Queijadas de Évora


Esta é uma daquelas queijadas cuja receita leva trocentas gemas e nenhuma clara de ovo! Ideal para fazer quando quiser também fazer seu próprio Molotof /Pudim de Claras (veja receitas aqui e aqui). É outra daquelas queijadas que surgiram nos conventos portugueses com a chegada de muito açúcar vindo do Brasil, e claro, uma granjinha particular para conseguir a quantidade astronômica de ovos que leva a receita. Piadas à parte, já ouviu falar de Évora?

Évora é uma cidade portuguesa, capital do distrito de mesmo nome, que fica na região do Alentejo. A ocupação humana é bem antiga, tendo sido ocupada por povos de cultura celta, antes da chegada dos romanos. Durante a ocupação romana foi uma cidade de considerável importância. Depois só temos informações mais relevantes de Évora, após a conquista da cidade por parte dos cristãos, na época em que andavam expulsando mouros aos rodos na chamada Reconquista. O responsável por sua reconquista para os cristãos é Geraldo Sem Pavor. Apelido curioso que ganhou este senhor. No século XVI atingiu seu apogeu com a fundação de uma universidade que funcionou até o século XVIII, quando os jesuítas (responsáveis pela instituição) foram expulsos de Portugal. A cidade de Évora é Patrimônio Comum da Humanidade, desde 1986.

E por longos séculos, toda a população foi nutrida por deliciosos quitutes, entre eles a Queijada de Évora. Quem está no Brasil terá um pouco de dificuldade para conseguir fazer esta queijada, pois o queijo utilizado é feito de leite de ovelha. Não é em todo lugar que tem, e quando tem costuma ser bem carinho. O leite de ovelha utilizado para a confecção do queijo desta receita é desconhecido da grande maioria dos brasileiros, visto que o rebanho existente no Brasil é pequeno em comparação com outros e também não temos o hábito de tomar leites que não sejam de vaca e mais recentemente de soja. Existem excelentes queijos feitos a partir do leite de ovelha, como o Roquefort, o Feta ou o português queijo de Azeitão. É um leite altamente nutritivo, muito mais do que o leite de vaca ou mesmo o leite humano. Se tiver a chance de provar deste leite não fique com frescura, é mesmo bom!

Fica aqui a receita para quem é privilegiado de viver onde é possível encontrar queijo de ovelha. E para quem não tem como conseguir esta iguaria no Brasil, fica a receita por curiosidade. Caso você queira utilizar queijo de leite de vaca, fique à vontade, mas não será mais uma Queijada de Évora!

______________________________________________________________________________________________

QUEIJADAS DE ÉVORA

(adaptada de Gastronomias)

queijadasevoraIngredientes:

Massa:
1 e 1/4 de xícara(chá) de farinha de trigo
150 ml de água
sal à gosto
5 colheres (sopa) de manteiga
Recheio:
1 colher de (sopa) de farinha de trigo
500 g de queijo fresco de ovelha
14 gemas
3 xícaras (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de manteiga
__________

Modo de Preparo:

Massa:

Junte a farinha com a água e o sal, amassando bem até obter uma massa lisa. Depois junte a manteiga sem amassar a massa mas misturando até que seja incorporada. Em uma superfície lisa e enfarinhada, estenda a massa com um rolo de macarrão, até que ela fique bem fina. Unte forminhas de empadinha caneladas e forre-as com a massa.

Recheio:

Desmanche o queijo com um garfo ou bata no liquidificador. Junte a esta massa formada pelo queijo desmanchado as gemas de ovos, o açúcar, a manteiga e a farinha, batendo bem até que fique uma mistura homogênea. Encha as forminhas forradas com a massa desta mistura.

Coloque estas forminhas em uma assadeira e leve ao forno quente, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Depois de retirá-las do forno, já mornas, desenforme-as e polvilhe com açúcar, servindo-as em forminhas de papel.

______________________________________________________________________________________________

Quer saber mais o que se pode comer em Évora? Veja este pequeno texto sobre a culinária local:

NetMenu

Mais sobre leite e queijos de ovelha:

Queijos do Brasil

Anúncios

3 opiniões sobre “Queijadas de Évora

  1. Vivo em Portugal e como todos os dias Queijada de Évora (apesar de não viver no Alentejo). Não fica mal compará-la com a Queijadinha de Côco, mas devo confessar que ainda está para inventarem uma melhor que a de Évora (em minha modesta opinião).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s