Manacá-de-Cheiro (Brunfelsia uniflora)


manacacheiro01Vovó tinha um Manacá-de-Cheiro quando eu era ainda muito pequenina. Lembro que para a criancinha de 3 ou 4 anos de idade, era tão mágico aquela arvorezinha que dava flores de cores diferentes! Não adiantava minha avó explicar que as flores mudavam de cor, eu teimava a todo custo que não, elas nasciam diferentes! Mas como eu já passei desta fase, não insisto mais nesta fantasia. Lembro também que perdia muito tempo olhando o arbusto, gostava de tirar folhas só para sentir sua textura em minhas mãos. Coisas dos tempos de inocência. Minha avó sempre gostou de flores perfumadas, e tirava flores para sentir o perfume e por vezes colocava nos cabelos. Vamos ao Manacá-de-Cheiro?

O Manacá-de-Cheiro (Brunfelsia uniflora) também é conhecido como Geretataca, Caágamba, Romeu-e-Julieta, Mercuri, Manacá-de-Jardim e Ontem-Hoje-e-Amanhã. Em espanhol também é conhecido por Manaca e Francesino. Em inglês pode ser chamada de Yesterday-Today-Tomorrow. É originária do Brasil, sendo nativa de zonas de clima tropical e subtropical.

Tem ciclo de vida perene, é muito perfumada, razão pela qual também é chamada de Manacá-de-Cheiro. É classificado como um arbusto mas, dependendo do espaço onde é cultivado e da idade que atinja, pode chegar a ter 3 metros de altura, tornando-se uma árvore de pequeno porte. Forma uma copa alongada e arredondada que pode chegar a 2 metros de diâmetro, com galhos que tendem a crescer para baixo, sendo estes ásperos. As folhas são ovais e lisas, de cor verde-escura.

As flores arredondadas mudam de cor conforme envelhecem, começando por uma tonalidade azul-violeta e clareando até tornarem-se brancas. É por esta razão que um mesmo arbusto pode apresentar flores de cores diferentes, e razão também para ter o nome de Ontem-Hoje-e-Amanhã. As flores tem vida curta, mas a floração é longa, durando toda a Primavera e Verão, desde que cultivadas em pleno sol. Os frutos são pequenos e em forma de cápsula.

borboletamanacaPode ser utilizada no paisagismo em cultivo isolado ou em grupos. Devido ao forte perfume de suas flores não deve ficar muito próximo à casa, quando haja alguém sensível a fortes odores. Caso não haja, podem ter um excelente efeito visual se plantadas junto a paredes ou muros, que ganham um belo colorido com a presença do Manacá-de-Cheiro.

Há uma borboleta, conhecida como Borboleta-do-Manacá, que deposita seus ovos apenas nas folhas desta planta, sendo este único alimento das lagartas. No caso do Brasil, devido à presença da Borboleta-do-Manacá, convém protegê-la da proximidade de pessoas na época em que estiverem com a presença das lagartas. Fora do Brasil não há a ocorrência desta borboleta. Se você está no Brasil e tem seu belo Manacá-de-Cheiro cheio de lagartas desta borboleta, não as destrua! Não se esqueça que as feias lagartas em pouco tempo vão transformar-se em belas borboletas. Elas não irão destruir a planta, pois necessitam que ela continue existindo para que continuem também existindo.

O Manacá-de-Cheiro necessita de sol pleno para ter uma abundante floração, mas suporta áreas sombreadas, desde que sempre haja a incidência de raios solares sobre ela. É uma planta de zonas tropical e subtropical, sendo portando, adaptada a climas quentes. Mas tem um melhor desenvolvimento em zonas onde há grandes diferenças de temperaturas (dias quentes e noites frias). Como tolera bem o frio pode ser cultivada em zonas de clima frio, mas não suportam geadas muito fortes. É justamente em locais de clima mais frio que tem maior floração.

manacadecheiro00Quanto ao solo, tolera os pobres mas desenvolve-se melhor em solos ricos de matéria orgânica. O solo não precisa ser bem drenado. Caso tenha um pequeno exemplar plantado em um vaso, a cada 2 anos deve trocar toda a terra que envolve a planta. Mas devido ao tamanho que pode atingir não tem vida longa em um vaso, devido à limitação de espaço.

As regas devem ser diárias durante o período de floração, mas em qualquer época do ano devem ser regadas com regularidade. A adubação deve ser feita em um intervalo de 15 a 20 dias, com adubo que contenha enxofre e potássio para que tenha um melhor desenvolvimento.

Dependendo do uso que se dê à planta deve ser podada regularmente. Junto às raízes nascem brotos que podem originar novas plantas. Ainda que não tenha interesse em fazer novas mudas este brotos devem ser retirados para evitar que o Manacá-de-Cheiro transforme-se em uma touceira.

Quanto à reprodução tanto podem ser por sementes, mudas ou estaquias, e em qualquer época do ano. Os brotos que surgem a partir da raiz, se retirados da planta dão origem a mudas. Além disso, galhos da planta podem dar origem a novas plantas (estaquia).

O Manacá-de-Cheiro pode ser atacado por fungos nos períodos mais úmidos do ano, que podem ser eliminados sem grandes dificuldades com um fungicida. Pode ser atacado por cochinilhas e pulgões, mas só devem ser tratadas com inseticida quando não estão no período de floração.

______________________________________________________________________________________________

Fontes:

Belas Borboletas

CEAP Design

Faz Facil

Gardening eu

Jardineironet

Paisagismo Digital

Anúncios

27 opiniões sobre “Manacá-de-Cheiro (Brunfelsia uniflora)

  1. Meu marido, há 13 anos, assim que nos casamos, plantou um arvorezinha de manacá no nosso jardim em frente à nossa casa. E, chegando a primavera, hoje dia 24 de setembro de 2009, já estamos sentindo o cheirinho gostoso dessas florzinhas coloridas!! Amei a matéria. E agora, vou passar a observar a Borboleta-do-Manacá. Ah, como disse na matéria, essa florzinha tem sim, cheiro de vozinha.

  2. Olá Silvio, infelizmente não sei lhe dizer, mas deixo aqui seu comentário na esperança de que uma pessoa que saiba a resposta possa compartilhá-la conosco.

  3. DESEJO SABER: SE O MANACÁ DE CHEIRO PODE SER PLANTADO NA CALÇADA DE RUA EM SÃO PAULO CAPITAL E SE RESISTE A POLUIÃO.
    DESEJO TAMBEM SABER ONDE CONSIGO COMPRAR MUDAS AQUI NA CAPITAL.
    SE VOCE PODE FORNESÇER CONTATO DE VENDEDORES, GRATO

  4. Olá Lourdes! Como está escrito no próprio post :
    “Quanto à reprodução tanto podem ser por sementes, mudas ou estaquias, e em qualquer época do ano. Os brotos que surgem a partir da raiz, se retirados da planta dão origem a mudas. Além disso, galhos da planta podem dar origem a novas plantas (estaquia).” Dizendo de outra forma, tira um galhinho e planta. Se não nascer da primeira tentativa tira outro.
    E quanto às lagartas, não se esqueça que estas lagartas viram borboletas! Proteja-as!

  5. A lagarta que preda o Manacá (Brunfelsia uniflora, Pohl) é muito bonita, pois é preta com uma faixa alaranjada longitudinal de cada lado do corpo. Elas devoram todas as folhas, mas há anos resolvi deixá-las fazerem isso, porque o arbusto se cobre de folhas novamente. Há anos desconfiei que o arbusto teria que ter esse stress para poder florescer bem.

  6. Osmar S. Maciel, tenho muitos pés de manacá-de-cheiro formando uma grande área. A 1ª muda ganhei do jardineiro da casa de D. Pedro I, localizada em Santana no Jardim São Bento. Essa árvore foi plantada D. Pedro I. Hoje já destribui mudas à muitos amigos. Parabéns pelo seu artigo de grande ajuda aos leitores.

  7. Agora fiquei mais tranquila pois ficava querendo tirar as lagartas e ao mesmo tempo com peninha delas. Só hoje contei 14. Tiro as folhas junto com as lagartas e as coloco num recipiente . Mas elas acabam saindo e voltam para o manacá. Hoje já havia uma borboleta linda na última folha do último galho . Parecia estar tomando conta das lagartas que ,afinal ,são seus filhos.

  8. Comprei há dois anos 2 manacás.Eu os plantei em uma área onde não bate mto.sol, somente em algumas estações do ano. Agora estou pensando em transplantá-los para uma área do meu jardim onde bate sol o ano inteiro, mesmo nos meses de frio. Mas não sei se posso fazer isso em qualquer época do ano (aqui é região de serra e está frio). Alguem me ajuda? Ficaria mto grata.
    Ah, estava tirando as lagartas que surgiram, achando que por isso não floresciam – mas agora não vou mais repetir…

  9. Parabéns pelas informaçôes e nomes da planta e pela fotografia soberba da borboleta. Gostaria de saber se as folhas sâo opostas ou alternadas e outras características que distinguem esta espécie da Brunfélsia pauciflora para saber qual das duas possuo aqui no Canadá desde há uns 4 anos. Obrigado.

  10. Plantei um manacá de cheiro na calçada há menos de um ano. A muda não tem nem 30 cm ainda, mas nos presenteou nesse início de primavera com suas duas primeiras flores. Agora vou tentar tirar mudas dela pra plantar num pequeno jardim q tenho no quintal… Espero conseguir, pq foi muito difícil conseguir essa muda… tive q encomendar e demorou para q conseguissem.

  11. Quanto à reprodução tanto podem ser por sementes, mudas ou estaquias, e em qualquer época do ano. Os brotos que surgem a partir da raiz, se retirados da planta dão origem a mudas. Além disso, galhos da planta podem dar origem a novas plantas (estaquia).

  12. favor me informar que tipo de adubo posso colocar, pois tenho um manacá de 2 anos e dá muito poucas flores, ele fica em um vaso grande, bate sol só a tarde.

  13. Quando era criança brincava num jardim em Moçambique, antiga Lourenço Marques e tinha vários arbustos Manacá de cheiro. Resido em Portugal, Lisboa, e aqui não consigo encontrar essa planta e nem sementes, poderia me dizer no Brasil onde posso encontrar, porque como tenho amigos aí eu pedia para me trazerem. obr.

  14. Voces acreditam que o meu novo vizinho, assim que entrou na casa cortou arbusto de Manacá, ele era lindo, exalava e dava umas flores lindas! Chorei muito, a sorte que tive foi que antes da vizinha antiga mudar, eu pedi uma muda, ela me deu estaquia. Está em vaso e ainda não atingiu maturidade para dar flores. Estou ansiosa!!!

  15. Pode ser o local, ou talvez faltem as lagartas para dar uma boa poda natural para que ela cresça mais forte. Na dúvida, coloque adubo para ver se ajuda a florir mais. Adubo sempre faz bem, desde que não em excesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s