Rainha da Noite (Hylocereus undatus)


rainhadanoite03A Rainha-da-Noite é uma flor espetacular. Possui flores de grandes dimensões e perfume intenso, produzindo um fruto saboroso e rico em vitaminas. A sua floração era um espetáculo lá em casa, sendo que todo dia verificávamos se havia alguma flor prestes a abrir. Quando acontecia esperávamos a noite chegar para ir ao jardim admirá-la e nos embebedarmos em seu perfume.

Além de Rainha-da-Noite (Hylocereus undatus) também é chamada de Flor-da-Noite, Dama-da-Noite, Pitaia, Cardo-Ananás, Flor-da-Lua, entre muitos outros. Em espanhol é chamada de Reina-de-la-Noche, Flor-de-Caliz, Pitahaya-Orejona entre outros. Em inglês é conhecida por Dragonfruit, Belle-of-the-Night, entre outros. No Oriente é conhecida como Fruta Dragão porque tanto o fruto como o caule que antecede as flores é recoberto por escamas que lembram as das tradicionais figuras dos dragões. O nome pitahaya deriva de palavra indígena que quer dizer fruto de escamas.

rainhadanoite01Não há certezas sobre a origem desta planta, sendo provavelmente da Índia ou das zonas tropicais do continente americano, desde o México até a Colômbia.

É uma cactácea de ciclo de vida perene, com raízes fibrosas e numerosas. Possui raizes aéreas das quais faz uso para fixar-se no solo ou em alguma superfície, além de serem utilizadas para a obtenção de nutrientes. Produz uma grande quantidade de ramos divididos em artículos. Só começa a florir após o terceiro ano e desde que cultivada em condições adequadas. A floração dura de finais da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno Verão. As flores só desabrocham quando começa a anoitecer, permanecendo abertas até começar a nascer o sol. Algumas podem chegar a ter 3o cm de diâmetro. Produz um fruto comestível de casca vermelha e polpa esbranquiçada. Sua consistência lembra a do kiwi e o sabor é semelhante ao melão.

No paisagismo pode ser utilizada tanto em vasos como trepadeira. Devido às grandes dimensões que pode alcançar é mais apropriada para o plantio no solo, junto a uma superfície na qual as raízes aéreas possam agarrar-se. É ideal para jardins de pedra e pode também ser plantada junto a uma árvore na qual possa enramar-se.

rainhadanoitefrutoA Rainha-da-Noite também tem utilidades medicinais. Os frutos são ricos em vitaminas e fósforo, auxiliando na digestão. Pode ser consumido tanto ao natural (a polpa) como em sucos, geléias e doces. Pode auxiliar na redução do colesterol, regulação da diabetes e em gastrites. As sementes tem efeito laxante. Os talos e flores podem auxiliar em casos de problemas renais, assim como podem ser consumidos cozidos como um legume.

A Rainha-da-Noite deve ser cultivada preferencialmente em sol pleno, mas tolera meia sombra. Não suporta temperaturas abaixo dos 13ºC, sendo ideal quando está entre 18 e 32ºC. Caso passe por um longo período de frio pode mesmo morrer. O solo para seu cultivo deve ser leve com uma mistura de uma parte de terra de jardim uma de composto orgânico e duas de areia. As regas devem ser espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver seco na superfície. De 3 em 3 anos convém ser replantada.

A reprodução da Rainha-da-Noite pode ser feita por estaquia dos caulas ou por sementes. O método mais prático é por estaquia. Quanto maior for o segmento utilizado para a criação de uma muda mais rápido será seu enraizamento. Pode-se utilizar produtos que estimulem o enraizamento para apressar o processo, pois a tendência é que demorem cerca de 2 meses até enraizarem. Neste período de espera pelo enraizamento deve-se ter muito cuidado para evitar o excesso de umidade que pode levar ao apodrecimento da base. As estacas devem ser enterradas a apenas 1 cm de profundidade. Os possíveis brotos laterais que apareçam devem ser eliminados deixando apenas os que estejam mais verticais, permitindo que a planta tenha um crescimento melhor.

Quanto à reprodução por sementes, nós meros amadores, devemos deixar para profissionais. Esta reprodução é mais adequada para a produção de mudas para o melhoramento da espécie.

______________________________________________________________________________________________

Fontes:

Jardineironet

Jardim de Flores

Toda Fruta

Para ver mais imagens da Rainha-da-Noite visite a Wikimedia

Anúncios

17 opiniões sobre “Rainha da Noite (Hylocereus undatus)

  1. Tenho esta planta há mais de dez anos e nunca deu nenhum fruto; e o tempo de vida é bem mais curto. Leva entorno de duas ou três horas(das vinte e uma às vinte e duas ou vinte e três horas[sempre]), e então começa a murchar.Quando amanhece está totalmente murcha.

  2. Olá a minha também não dá frutos e tem mais de 6 anos, e sua flor dura apenas uma noite, quando dá umas 8hs da noite ela começa a abrir flores e quando chega de manhã já munchou toda, tem ano que ela não dá flor!
    Abraços

  3. Olá Vanessa, obrigada pela visita. Tenha paciência, um dia você verá os frutos, e se quiser, comerá deles. Aqui em casa também demoraram a aparecer.

  4. Boa Noite !
    Afinal estamos conversando sobre uma destas maravilhas, que são os cactus, e em especial os que não tem sustentação própria, e cuja florada se apresenta à noite.
    Um destes exemplares foi constatado na cidade de Porto Alegre, sul do Brasil, ascendendo uma palmeira imperial, por completo,
    ou seja, 25 m !
    A que tenho, faz mais de 25 anos, está sobre uma árvore de médio porte, e fazia 15 anos que não havia fecundação. E, de toda a florada, apenas surtiu num fruto !
    Então, prá minha alegria, um fruto é uma verdadeira festa ! Creio que a latitude em que a minha cereus está não seja a mais favorável: 30°S, num permanente encontro de massas continentais e polares.
    E a polinização vai depender, também, das condições meteorológicas. Desde a primavera passada estamos atravessando uma verdadeira estiagem. Portanto, neste ano a florada foi mais intensa, e decorreu na almejada fecundação. Todamaneira, meu sonho ainda é construir uma estufa.
    Abraço !

  5. Estou encantada, havia anos que tínhamos em casa a planta, como na região onde moro não se encontram esses tipos de flores, somente rasteiras e pequenas, ficamos bestificados com grandiosa beleza quando floresceu !!! Primeiro ano de flora, mas estamos ansiosos pelos frutos… Adorei conhecer essa obra de Deus ! Abraço à todos.

  6. Há um tempo atrás postei que a planta aqui de casa nunca tinha dado fruto, porém há uns meses atrás para nossa surpresa deram 3 frutod enormes e deliciosos!

    Acho que só demora para dar mesmo!
    E vale a pena esperar!

    ^^

  7. tenho todas as variedades de pitayas fasso pesquisas a um nao e cada flor que da no meu pomar e um fruto .tem um segredoa pra produzir o fruto……quero ser o pioneiro na regiao na produçao do fruto de pitayas tenho a branca .amarela e vermelha …..e uma hibrida que produs 3 vezes mais .
    contato face …..juarez martins martins .

  8. Não entendi! Essa fruta que estão demonstrando é a pitaia, não é?? E se for o pé de pitaia é completamente diferente da rainha da noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s