Kika


kika00Kika é mais um filme dirigido e com roteiro de Pedro Almodóvar, que estreou em 1993. Este eu não tenho dúvidas quanto à classificação – como tenho em alguns outros filmes de Almodóvar – é uma comédia de 117 minutos de duração.

Neste filme a personagem título e principal da trama é Kika (Verónica Forqué), uma maquiadora casada com um fotógrafo, Ramón (Alex Casanovas). Mas sua vida amorosa não se resume ao marido, mantendo também um relacionamento com Nicholas (Peter Coyote) um escritor norte-americano que também é padrasto do marido de Kika. Kika é uma pessoa otimista que sempre está pensando no melhor, já o marido é muito fechado e obcecado pela morte da mãe. Apesar de se amarem não conseguem se entender.

Um ex-ator pornô, Paul Bazzo/Pablo (Santiago Lajusticia), irmão da empregada de Kika, Juana (Rossy de Palma), foge da prisão e refugia-se no apartamento da irmã. Quando vê Kika adormecida em um quarto, não resiste e a viola. Como sempre, em um filme de Almodóvar, aquilo que normalmente seria trágico ganha contornos que o torna absurdamente cômico.

Andrea Caracortada (Victoria Abril) em sua roupinha de Jean Paul Gaultier.

Andrea Caracortada (Victoria Abril) em sua roupinha de Jean Paul Gaultier.

A vida de Kika complica-se mais ainda quando começa a ser ameaçada por sua empregada lésbica que é apaixonada por ela, e perseguida por uma apresentadora e diretora de um Reality Show, Andrea Caracortada (Victoria Abril). Para completar a confusão, Andrea Caracortada é ex-namorada de Ramón. E isto é só o começo.

No elenco além dos atores que já foram mencionados, também estão Anabel Alonso (Amparo), Bibi Andersen (Susana), Jesús Bonilla (Policial), Karra Elejalde (Policial), Mónica Bardem (Paca) entre outros.

No figurino está uma criação do estilista francês Jean Paul Gaultier, na roupa camera ambulante da personagem Andrea Caracortada, como a produção é dividida com uma produtora francesa, sendo o segundo filme de Almodóvar com a produtora Ciby 2000.

Ganhou o Goya de melhor atriz (Verónica Forqué) e foi indicado em mais 7 categorias. É considerado um dos piores filmes de Almodóvar, tendo recebido inúmeras críticas negativas, tanto pela qualidade da narrativa e seu desenrolar como pela crítica explícita aos Reality Shows que estavam em voga na Espanha da década de 1990. Mas recomendo que primeiro assista, depois julgue.

O site oficial do filme está aqui. Fique com um trailer deste absurdo cômico delicioso e altamente crítico.

Anúncios

Uma opinião sobre “Kika

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s