3 Animais Extintos nos últimos 130 anos – Equinos


01) Jumento-Selvagem-Sírio (Equus hemionus hemippus):

syrianwildassO Jumento-Selvagem-Sírio foi extinto em 1928 quando o último espécime em cativeiro morreu.

Vivia nas montanhas e desertos da Síria, mas anteriormente, habitaram zonas que iam da Palestina ao Iraque.

Era o menor dos equídeos. Tinha uma cor castana quando jovens, tornando-se cinzentos com a idade. Tinha uma cor mais clara na cabeça, tornando-se mais escuras nas patas, com manchas mais claras nos quadris, nádegas e barriga. Tinham as narinas muito grandes. À altura dos ombros tinham 1 metro de altura.

Eram animais comuns no século XVI e XVII, sendo relatados avistamentos de grandes rebanhos por diversos viajantes. Mas no século XVIII começou a desaparecer do deserto da Síria, foi exterminada ao norte da Arábia no século XIX. Por volta de 1850, começaram a tornar-se um animal raro na Síria e Palestina, sendo ainda comum pelo atual Iraque e montanhas armênias. Seu último refúgio ao que consta foi uma região vulcânica ao sul da Síria.

A Primeira Guerra Mundial afetou a população dos Jumentos-Selvagens, com a chegada de carros e armas de fogo. O último avistamento na Natureza de um detes animais foi em 1911, e o último em cativeiro morreu em 1928, em um Zoológico de Viena.

______________________________________________________________________________________________

02) Quagga (Equus quagga quagga):

quaggaO Quagga foi extinto em 1883, quando o último espécime morreu em um Zoológico de Asmterdã.

Vivia na África do Sul, na região do Cabo de Orange.

Diferentemente das zebras, o Quagga só tinha listras na parte dianteira do corpo, enquanto a parte traseira era marrom sem listras. Como seus parentes era um animal herbívoro.

As causas de sua extinção foram basicamente a caça excessiva por parte dos colonos Boer, devido a sua carne e pele. Além disso, como alimentavam-se dos pastos que serviam para o gado destes mesmos colonos, seu extermínio foi uma forma de eliminar um concorrente ao alimento do gado. O último animal na Natureza foi morto em 1878.

Só recentemente descobriu-se que os Quaggas eram uma sub-espécie de Zebra-da-planície (Equus quagga burchelli). Foi criado um projeto em 1987, o The Quagga Project, que visava reconstruir este animal e reintroduzi-lo na Natureza. Neste caso, foram feitos cruzamentos selecionados que resultaram em animais muito semelhantes em aspecto ao Quagga extinto. Ou seja, o Quagga não foi “ressucitado”, mas artificialmente, criou-se um animal que tem um visual quase idêntico ao do animal extinto. Este animais foram introduzidos no mesmo habitat dos antigos Quaggas.

______________________________________________________________________________________________

03) Tarpan (Equus ferus):

tarpanO Tarpan, ou Cavalo-Euroasiático, foi extinto em 1875, quando o último espécime conhecido morreu em um Zoológico de Moscou. Mas há relatos de um outro exemplar que vivia em cativeiro, que teria morrido na Ucrânia em 1876.

Esta sub-espécie de Cavalo-Selvagem viveu por toda a Eurásia (Europa e Ásia).

Por cavernas em toda a Eurásia encontram-se representações destes animais, datadas da pré-história, como na França (Lascaux) e Espanha (Altamira). Seriam os cavalos que foram domesticados pelo homem a cerca de 5000 anos. Estudos genéticos recentes o apontam como ancestral direto do cavalo doméstico.

Foram várias as tentativas de recriar o Tarpan, desde os anos de 1930. Estas tentativas foram feitas através de cruzamentos selecionados que resultaram em raças como o Heck, o Hegardt ou Stroebel, e o Konik. Todos são fisicamente semelhantes ao Tarpan, seja no porte ou na cor. Outro animal semelhante ao Tarpan que ainda existe, mas encontra-se em sério risco de extinção é a raça portuguesa conhecida como Sorraia, com o qual também se pensa em recriar o Tarpan.

______________________________________________________________________________________________

Para saber mais:

AnimalesExtincion.es

IUCN (International Union for Conservation of Nature) – website.

IUCN – Red List

Jalame

Quagga Project

The Extinction Website

Anúncios

5 opiniões sobre “3 Animais Extintos nos últimos 130 anos – Equinos

  1. Ao final de cada post sobre animais extintos há sugestões de sites e blogs que falam sobre o tema. Sugiro que os visite, pois são textos mais elaborados que estes posts. Neles também pode-se encontrar além dos animais extintos, animais que estão em vias de extinção ou ameaçados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s