Lentilhas com Bacon


lentilhasLentilhas eu gosto muito! E como há tempos não posso comer feijão porque passo mal, elas substituiram-no na minha alimentação. Desde que provei as lentilhas com morcela da prima lá em Torrelavega, sempre quis fazer umas tão boas quanto as dela, mas creio que me faltou muita prática e algum talento para que ficassem tão boas como as da prima.

Assim sendo, depois de cansar de fazer a mesma receita sem conseguir o mesmo resultado (ficaram comíveis, eu que sou exigente demais), resolvi ir à caça de alguma outra receita da Tierruca para fazer lentilhas saborosas. Encontrei esta que deixo hoje, que garanto é muito boa! Mas, espera um minutinho. Não sabe o que são lentilhas? Dá uma olhada ali do lado na foto.

É isto aí! Já deve, talvez, ter comido em final de ano, pois as lentilhas, por seu formato que lembra moedas, é considerada uma semente que traz fortuna, e final de ano é momento de sonhar com a fortuna que não se conseguiu entre outras coisas, e é comum comer lentilhas em fim de ano. Outra curiosidade sobre lentilhas é que a palavra lentes derivaria de lentilha. Em espanhol lentilla (lê-se lentilha) é o nome usado para designar as lentes de contato e não o legume, sendo este chamado de lentejas.

Ao que parece, este legume é originário da Ásia, sendo consumida pelo ser humano a cerca de 8 mil anos, já que foi um dos primeiros alimentos a ser cultivado ainda na Pré-História. Dos tempos pré-históricos, onde existia apenas na Ásia Central, foi espalhando-se conforme o ser humano migrava, e chegou à África e Europa.

Existem dezenas de variedades de lentilhas, com diferentes cores e tamanhos. As lentilhas, comparadas com outros legumes, é de rápido cozimento, sendo as verdes e castanhas as que após cozidas melhor mantém a forma original. Dão excelentes purês, são perfeitas para saladas e cozidos. Devido ao sabor suave são um bom acompanhamento para pratos com sabor mais acentuado que se queira manter em destaque, e se cozidas com algum outro legume ou carnes absorvem o sabor dos demais temperos e ingredientes com os quais são preparadas.

As lentilhas são altamente nutritivas, ricas em proteínas e sem gordura alguma. São ricas em vitamina B e ácido fólico, fósforo e potássio. É um alimento que auxilia na diminuição do colesterol e diminui o excesso de açúcar no sangue. Para quem tem problemas digestivos também é uma boa pedida, já que suas fibras insolúveis contribuem para um bom trânsito intestinal.

Já lhe convenci a comer lentilhas? Então vamos à receita.

______________________________________________________________________________________________

LENTILHAS COM BACON

Ingredientes:

350 g de lentilhas
100 g de bacon
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
sal à gosto
páprica doce

__________

Modo de Preparo:

Deixe as lentilhas de molho por cerca de 4 horas.

Escorra-as e coloque-as em uma panela com água fria, a folha de louro e sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que fiquem macias. Pique a cebola em cubinhos, corte o bacon em cubinhos. Em uma frigideira, coloque o azeite e frite o alho até que fique dourado, retire e reserve. Frite o bacon até que fique também dourado. Junte a cebola e refogue até que fique ligeiramente dourada. Pegue o alho frito reservado e em um pilãozinho, desmanche-o com sal e páprica, juntando por último o vinagre para diluir a mistura. Acrescente esta mistura às lentilhas. Quando as lentilhas estiverem no ponto junte o bacon e cebola fritos, juntamente com o azeite. Deixe cozinhando mais 5 minutinhos e sirva ainda quente.

Pode acrescentar um arroz branco ou batatas cozidas para acompanhar. E como é receita espanhola, não esqueça de pão, ou pão frito se não estiver de regime.

______________________________________________________________________________________________

Para saber mais sobre lentilhas veja:

Portal São Francisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s