Rinha de Galo entre Globo e Record. O que eu tenho a ver com isto?


record-globoJá passou dos limites esta rinha de galo das duas emissoras. Tá certo que até gosto de saber dos podres de cada uma, do que já fizeram de errado, do que está ou foi irregular no percurso das duas emissoras e da vida de seus proprietários. Mas chega uma hora que cansa. É um se fazendo de vítima de um lado, o outro se fazendo de vítima do outro, um se passando por herói, outro se passando por salvador… cansa!

CANSA!

Eu até quero saber dos podres, mas também queria saber de notícias mais úteis do que a vida privada de alguém que já morreu ou de alguém que há tempos não dá as caras na televisão sabe-se lá por que.

Queria e quero ver como anda meu país, do qual estou longe querendo sempre voltar. Queria saber como vai a economia, em que o Brasil anda melhorando, desenvolvendo-se, em que seria bom investir uns trocados para passar um Natal no Brasil.

Queria e quero ver notícias sobre a cultura brasileira, tão diversificada, tão rica. Saber quais os ritmos musicais que estão na moda no momento (por menos que eu possa gostar deles), que produções cinematográficas, teatrais, televisivas (úteis) andam sendo realizadas. Se andam ganhando prêmios ou se a crítica anda malhando muito. Que escritores andam publicando novos livros? São bons?

Queria e quero saber a quantas anda a educação, o que de concreto está sendo feito para melhorá-la antes que deixe de poder ser chamada de Educação. Queria saber como anda o salário dos professores, como anda a qualidade do ensino, se teremos com o ensino vigente condições de produzir grandes cientistas, profissionais liberais, novos professores de qualidade… Será possível surgir um novo Niemeyer? Um novo Darcy Ribeiro? Um outro Oswaldo Cruz? Enfim, existirão no futuro profissionais brilhantes nas mais diversas áreas com a educação do jeito que anda? Há incentivos do governo para novas pesquisas científicas? E dos particulares há incentivo? Queria saber…

Queria e quero saber se os políticos corruptos andam sendo devidamente punidos, se o povo já vai mais consciente para as urnas. Se já aprenderam que os políticos são reflexo da sociedade que os elege. Se um dia poderemos ter um novo Juscelino ou um novo Lula – menos rejeitado pelas elites. Se os políticos, além de encherem os bolsos de dinheiro, andam fazendo algo concreto e bem, se andam tendo uma utilidade prática além de servirem de má propaganda para o país, ou gastar o dinheiro público indevidamente.

Queria e quero saber como vai a Amazônia, o que resta da Mata Atlântica. Se andam desenvolvendo meios de os moradores locais de áreas ameaçadas pelo desmatamento ou protegidas terem uma economia de subsistência que não destrua o que resta dos biomas existentes no Brasil, além de lhes permitir ter qualidade de vida. Se já descobriram o valor incalculável destes biomas não só para o Brasil como para o planeta.

Queria e quero saber como anda a saúde, que deixa a desejar na qualidade do atendimento humano e técnico. Vamos em breve poder dizer que é raro alguém morrer por falta de atendimento, ou por mau atendimento? E como vão as pesquisas na área? Descobrimos novos tratamentos menos agressivos e mais eficientes? E novos medicamentos? Andam construindo novos hospitais, postos de saúde? Como vai tudo isto?

Não vai, não vai nada! O meio de comunicação e informação (ao menos na minha ignorância a televisão deveria servir para isto) vai de mal a pior, um dando um de direita de um lado, o outro desviando e dando um de esquerda do outro, e assim seguem adiante, há anos e anos. Tudo bem que às vezes até fazem uns programinhas mais ou menos, às vezes. Mas o grande sustentáculo destas emissoras é ficarem com esta rinha de galo interminável, com o povão dando audiência para as duas, e esquecendo que há outras emissoras que mereceriam a audiênica dispensada a esta novela mexicana de quinta categoria.

O que vai, ocupando minutos e mais minutos preciosos das televisões, é uma briga de $%#”# com a qual não tenho nada a ver e da qual já cansei. Meu! O que eu tenho a ver com as opções políticas do falecido Marinho? Com o estilo de negociações que ele fez há séculos? O que eu tenho a ver se há trocentos atrasados que doam dinheiro para um chico listo construir mansão em Campos do Jordão enquanto continuam morando na favela? O que eu tenho a ver se a Igreja Universal do Reino de Deus tem cada vez mais… fiéis? O que eu tenho a ver onde e como os funcionários da Globo fazem suas corridas? Eu quero é que se explodam!

Na verdade eu queria é que estas duas emissoras servissem para informar sobre as coisas que eu queria e quero tanto saber sobre o meu país… Coisas úteis, necessárias, que realmente são importantes e podem fazer a diferença. Eu ainda tenho aquela fantasia cor-de-rosa de que um dia a televisão será um meio de comunicação e informação com utilidade real. Ainda sonho que televisão poderia ser um meio educativo, instrutivo!

Mas já que não servem para isto, então que se danem!

Deixe um comentário

