito tempo te fostes mas sinto em mim ainda o teu perfume.
    Sei que me esperas num lugar de sonhos…sei que caminho a cada dia ao teu encontro!

  20. Gostaria de saber o período do ano q a Dama da Noite exala seu odor. Eu lembro muito na minha infância que era no verão apenas. Ficava numa casa há duas quadras de onde eu morava e o odor era muito forte. No entanto, meu marido, como várias pessoas q conheço, acham esse odor insuportável. E algum vizinho tem Dama da Noite. Realmente, não chamo perfume pq agora é bem perto de onde moro e fica enjoativo demais após umas duas horas. Estamos no outono, c temperatura hoje de +- 14 graus e ela tem exalado esse odor há umas duas semanas. Então não é no verão como eu lembrava. (No verão, inclusive, não passamos por esse problema). E, além de querer saber qual o período do ano, por quanto tempo dura esse ciclo de liberação do odor? (P nos prevenirmos, fecharmos janelas antes, não sei ainda o q fazer…). Obrigada!

  21. Acabei de receber já plantada uma mudinha
    Estou pedindo a DEUS,para que vingue
    Vou sair agora e coprar o enraizador
    Outras que tive,deram praga e morreram
    Alias,acho que este é um problema dos Jasmins
    Como faço para evita-las
    Tenho um jasmin do cabo(trepadeira)
    que está belissimo todo florido,amo estas plantas de flores e brancas e com este odor maravilhoso
    Nos transporta ao Ceu,nos transmitindo Paz e Gratidão ao Criador
    Leda

  22. Não sei o que está acontecendo com minha dama da noite. Ela floresce, mas não exala o cheiro de maneira alguma. Nunca exalou. Ela é uma planta novinha. Durante o dia faz 38graus. Eu cheguei a pensar que n’ao fosse dama da noite, mas a minha planta e identica a mostrada no topo da materia.

  23. Não sei mais como cuidar da minha dama-da noite, já tirei todas as cochinilhas das folhas com agua e oleo mineral,e eles , e agora que ela está toda florida e exalando o seu perfume delcioso, ela está cheia ..cheia.. de pulgão verdinho, borrifei agua e um pouco de vinagre,e eles continuam andando na planta, não sei mais o que fazer,alguem pode me ajudar? obrigada..

  24. Amo a Dama da Noite onde morava quando era pequeno, tinha uma senhora que tinha e a noite onde ela morava era perfumado e pesquisando a respeito me interessei mais e quero encontrar muda para mim, plantar e aqui no RJ está difícil de encontrar, vocês poderia me indicar um lugar onde possa compra.

  25. Boa tarde! Plantei minha dama na noite no chao debatixo de minha escada no lado exterior da casa e bate sol praticamente o dia todo . ela demorou uns 8 meses pra florir. estava linda exalando o maravilhoso aroma que tds conhecem. agora gostaria de saber o que faço para matar as formigas e uma praga branca que esta nas folhas e nao permitindo que floreça mais .grata Fátima

  26. Ola tenho esta dama da noite em meu jardim, e esta semana notei que esta florindo mas, notei também que todas as flores estão caindo, acredito que deve ser alguma praga que esta se alimentando das flores pois no chão esta cheio dos raminhos delas, notei também que pela manhã há uma concentração maior das flores no chão parece que a noite atrai algum intruso comendo minhas flores, você podem me ajudar sobre isso?
    Estou preocupada, porque a cada dia percebo que esta diminuindo as flores.
    Obrigada
    Solange/ Mairiporã SP

  27. são sementes, assim que as bolinhas começarem a parecer que estão secando, recolha, retire as sementes. Quando estiverem bem secas – o que com o tempo em que estamos é questão de horas – pode preparar a sementeira. Siga as dicas do post. Mas lembre-se, a partir de sementes vai demorar até que vc tenha um belo arbusto florido! Tem que ter paciência para esperar.

  28. tenho duas mudas desta ´planta uma esta verde bem vissoza linda, a outra parece que esta morrendo as folhas cairam os galho finos estão secando o que posso fazer para salva-la.

  29. Estou percebendo q as folhas da minha Dama da Noite estão ficando retorcidas e todas furadinhas, não sei o que fazer, alguma dica ???? Grata.

  30. Olá Derli, com a descrição que vc fez não tenho como dar certeza. Pode ser uma praga, pode ser devido à seca – sim uma planta pode ser mais afetada que outra, dependendo de onde está cada uma – se estiverem em vasos pode ser a falta de algum mineral em uma que não está faltando na outra. Enfim, pela descrição, são as possíveis causas que posso lhe dar.

  31. furadinhas me dão a impressão de ser obra de alguma praga. As vezes os bichinhos que atacam nossas plantas são muito pequenos e quase invisíveis. Dê uma verificada se não percebe algum bichinho pela planta. Parece, pelo que vc conta a causa mais provável.

  32. Olá! Estou com uma dúvida em relação a planta, amo o seu cheiro, e comprei um pé pequeno, mas moro em apartamento e não sabia que era toxica! Agora estou preocupada, devo retirá-la do ap? Obrigada

  33. Se você não for fazer consumo da planta, nem tiver algum animal doméstico em fase de mastigação (aquela fase em que comem ou roem ou mordem tudo) ou criança pequena, não há nenhum problema. É só ter o devido cuidado de não levar a mão à boca depois de manusear a planta e deixar longe de crianças ou animais domésticos.

  34. Gostaria de saber por que minha dama da meia noite não tem perfume. Ela é aquela que suas folhas parecem um cacto. Já deu flores várias vezes, mas nunca teve perfume. A pessoa que me deu a muda dela tem dois pés em sua casa e as dela são super perfumadas. A minha muda foi tirada da planta dela e não tem perfume. Alguém sabe me explicar por que ?

  35. não é dama da noite então, pois a dama da noite como se vê nas fotos do post não lembra em nada um cacto. A sua pode ser a rainha da noite. Cujas flores tem perfume sim. Uma sem perfume desconheço e realmente não saberia explicar a razão da falta de perfume. Mas vamos ver se alguém que também acesse esse post talvez possa nos explicar o porquê.

  36. Boa noite! Tenho uma dama da noite ha mais de tres anos…sempre floriu e exalou seu cheiro…de um mes para cá, ela começou a ficar com uma especie de limo no tronco principal de coloração marrom escuro. Os caules estão secando e parecendo morrer…vc sabe me informar se é comum surgir fungo neste tipo de planta e algum produto para matá-lo? Muito obrigada e amei o blog!!
    Adriana Ferreira

  37. Olá, pelo que vc está descrevendo não me parece ser bem um fungo. Ao ler sua descrição a impressão que dá é que a planta está morrendo de velha, mas só tem 3 anos. Se ela está em um vaso, mude para um maior. Se estiver no solo adube, pode ser falta de algum nutriente. Como não vi a planta não tenho certeza do que possa ser, mas experimente uma das duas sugestões, mudar o local onde está a planta ou adubá-la.

  38. Eu conheço mais de uma planta que é chamada de Dama da Noite, a Dama da noite Cestrum nocturnum e a Rainha da Noite que alguns chamam também de Dama da Noite. Agora a Cestrum Nocturnum tem a variação com flores brancas e com flores amarelas.

  39. Bom dia ! Tenho uma dama da noite que ao invés de estar exalando o seu perfume maravilhoso, está saindo um cheiro estranho de podre! O que pode ser?

  40. Boa noite! Parabens pelo site!
    Plantei minha dama da noite em local cujo solo eh um pouco acido. Tentei por cal para corrigir isso, serah que terei sorte no seu crescimento e florescimento?

  41. Vamos torcer para que sim. O cal serve justamente para corrigir o solo ácido. Mas procure colocar adubo para que ela fique mais forte, lembrando que o adubo deve conter fósforo.

  42. Quando é o período de floração da Dama da Noite? Mesmo pequena, ela é capaz de florescer ou precisa estar “madura”, desenvolvida para isso? Desculpe pelas muitas perguntas rs ansiedade é fogo… obrigado, minha linda! bjão

  43. boa tarde! sei que já foi dito acima, mas não ficou muito claro para mim. As bolinhas que aparecem nela, são sementes? posso recolhe-las mesmo que estejam verdinhas? deixo elas secarem para depois abrir as bolinhas, ou já devo abri-las agora e deixar secar em local com sombra? por favor, me ajudem nestas questões, pois minha família vive me pedindo muda ou semente da planta.
    Obrigada

    Núbia

  44. Fantástico aroma, tem a murta que possui aroma nas flores e exalam durante a noite mas o do Cestrum nocturnum é um aroma muito marcante, se inalar o odor proximo as flores sentirá um perfume adocicado semelhante as balas de cereja refrescante. Alem da planta ser de facil cultivo e tolerar vasos usar essa planta como jardim sensorial para pessoas que apreciam é uma boa espécie pedida.

  45. Olá! Tenho uma dama da noite que está com várias folhas retorcidas e enrugadas… Devo arrancá-las? Vi uma dama da noite com as folhas bem pequenas e toda florida, as as folhas das minhas são enormes! Quando comprei, ela estava toda florida, mas depois que caíram não teve mais flores. Também não tem aquelas bolinhas de sementes… Mas ela está crescendo, já acabei com os pulgões (com pó de fumo diluído), preciso fazer alguma coisa ou só esperar? Obrigada!

  46. O perfume dessa planta quase me matou. Fui pro pronto socorro com dores fortes de cabeça, vômitos intensos. A sensação que estava desfalecendo. Fiz um monte de exames até o que o médico perguntou se tinha plantas ou alguma loja de tintas próximo, pois estava com intoxicação olfativa. Pedi pra vizinha cortar e passou tudo.

  47. Oii. Tudo bem?
    Tenho uma dama da noite já há algum tempo no quintal. Ela está plantada direto no solo e cresceu muito bem, mas ela está sendo completamente comida por bichos, como lesmas e formigas, e está ficando quase sem folhas, não sei o que posso fazer pra evitar. Além disso, agora estão vindo pulgões nas poucas folhas que restaram.Que que eu faço?
    Beijos e obrigada

  48. Lesmas, lesmicida. Tem um granulado que você pode distribuir em volta da planta. Para formiga, formicida. Também há um granulado que você pode distribuir em volta da planta e no carreiro das formigas até o formigueiro. Elas mesmas se encarregam de terminar o “serviço” levando o formicida para dentro do formigueiro e morrendo. Quanto aos pulgões há uma solução que é uma mistura de óleo de cozinha (1 colher de sopa), detergente (também 1 colher de sopa), bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e água (1 litro). Há variações nas quantidades se você for buscar na internet. Insistentemente borrife toda a planta com essa mistura. Toda. E por vários dias até ter a certeza que essa praga maligna e persistente foi eliminada. Os pulgões preferem os brotos e folhas jovens. Então capriche nelas.

Deixe um comentário

