Mapas do Mundo nada ortodoxos…


Publiquei três posts (aqui estão os , e posts) sobre mapas do Brasil considerando a visão dos tupiniquins sobre os conterrâneos. Pois hoje serão apenas Mapas-Mundi. Todos os mapas seriam versões do Mundo segundo a ótica dos Estados Unidos da América. Apesar disso, há alguns pontos que creio piamente que nós brasileiros (e outros povos) compartilhamos nesta visão de mundo.

Vamos lá?

O primeiro Mapa-Mundi é assim. Em cima e embaixo temos duas zonas em azul bem claro (Pólo Norte e Antártica). Em cima está escrito Santa (Papai Noel), e embaixo Cold! (frio). As partes verdes são desabitadas (por acaso é Canadá e Austrália). Logo ao sul dos E.U.A está escrito algo como “eles lavam nossa roupa”, e mais abaixo “café vem daqui, eu acho”, as ilhotas verdes do ladinho (Caribe) é “navios de cruzeiro para aqui”. A Europa (a parte amarela)… não creio que seja conveniente traduzir pois recebemos a visita de criancinhas. Rússia e China, a parte vermelha, está escrito “Comunistas”. Logo abaixo da Europa há uma mancha cinza (o Oriente Médio) está escrito evil doers, algo como criadores do mal. A setinha indica “bombas aqui”. Ao lado a parte azul (porção sul da Ásia, incluindo países como Índia, Indonésia, etc.) a setinha indica “eles fazem nossas bugigangas”, e mais acima, a outra setinha que indica a ilha azul (Taiwan) diz TVs e câmeras. Subindo a ilhota cinza (Japão) é mais criadores do mal. E o arquipélago bem à direita (Havai) seria mais E.U.A. Preciso dizer o que está escrito bem em cima dos E.U.A.? Ah, sentiram falta da África?

309

O segundo mapa é uma confusão só. Vamos lá tentar fazer o melhor para explicar para, quem como eu, não manja bulhufas de “ingreis”. Bem no alto está escrito “frio, Papai Noel mora aqui”. À esquerda sob o oceano, está escrito “Veja como a América (E.U.A) valentemente defende-se a si mesma borbardeando pequenos países”. Seguindo a seta vai dar no Japão, apesar de não estar representado no mapa. À direita está escrito, “por aqui também”. A parte laranja está escrito “Canadá: Nossos amigos mas vizinhos às avessas” o que podemos entender como péssimos vizinhos. A parte verde é o próprio E.U.A, onde está escrito “Terra da Liberdade e dos bravos, etc.”. Reparem no detalhe de que os E.U.A. está no centro do mundo neste mapa. Logo abaixo dos E.U.A. encontramos uma terrinha minguada que é o México, onde está escrito algo como “povo fedido com grandes chapéus”. Do ladinho a bolinha vermelha representa Cuba, está escrito “Comunistas, eles querem destruir nossa grande democracia com seus … eca… charutos”. No restante do continente chamado América (sim, porque América é o continente e não o país) e na África está escrito “Aqui há dragões”. Mais embaixo as setinhas indicam ” Não há civilização, aqui as pessoas comem-se umas às outras”. A outra mancha roxa à esquerda (Austrália) parece ter alguma salvação pois diz “aqui tem… alguma coisa”. Subindo no mapa, vemos nos cantos duas manchas vermelhas (Rússia e China), com um grande Comunistas indicando o que há nestas zonas. À direita no mapa, encontramos a Inglaterra, e Escócia e Irlanda como estando tudo na mesma ilha. Logo abaixo está a Europa (Inglaterra como nota-se não é considerada neste mapa como parte da Europa). A “Yurop” (em inglês Europe) tem uma bolinha que indica a localização da Suécia que segundo o que está escrito é a mesma coisa que Suíça. Agora as setinhas indicam, bem abaixo que não há televisão ou escadas rolantes na Europa. Subindo a outra setinha indica que tanto na Europa como na Inglaterra existem Parques Temáticos, e pode-se ver a rainha… Vamos ao outro lado do mapa, abaixo da mancha vermelha, começando com o que está escrito de cima para baixo. Primeiro diz algo como “comunistas fora daqui”, depois “Vietnã está aqui em algum lugar” e por último ” Comunistas são nossos inimigos, eles devem ser destruídos”. Viram que há várias setinhas saindo dos E.U.A.? Vamos a elas. Do lado direito indica o que os E.U.A. exportou para aquela área do planeta, Disney e McDonalds, e diz logo abaixo “todos os amam”. Do outro lado as setinhas são cortadas por linhas vermelhas, mostrando a zona de defesa da super democracia, em sua eterna luta contra os terríveis comunistas…

mapamundi00

Sobreviveu ao segundo mapa? Então vamos ao terceiro. É só ler! Tá tudo em português. Como indica no mapa é uma versão comercial da visão de mundo dos E.U.A.

mapamundi02

O quarto mapa é simples, digamos que é quase igual ao terceiro numa versão não traduzida ao português. Vamos lá! Comecemos pelo topo, onde está escrito Ice (Gelo) que representa o Pólo Norte, e a palavra gelo repete-se no sul onde está a Antártica. Pelo visto quem fez este mapa não acredita mais em Papai Noel. Descendo pela esquerda chegamos à faixa rosa. É o Canadá e está escrito Cabeças de Rato. Todos já notaram a bandeira dos E.U.A. não se fazendo necessário dizer onde ele se encontra no mapa! Logo abaixo há uma “coisa” verde (América Central) escrito latinos. Logo abaixo a América do Sul em roxo está escrito Cocaína e Café… O continente Africano (em listras inclinadas) está escrito bem pequeno à esquerda, Área Vazia. Subindo chegamos à Europa, onde está escrito Vinho, Perfume e Espaguete. Eu, pessoalmente, creio que ainda não descobriram o azeite e os queijos lá nos E.U.A.. Notem que em mais um mapa, a Inglaterra não faz parte da Europa, sendo considerada um estado dos E.U.A., o 51º estado. A área laranja é o Oriente Médio, onde há Petróleo e Guerra. Mais à direita temos duas zonas amarelo claras. Uma é a fábrica da Nike e a outra da Microsoft (Sudeste Asiático). Bem no cantinho à direita da Ásia está uma manchinha vermelha escrito “não vá aqui”, é o Vietnã. O Japão, em amarelo, é uma “área radioativa”. Na Rússia está escrito Máfia Russa. Desce, desce que você acha a Austrália lá embaixo no mapa. Está escrito “Grande Ilha (Havaí?).

mapamundi05

Por hoje é só. Mas não são só estes mapas. Encontramos outros que não são, digamos, apropriados para colocar aqui no blog. Como já disse antes, recebemos visitas de criancinhas, não seria adequado colocar certos mapas aqui… tipo aqueles que estão pintados em certas partes do corpo nu feminino…

Anúncios

Uma opinião sobre “Mapas do Mundo nada ortodoxos…

  1. Olá, dei por acaso com o seu site neste post com os mapas do mundo segundo a América e gostei imenso. Hoje, já depois das eleições americanas de 2016, há poucos dias, o humor tornou-se, infelizmente, humor negro, esses mapas representam mesmo o que, presumo eu, Trump pensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s