Gaspacho Clássico


Sábado falamos do filme Mulheres à beira de um ataque de nervos, e deixamos um vídeo da cena em que os personagens tomam um gaspacho. Resolvemos então matar a curiosidade de quem nunca ouviu falar de ou provou gaspacho e deixar uma receitinha clássica, que encontramos em El Blog Alternativo, e do qual fizemos uma mera tradução para quem não entende a língua de Calderón de la Barca.

Mas antes vamos explicar o que é o Gaspacho. É uma sopa fria feita com vegetais e legumes, muito comum no sul da Península Ibérica. No Brasil a receita é associada à culinária espanhola, apesar de existir em Portugal também. Como sopa fria é alimento para ser consumido no Verão, inclusive podendo-se adicionar cubinhos de gelo para que fique mais gelado ainda. Existem algumas versões diferentes do Gaspacho, em que ele pode ser totalmente batido, transformando-se em um creme que pode ser bebido como um suco, ou pode ser feito com os ingredientes apenas cortados em pedaços bem pequeninos e consumido em prato de sopa, acompanhado de pão ou torrada. A versão totalmente batida é a mais popular na Espanha, enquanto a outra é típica do sul de Portugal. O tempero também pode variar bastante, existindo versões bem apimentadas como outras de sabor suave.

A versão que deixamos é um Gaspacho clássico da culinária espanhola, sendo chamado aqui por Portugal de Gaspacho Andaluz. Você do Brasil, anote para quando chegar o Verão.

______________________________________________________________________________________________

GASPACHO CLÁSSICO

(traduzido e adaptado de El Blog Alternativo)

Ingredientes:

gazpacho001 kg de tomates maduros bem vermelhinhos, de preferência para os que tem mais suco
1 cebola
1 dente grande de alho
1 pimentão verde
1 pepino sem a casca
100 ml de azeite
50 ml de vinagre de vinho branco
sal à gosto
água o suficiente

__________

Modo de Preparo:

Lavar os legumes, descascá-los e cortá-los em pedaços bem pequenos. Bater tudo no liquidificador, juntando um pouco de água para liquefazer a mistura e bater melhor. Mas sem exageros, pois não deve ficar muito líquido, e sim com a consistência de um creme. Depois de batido, coe em uma peneira grossa, caso não queira consumir como um suco. Guarde na geladeira em uma sopeira ou mesmo em uma jarra. Sirva bem gelado, em copos, cuias, pratos, como bem entender.

Caso queira beber como um suco, acrescente mais água. Se quiser tomá-lo como uma sopa, deixe mais grosso, e não esqueça de pedacinhos de pão ou torrada para acompanhar.

______________________________________________________________________________________________

Há versões em que o Gaspacho é engrossado com pão velho para ficar mais cremoso e consistente. Nesta em particular não leva, mas deixamos a dica para quem quiser arriscar.

Anúncios

Uma opinião sobre “Gaspacho Clássico

  1. Eu procurava está receita a muito, tempo, está bebida fez parte da minha infancia, o sabor de pepino e pimentão é inegualável, minha mãe vazia está bebida para eu e meus irmãos beberem como suco, uma maneira saúdavel das crianças comerem varios vegetais, mais minha mãe faleceu e levou com ela a receita, e durante muito tempo eu procura esta receita mas não lembrava nem o nome de sopa suco,mas um dia em programa de televisão eu vi uma mulher falando deste caldo, foi ai que lembrei o nome.
    Obrigado, de me fazer lembrar dos poucos momentos q

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s