Mulheres à beira de um ataque de nervos


Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar é um dos grandes cineastas espanhóis. Para quem não conhece ele é diretor, roteirista e produtor. Nasceu em Calzada de Calatrava na província de Ciudad Real, mudou-se ainda menino para Cáceres, onde estudou em colégios religiosos. Com 16 anos foi para Madri estudar Cinema. Mas a escola onde queria matricular-se foi fechada, e acabou não conseguindo seu objetivo. Teve diversos empregos até que começou a trabalhar para a Telefónica (aquela mesmo que tem no Brasil). Ficou 12 anos trabalhando para a Telefónica sem desistir de seu sonho. Neste meio tempo participou de grupos de teatro, escreveu pequenas novelas, inclusive uma fotonovela pornográfica, além de contos para jornais.

Em 1980, dirige e escreve seu primeiro filme, Pepi, Luci, Bom e Outras Tipas do Grupo (Pepi,Luci, Bom y otras chicas del montón), que conseguiu realizar graças aos cerca de 3 mil euros que conseguiu emprestados junto a amigos. Em 1984 realiza o filme que começa a dar-lhe fama popular, Que fiz para merecer isto? (¿Que he hecho yo para merecer esto?). No ano seguinte, junto a seu irmão Agustin, funda uma produtora chamada El Deseo, que já produziu filmes excelentes (como A Espinha do Diabo, do qual já falamos aqui).

É em 1988 que dirige Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios) o filme que lhe dará fama internacional. Este filme foi indicado a 16 Goyas (o Oscar espanhol) e ganhou 5: melhor filme, melhor atriz principal, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor montagem. Fora os Goya, foi o primeiro filme de Almodóvar indicado a um Oscar, o de melhor filme estrangeiro. Não ganhou, desta vez. Mas a tragicomédia é um marco na carreira de Almodóvar, pela fama internacional, pelos prêmios e indicações e diria mesmo, por começar a definir um estilo almodovariano de fazer cinema.

Todos reunidos na casa de Pepa.

Todos reunidos na casa de Pepa.

No elenco do filme encontramos nomes como Carmen Maura (Pepa), Antonio Banderas (Carlos), Julieta Serrano (Lucía), Rossy de Palma (Marisa), María Barranco (Candela), Kiti Manver (Paulina), Fernando Guillén (Iván), entre outros. Reconhecer Banderas neste filme necessita de alguma atenção. O tempo passa! Carmen Maura é um dos grandes nomes do cinema espanhol, e a atriz fetiche de Almodóvar, que realizou vários com ela.

Em relação ao filme, ele começa contando a história de Pepa e Iván, um casal que ganha a vida dublando filmes. Um dia Iván termina seu relacionamento com Pepa, que pouco depois descobre que está grávida. Começa a busca de Pepa por Iván para contar-lhe da gravidez. Mas neste meio tempo, a ex-mulher de Iván, que acaba de sair de um hospício ao enganar os médicos fingindo que estava curada, também começa a procurá-lo. Iván tinha um filho com a ex-mulher Lucía. Este filho, Carlos, juntamente com sua namorada Marisa, acaba por alugar um quarto no apartamento de Pepa, e descobrindo que ela era a amante de seu pai. Junto a toda esta turma confusa, está Candela, amiga de Pepa, que tivera há pouco tempo um relacionamento com um árabe pertencente a um grupo terrorista xiita que pretendiam seqüestrar um avião. Assim que os terroristas deixam a casa de Candela, esta destrói as provas e refugia-se na casa de Pepa buscando ajuda.

mujeresataquenervios01Enquanto tudo isto vai acontecendo, Pepa faz várias buscas na tentativa de localizar Iván, acabando por cruzar caminho com Lucía em várias ocasiões. No final, Lucía chega também à casa de Pepa para pedir-lhe que deixe seu marido em paz. Juntando mais confusão ao que já é confuso, Carlos chama a polícia para denunciar o possível seqüestro do avião que acaba por descobrir. Chega a polícia na casa de Pepa também. Todos reunidos, tomando gaspacho, a polícia começa a interrogar os vários presentes. Mas algo não está muito bem, e repentinamente começam a dormir. É que Pepa havia preparado um gaspacho com soníferos para dar a Iván e impedi-lo de partir, o que não aconteceu. Pepa e Lucía são as únicas que não adormecem e, em separado mas seguindo as mesmas pegadas, começam uma última busca desesperada por Iván. No final das contas algo vai produzir-se na cabecinha de Pepa, e ela verá que suas necessidades já não são as que pensava.

Neste ano de 2009 existe um projeto já sendo escrito para a produção de uma série televisiva inspirada neste filme. Mas se pararem para pensar já há uma série que tem algo em comum: Donas de casa desesperadas. Mesmo tendo estilos completamente diferentes, pode-se dizer que desespero e ataque de nervos estão ali, par e par, além de que os personagens centrais tanto do filme como da série são mulheres com seus dramas pessoais. Não vou filosofar muito sobre a história do filme, sobre as mulheres à beira de um ataque de nervos e suas confusões amorosas. Este é um filme que deve ser visto para se perceber sua riqueza. Aliás, foi o primeiro filme de Almodóvar que vi na vida, nunca mais deixei de ver seus filmes. Vá lá e veja.

O site oficial do filme está aqui. Fique com um trecho do filme, quando todos tomam o tal gaspacho “batizado” de Pepa.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s