O Mistério da Estrada de Sintra


cartaz_mesO Mistério da Estrada de Sintra é um filme que me despertou a curiosidade já pelo nome. A palavra mistério atraiu como um íman. Lá fui eu saber do que se tratava o tal mistério. Para minha surpresa (todos somos um pouco ignorantes) a história já era bem velha e, inclusive, em parte escrita por um de meus escritores favoritos. Na verdade o filme é uma adaptação a uma história escrita por dois escritores, Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão.

Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão são dois nomes da literatura portuguesa que tiveram uma longa amizade, conhecendo-se ainda no colégio. Escreveram e publicaram pelo Diário de Notícias, em 1870, o Mistério da Estrada de Sintra. No ano seguinte começam juntos a publicar um jornal mensal chamado As Farpas. Neste jornal satirizavam a sociedade portuguesa do século XIX. As Farpas durou de 1871 a 1888, mas Eça de Queiroz só participou por pouco mais de um ano desta publicação.

Esta ficção passa-se em 1870, quando Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão lançam um desafio mútuo de escrever um policial a quatro mãos para o Diário de Notícias. A questão que fica é se a história é de fato ficção ou se seria baseada em um caso real. A história, como tudo que tem um dedinho de Eça de Queiroz, é uma interessante crítica à sociedade da época, misturada às tramas típicas de um filme comercial dos dias de hoje. Quanto ao mistério a desvendar, tudo gira em algo que acontece na estrada de Sintra, algo que pode ser ficção ou fruto da mente de dois grandes escritores como já foi dito. O que será que aconteceu? Ou talvez, aconteceu alguma coisa? Veja o filme, claro!

O filme foi rodado em 2 meses com um orçamento de 2 milhões de euros. Entre os atores estão Ivo Canelas (Eça de Queiroz), António Pedro Cerdeira (Ramalho Ortigão), Bruna di Tulio (Condessa de Valada), Rogério Samora (Conde de Valada), José Pedro Vasconcelos (Vasco), Gisele Itié (Carmen), Flávio Galvão (Nicázio Puebla) entre outros. A direção ficou a cargo de Jorge Paixão da Costa que tem 10 longa-metragens no currículo, novelas, séries de televisão além de propagandas. Entre seus trabalhos está A Raia dos Medos, Lusitana Paixão e Roseira Brava.

Fique com o trailer deste interessante filme português com participação brasileira.

______________________________________________________________________________________________

Veja mais sobre o filme em:

Cinema Português

E aqui o site oficial

O Mistério da Estrada de Sintra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s