Cananga-do-Japão (Kaempferia rotunda)


cananga02Engana-se quem leu o título e pensou tratar-se daquela velha novela.

Esta planta descobri através de uma pessoa conhecida. Ela tem um viveiro em sua casa e no meio de suas tantas plantas tinha um vaso imenso repleto de Canangas-do-Japão. Ela mostrou a flor, que apresentou como Flor-da-Terra, com um sorriso nos lábios, mostrando profundo encantamento com a beleza e exotismo da flor. Ao ver uma delicada flor como que brotando diretamente da terra também me encantei. A muda dada então era um presente para minha mãe que entreguei em mãos, repetindo todas as instruções dadas para o cultivo – e o sorriso de encantamento pela flor. Recentemente mamãe anunciou que a plantinha morreu.

A Cananga-do-Japão (Kaempferia rotunda) também pode ser chamada de Flor-da-Terra, Flor-da-Ressurreição, Lírio-Misterioso, Cananga ou Ilang-ilang-da-Terra. Em espanhol é chamada de Ilang-ilang-de-la-tierra. Em inglês é chamada de Peacock-ginger, Flower-of-the-earth.

É originária da Ásia (Japão), sendo parente do gengibre. É uma planta herbácea que pode chegar a 60 cm de altura. As folhas são matizadas em diferentes tonalidades de verde na parte superior, sendo avermelhadas na parte inferior, formando grupos de folhas unidas na base. A floração é na Primavera e ocorre antes do surgimento das folhas. As flores são levemente perfumadas e lembram orquídeas. A vida da flor é de cerca de um a três dias, mas abrem continuadamente fazendo com que a floração dure mais de um mês.

cananga01Prefere ambientes quentes e úmidos e devem ser cultivadas sob sol pleno ou a meia sombra. O cuidado é que o ar que a circunda tenha sempre umidade, pondendo-se tê-la próximo a fontes de água. As regas devem ser moderadas, pois em excesso pode levar ao apodrecimento dos bulbos ou surgimento de fungos.

Se plantadas em um vaso este deve ser baixo, pois quando as flores aparecerem terá uma boa estética. No plantio em vasos deve-se misturar uma parte de terra comum, dois de composto orgânico e uma de terra vegetal. Se plantadas em canteiros, enquanto estiverem com folhas formarão um volume verde quase totalmente vertical, mas deve-se levar em conta o que se plantará ao redor pois as flores ficam mesmo juntas ao solo. O solo deve ser rico em matéria orgânica para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Quanto a propriedades medicinais das plantas, seus rizomas são utilizados para tratamentos de pele, triturados ou secos misturado a água formando uma pasta, além de serem acrescentadas outras ervas.

No Inverno a planta entra em um período de dormência que dura até a Primavera seguinte. Neste período de dormência as regas devem ser diminuidas ao mínimo ou mesmo suspensas.

A reprodução é feita pela divisão dos rizomas que devem ser plantados em uma mistura de terra como foi descrito acima.

______________________________________________________________________________________________

Fontes:

Jardim de Flores

Cananga

20 opiniões sobre “Cananga-do-Japão (Kaempferia rotunda)

  1. Eu acho a cananga do Japão linda, quando eu era criança eu a chamava de “orquídea de chão”, só agora há pouco tempo descobri que ela tem vários nomes.
    Ja tem muitos anos que eu não a vejo ao vivo e a cores.
    Gostaria que alguém me informasse se ela pega por muda, semente ou batatas.
    Adoraria ter um pé dessa planta em casa.
    Obrigada.
    Yolanda

  2. Yolanda, a Cananga do Japão tem raízes que lembram batatas. Com o tempo formam-se novas batatas que podem ser separadas das mais velhas. A partir delas é que se obtém novas plantas. É a forma mais prática de se obter uma planta. Sementes levariam um tempo muito grande para gerarem uma nova planta.

  3. Olhem só: ganhei uma planta folhuda com o seguinte aviso:
    “As folhas vao cair mas continue cuidando do vaso, flores lindas nascerão da terra”
    E nasceram o vaso esta lotado dessa flor singela e maravilhosa era a Cananga,so descobri hoje.

    Iracilda
    São José do Calçado/ES

  4. Eu e meu marido estávamos numa feira livre (hortaliças, e td mais), quando eu disse:olha,alí …ordquideas!!.. Ele disse, não; não é orquidea, é kananga do Japão!! Aí, fomos tirar a dúvida:Ambos estávamos certos: ” Orquidea da Terra” ou “Kananga do Japão”…trouxemos pra casa, curtimos as lindas flores por mais de um mês (isto no ano passado). Depois, plantamos os bulbos, os quais brotaram, como até agora as folhas estão verdes…Tudo como nos foi recomendado pelo feirante, fizemos. Só não sabemos como proceder daqui pra frente. Se alguém souber, por favor nos ensine. Obrigada.
    Elisa
    Vila Velha/ES

  5. Elisa,
    Tenho esta planta, que me foi dada pelo meu pai.A época de floração é agora na primavera.Depois disso as flores secam e brotam as folhas.No ano seguinte antes da primavera as folhas secam e surgem as flores da terra como num passe de mágica.
    Já me falaram para tirar da terra, na época da floração e colocar os bulbos em um prato de vidro sem a terra,mas tive medo de perdê-la.Então deixo no vaso dela mesmo.Espero ter ajudado.Um abraço.abelina

  6. oi, não sei se ainda alguém se interessam pela cananga do japão, tenho mudas pra vender, sou de são paulo. Meus telefones: 11-44195691/1137822848 ou 11-960767554. Meu nome é Luzia. Bjus.

  7. Pingback: Ruas noveleiras – As ruas mais estranhas de São Paulo

  8. Ganhei uma mudinha dessa planta, To um pouco preocupada de não conseguir cuidar certo, quem me deu falou para eu tirar da terra e colocar num pratinho quando as folhas secarem. Gostaria de ajuda,eu achei quase nada sobre essa planta na internet

  9. Eu ganhei um bulbo de presente da minha irmã. Coloquei num pratinho de louça em lugar ventilado mas sem luz direta. Aí ela floresceu daí uns dias. Deu 16 flores. Cada dia nascia uma. Murchava e no dia seguinte outra flor tinha surgido.De acordo com orientação da minha irmã que tem a Kananga ha muitos anos, assim que a ultima flor murchou, plantei em terra bem adubada em vaso médio. As folhas brotaram rápido e já saíram 4 folhas.Minha irmã disse que quando a última folha cair, é para desplantá-la, limpar bem a terra e colocar novamente no prato, sem ver água, até que floresça e murche a última flor. Assim é o ciclo da Kananga do Japão, exótica e bela!

  10. Pingback: Nome de flores de a a z e seu nome científico - Meio Ambiente Jardim

  11. Minha mãe me ensinou a retirar da terra quando as folhas terminarem d secar; lavando bem e por em um recipiente de vidro porem com água no fundo e molhar sempre q ver as batas d cima secar; e quando parar d dar flores plantar novamente. Ela ganhou uma muda a uns 10 anos e hj temos umas 10, e isso é pq todo ano ela dava 3 mudas; ensinaram a ela a repassar todo ano. Esse é o segundo ano q cuido delas sozinha e meu pai não tem deixado dar as flores da minha mãe, enta ja rendeu um tanto, no s pratos umas 10 e na terra umas 5. Elas são linda! E pelo visto resistentes pois uns mantém sempre na terra, outros retiram e as deixam sem água, ja eu com muita água.; e sempre dando lindas flores e sei q as minhas rendem muito! !

  12. Minha mãe ganhou uma muda a uns 10 anos; hj temos umas 10, isso pq todo ano ela dava 3 mudas. Ensinaram a ela q apos as folhas terminasse d secar q tem q retirar da terra, lavar bem e por em prato com água e sempre q ver as batas secando por cima é pra borrifar água; quando acabar as flores volta com elas pra terra. Tem umas q dao 2 flores por vez em cada pendão, não sao todas mas … Sao lindas e pelo visto resistentes, pois uns mantêm na terra, outros retiram e as deixam sem água, outros (como eu) tiram da terra e as deixam com bastante água; e mesmo assim sempre dando lindas flores! !!

  13. Oi pessoal tudo bem tem uma está planta aqui em casa moro em Parelheiros quem quer uma muda entre em contato 962341634

  14. Ganhei a batatinha de uma grande amiga a “EMI” plantei diretamente no meu jardim…um tempo depois floriu…..como eu estava fazendo reforma, o meu jardim virou um matagal…nesta época minha amiga faleceu. Madeiras, pedras, latas com reboque, pragas….muitas plantas morreram……Agora comecei a limpeza bem devagar cortei muitas folhas…fiz uma faxina…..uma semana depois.Há um mê atrás sai para trabalhar e olhei para o chão do meu jardim…estava todo florido…fiquei emocionada pois vi naquelas flores o rosto da EMI sorrindo…..tirei fotos e mostrei aos meus amigos(não guardei para mostrar, desculpe-me) . Hoje 18/10/2017, por acaso eu descobri o nome das minhas princesinhas…..agora vou adubá-las e tratá-las com muito carinho, julguei tê-las morta e renascerão das cinzas….

Deixe um comentário

