Queijadas de Tentúgal


Tentúgal é terra abençoada por doces tradicionais, um melhor que o outro. Para começar vamos falar onde fica Tentúgal. Já ouviram falar de Montemor-o-Velho? É um concelho português no distrito de Coimbra, mesmo no centro de Portugal. Entre as freguesias deste concelho a mais conhecida é Tentúgal, graças a um doce de origem conventual, o pastel de Tentúgal. Mas além do pastel Tentúgal produz outros doces mais de origem conventual, um melhor que o outro.

Mas como isto começou? Começou quando, em fins do século XV, o açúcar passou a ser abundante por terras lusas. Antes o açúcar era um artigo de luxo e doces então mais ainda. Nesta mesma época os conventos começaram a servir também como hospedaria, onde as pessoas abrigavam-se e alimentavam-se. As freiras para manter uma boa clientela precisavam atender estes hóspedes com excelência, para que voltassem sempre e recomendassem o convento. Assim, juntando açúcar e muitas gemas de ovos, foram surgindo doces e mais doces. Não esqueçam que eram apenas as gemas, pois as claras eram utilizadas para engomar roupas. Doce conventual, então, caracteriza-se por levar em sua receita muito açúcar e gemas e mais gemas de ovos.

Tentúgal é um destes exemplos de onde os doces conventuais ganharam uma qualidade superior, desenvolvidos pacientemente durante séculos de experiências realizadas pelas freiras até chegar às receitas que tornaram os doces de Tentúgal especiais.

Além de uma História de séculos, as queijadas de Tentúgal têm uma forma característica que as torna diferentes das demais. Para elaborá-las utiliza-se forminhas individuais em forma de estrela. Isto mesmo! São queijadas em forma de estrela. É uma queijada relativamente simples de fazer, e mesmo sem as forminhas em forma de estrela com certeza ficam muito boas.

Prove!

______________________________________________________________________________________________

QUEIJADAS DE TENTÚGAL

(adaptada do Mais Receitas)

queijadastentugal00

Queijadas de Tentúgal (foto de Carla M.)

Ingredientes:

Massa:
250 g de farinha de trigo
150 ml de água
2 colheres (sopa) de banha de porco
1 pitada de sal
Recheio:
125 g de queijo fresco
2 gemas
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
100 ml de leite

__________

Modo de Preparo:

Massa:

Peneire a farinha. Coloque-a sobre uma superfície lisa formando um monte. Abra uma cova no centro deste monte de farinha e coloque a gordura e o sal. Misture bem com a farinha, formando uma massa esfarelada lembrando uma farofa. Aqueça a água e acrescente-a à mistura ainda morna, aos poucos, amassando sem parar. Depois de toda a água adicionada à massa, bata-a por uns minutos, para eliminar bolhas de ar que possam se formar na massa. Faça uma bola e deixe descansar por meia hora, coberta com um pano úmido.

Recheio:

Antes de mais nada, retire a película que envolve as gemas, passando-as por uma peneira. Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.

Montagem:

Estenda a massa com um rolo, até que fique com uma grossura fina. Com porções da massa forre forminhas individuais previamente untadas. Coloque com uma colher o recheio nas forminhas já forradas até preenche-las. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC até que fiquem douradas.

______________________________________________________________________________________________

Caso já tenha ouvido falar em Queijadas de Coimbra, ao que parece, são as mesmas queijadas, havendo quem as chame de Queijadas de Coimbra e quem as chame Queijadas de Tentúgal. Paira no ar uma dúvida de qual seja a verdadeira origem das queijadas. De qualquer maneira, Tentúgal fica mesmo no distrito de Coimbra, sendo assim, natural da cidade de Coimbra ou não continuam sendo de Coimbra (distrito).

Para saber mais sobre Tentúgal visite o blog Histórias de Tentúgal.

Para saber mais sobre o concelho onde fica Tentúgal, visite o site da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Anúncios

2 opiniões sobre “Queijadas de Tentúgal

  1. Obrigada por partilhar a receita. Vou faze-la agora!
    Não sei se se consegue alterar o texto já publicado, mas acho que nos ingredientes da massa enganou-se e escreveu “açucar” em vez de farinha.
    Vou experimentar a receita com farinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s