Pudim de Maçãs “Pasiego”


Mais uma receita para dar cabo aos carregamentos de maçãs! É, às vezes elas aparecem aos montes, já comentei isto aqui. Então a solução, na falta de ter condições materiais de abrir uma pequena fábrica de sidra, é fazer algo com tantas maçãs. Este pudim é lá da terra de meu pai, onde aliás, há grande produção de maçãs, e sidra. É uma daquelas receitas de outros tempos, que dá um certo trabalho para preparar mas que fica maravilhosa.

______________________________________________________________________________________________

PUDIM DE MAÇÃS “PASIEGO”

Ingredientes:

1 kg a 1,5 kg de maçãs
suco de meio limão
3 ovos inteiros batidos
1 xícara (chá) de açúcar
6 bolachas champanhe desfeitas
frutas ou chantili para decorar
um pouco de margarina
farinha de rosca
caramelo

__________

Modo de Preparo:

Para fazer o Purê de Maçãs:

1ª opção:

Coloque as maçãs lavadas e secas em uma assadeira e leve ao forno. Assim que estejam moles retire do forno, deixe amornar e retire as cascas e sementes. A massa resultante das maçãs assadas passa-se por um espremedor ou peneira grossa, até que vire um purê, acrescentando o suco do limão e o açúcar e misturando muito bem. Deixe esfriar.

2ª opção:

Descasque e corte as maçãs, retirando as sementes, em cubinhos pequenos. Coloque as maçãs em uma panela e regue com o suco de limão. Acrescente 1 colher (chá) de margarina ou manteiga, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos. Após estes minutinhos, acrescente o açúcar, deixe cozinhar mais um pouco, desfazendo-as até que virem um purê. Deixe esfriar.

O Pudim:

Desmanche as bolachas champanhe até que virem um pó, e junte-as ao purê de maçãs já frio. Neste processo deve-se bater muito bem para que não fiquem pedacinhos das bolachas. Junte os ovos previamente batidos. Assim que esteja tudo bem misturado, leve esta mistura ao fogo baixo, mexendo sem parar, para que a massa adquira consistência. Este processo não leva muito tempo, apenas o necessário para que os ovos acrescentados à massa cozinhem um pouco.

Pegue uma fôrma de pudim, unte com a margarina e enfarinhe com a farinha de rosca. Coloque caramelo apenas no fundo da fôrma. Despeje a massa ainda quente. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, deixando assar em banho-maria por cerca de 30 minutos ou até que ao enfiar um palito este saia limpo, e a superfície esteja levemente dourada.

Espere esfriar e leve à geladeira sem desenformar. Desenforme apenas quando esteja gelado, mergulhando a fôrma em água quente para soltar mais facilmente. Enfeite com frutas em calda, maçãs assadas, chantili ou como bem entender.

______________________________________________________________________________________________

Não é qualquer maçã que dá um bom pudim. As melhores são aquelas com mais massa e secas, menos arenosas e suculentas. O Pudim fica mais durinho, correndo-se menos risco que ele “desabe”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s