Cabelo de Vênus (Nigella damascena)


cabelodevenusEsta florzinha divina só conheci por aqui em terras de Camões. Não encontrei até hoje um nome em português para ela além de Nigélia, uma adaptação ao nome científico que é Nigella damascena. Mas em espanhol encontrei nomes como Arañuela, Cabellos de Vénus, Amor en la Niebla, entre um sem fim de nomes mais. Escolhemos o nome cabelo de vênus para intitular este post por mera simpatia ao nome.

Esta planta é anual, e pertence à família dos ranúnculos (Ranunculae). Suas flores tem cores variadas, passando do branco ao rosa, azul ao violeta, mas podem ter dois tons em uma mesma flor, como rosa e branca ou branca e azul, por exemplo. As folhas são bem finas e espalhadas, dando a impressão de formar uma espécie de nuvem arredondada, nuvem da qual parecem surgir as flores. Não é poesia, é uma simples descrição desta plantinha rústica que tenho aqui no meu mini-jardim.

As folhas, falando de uma forma simples, lembram as da erva-doce, e as flores, depois de colhidas duram muitos dias, e mesmo depois de secas demoram a perder o colorido. Ao toque as pétalas das flores lembram papel de seda, mesmo quando frescas.

Fruto da Cabelo de Vênus já quase a abrir-se.

Fruto da Cabelo de Vênus já quase a abrir-se.

Cabelo de Vênus é uma planta nativa do sul da Europa, sendo muito conhecida no sul da Espanha, mas também pode ser encontrada raramente no norte da Europa, norte da África e sudoeste da Ásia. Pode ser encontrada em terrenos baldios e nos campos, devido a sua rusticidade e a facilidade de autosemear-se.

Aqui em casa começaram a brotar os pezinhos em março e duraram até junho. Floriram a partir de abril até princípios de junho. Já tenho sementes que serão as plantinhas do ano que vem, e ainda tem algumas em fase de amadurecimento. Mas olhando em páginas na internet que descrevem a planta, o período de vida seria de junho a outubro, passando as sementes por um período de amadurecimento entre julho e outubro.

As flores são hermafroditas e polinizadas por abelhas. Dá-se bem em quase qualquer tipo de solo – apesar de preferirem solos arenosos -, desde que bem drenados, mas necessitam de umidade constante e sol direto para um bom desenvolvimento. A rega deve ser constante mas nunca até encharcar. A planta resiste bem a altas temperaturas, mas não suporta geadas, precisando de proteção no inverno.

Chegam a atingir 60 cm de altura e 20 cm de circunferência. Devido ao formato da planta são excelentes para canteiros e forração, mas podem dar um belo vaso, desde que tenha espaço para crescer. Pode inibir o crescimento de outras plantas que estejam próximas, sendo necessário um certo distanciamento das demais plantas para não perturbar o desenvolvimento das outras, já que ela não tem qualquer problema para desenvolver-se.

Fruto seco com as sementes.

Fruto seco com as sementes.

Assim que as flores morrem, começam a se formar os frutos, grandes e ovalados, com separações em gomos verticais. Eles são quase que totalmente ocos, mantendo a mesma forma e proporção até secarem completamente. Quando secos começam a abrir-se vagarosamente, deixando à mostra as sementes. Para que as sementes não se espalhem para lugares indesejados, estas cápsulas que as contém devem ser colhidas e as sementes retiradas para uma futura semeadura no local desejado.

As sementes são de um bom tamanho, negras, e podem ser usadas como condimento, lembrando o sabor da noz moscada. Lendo por aí, estas mesmas sementes poderiam ter uso medicinal como expectorante. O óleo essencial extraído das sementes é usado na perfumaria e na fabricação de cosméticos como batons.

______________________________________________________________________________________________

Fontes:

Infojardin

Flores y Jardin

Plants for a Future

Anúncios

2 opiniões sobre “Cabelo de Vênus (Nigella damascena)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s