Onze Horas (Portulaca grandiflora)


portulaca00Onze Horas (Portulaca grandiflora) é uma das plantinhas do meu jardim das quais mais gosto. Estão em uma floreira pendurada na varanda, com tantas flores que nem consigo contar! São minhas queridas, por não darem trabalho, por darem muitas flores e por lembrarem do Brasil, com seu colorido e um “cheirinho” de infância. Em alguns lugares, diz o costume, que dar Onze Horas para alguém é como uma confissão de amor. Maria, só para que fique claro, eu não te amo.

Esta plantinha delicada é originária da América do Sul, ocorrendo no Brasil, Argentina e Uruguai. É natural de zonas de clima temperado, com muita luminosidade e solos bem drenados. Também pode ser encontrada no sul da Ásia, sendo conhecida em Bangladesh como Time Fool (tempo bobo) por sua floração ocorrer próximo ao meio-dia. No Brasil, com a aproximação das 11 horas, elas começam a abrir-se plenamente. Já aqui em Portugal este momento de plena abertura não coincide com a hora, ocorrendo mais cedo. Mas tanto no Brasil como aqui em Portugal, na falta de sol elas simplesmente não abrem. portulaca2Dizendo de uma forma simples, as Onze Horas são um tipo de planta que dependem de longos dias de sol para terem não apenas uma boa floração como para produzirem um bom número de sementes. Também são conhecidas como Portulaca em Portugal, Flor de Seda, Portulaca, Verdolaga de flor, em espanhol ou Moss rose em inglês.

É uma planta suculenta de ciclo anual, algo raro entre as suculentas, que costumam ser perenes. Por esta razão, todo ano deve ser replantada, já que com a aproximação dos meses mais frios costuma morrer, ou simplesmente terminar seu ciclo de vida. Mas levanto aqui uma questão esperando que uma alma caridosa que venha a ler este post possa dar a resposta. Vivi em São Paulo e agora vivo em Lisboa. Tanto no local no Brasil onde vivi como aqui, temos algo que pode ser chamado de inverno. No entanto, tenho a curiosidade de saber (e não encontrei na internet para saber) se em lugares onde não há algo que possa ser chamado de inverno (frio) estas plantas teriam um ciclo de vida anual ou se perdurariam por mais algum tempo. Tenho esta dúvida pois, na floreira onde tinha algumas centenas de pezinhos de Onze Horas, sobraram três do ano passado, que continuam dando lindas flores amarelas. Penso que seja pelo fato de não termos tido um inverno muito rigoroso este ano. Deixo minha questão e continuemos com aquilo que já sei.

portulaca01As Onze Horas são excelentes para bordaduras, maciços e vasos suspensos ou isolados. É perfeita para jardins de pedra, dando um belo colorido a eles, além de ser adequada para plantio em espaços bem restritos, preenchendo vãos entre pedras por exemplo. Pode servir de forração, mas não em locais onde possam ser pisadas pois não resistem às pisadelas.

As Onze Horas reproduzidas por sementes começam a brotar logo que a Primavera aproxima-se, em raminhos retos, formados por diversas folhas cilíndricas que chegam a 2 cm de comprimento, grossas e suculentas, dispostas alternadamente em pequenos grupos. Estes raminhos podem ser esbranquiçados ou avermelhados, que chegam a 30 cm de altura. Conforme a plantinha vai crescendo, surgem ramos secundários a partir deste inicial. No extremo dos ramos começam a formar-se os botões.

portulaca03

Um exemplo de Onze Horas mesclada.

As flores abrem por apenas um dia, não mais, mas a quantidade de flores (dependendo do número de plantinhas no vaso) faz com que esteja sempre florida. As flores podem ser simples ou dobradas, tendo uma grande variedade de cores: branco, tons de rosa, tons de amarelo, tons de laranja, vermelho, púrpura, etc. Uma mesma plantinha pode dar flores de diferentes cores, fora que algumas são mescladas. As Onze Horas originais são as simples, com 5 pétalas, sendo as dobradas resultantes de cruzamentos realizados pelo homem. Então temos as simples, com as 5 pétalas como foi dito, as dobradas das quais ainda pode-se ver o miolo, e outras mais dobradas ainda, cujo miolo fica invisível no meio de tantas pétalas. As flores podem chegar a ter 3 cm de diâmetro. Começam a aparecer em plena Primavera e perduram por todo o Verão, atraindo abelhas, que são responsáveis por sua polinização.

Devem ser cultivadas em sol pleno, já que a ausência de sol inibe a floração, o solo deve ser fértil e bem drenado, sendo enriquecido com matéria orgânica. Ela tolera solos pouco férteis, mas floresce menos. Para o plantio em vasos deve-se misturar 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. Nunca utilize areia de praia devido à salinidade. Deve ser regada regularmente, sem encharcar, e com cuidado para não molhar flores e botões que podem danificar-se facilmente. Suporta secas, como toda planta suculenta, já que em suas folhas tem reservas de água. Nos meses mais quentes exigem regas mais regulares, e no Outono a rega pode começar a ser mais espassada, e dependendo da umidade do ar, suspensa. O excesso de água pode apodrecer a planta, então, mesmo nos meses mais secos, nunca se deve enxarcar a terra durante as regas.

Sementes de Onze Horas

Sementes de Onze Horas. Só parecem grandes nesta foto, mas são minúsculas em realidade.

Sua reprodução pode ser através de sementes ou mudas. As sementes devem ser semeadas conforme a Primavera aproxima-se ou mesmo na Primavera. Levam poucos dias para germinar. Muito cuidado com as sementes, pois como são de tamanho reduzido podem se espalhar com grande facilidade, nascendo em locais indesejados, levadas pelo vento. No caso da reprodução com sementes, não se deve enterrá-las muito fundo, deixando apenas uma fina camada de terra sobre elas, com o único intuito de que não se espalhem aleatoriamente.

Já a reprodução por mudas, deve-se fazer uma mistura como foi citado acima para o plantio de sementes em vasos. Mistura-se as diferentes terras, molha-se a terra para facilitar o plantio, e coloca-se as mudinhas de forma a que fiquem firmes, sem apertar para não danificá-las. Não se deve deixar estas mudas em local onde possam ser atingidas por correntes de ar ou sol muito forte, ao menos até que se acostumem ao novo vaso. Assim que as mudinhas estejam adaptadas, passarão por uma fase de desenvolvimento no qual não é necessário muito sol. Cuidado com as regas para que não apodreçam. Se as folhas começarem a amarelar e cair há excesso de água. Se as folhas estiverem “magrinhas”, mais finas do que o normal, é porque precisam de mais água.

Onze Horas simples.

Onze Horas simples. Nesta mesma foto, abaixo à direita, pode-se ver os frutos já secos, onde ficam as minúsculas sementes.

Caso não tenha interesse na produção das sementes, retire as flores murchas, pois além de melhorar a saúde da planta, melhora seu aspecto. Agora, se tiver interesse na produção de sementes, é adequado não mexer nas flores mesmo que já estejam secas, pois ao arrancar a flor seca pode-se arrancar o fruto que se forma abaixo dela e perder as sementes.

Em relação à adubação, procure usar adubos com um bom intervalo de tempo, de 15 em 15 dias por exemplo, já que as plantas toleram solos pobres. Dependendo do tipo de solo e das condições gerais nas quais a planta esteja, a adubação pode ser em um menor período de tempo, ou mais amplo ainda do que o sugerido. Dê preferência a adubos orgânicos. No Outono e Inverno a adubação pode ser suspensa, visto que neste período a planta está em repouso, não produzindo mais flores.

Mas nem tudo são flores, e as Onze Horas podem ser atacadas por pragas como pulgões e cochinilhas. Estas últimas fixam-se sobre o caule de seus ramos, sugando sua seiva, sendo difícil notar a presença destes seres já que adquirem a coloração do caule.

____________________________________________________________________________________________

Caso tenha interesse em reproduzir Onze Horas por mudas, visite o link abaixo e veja um passo-a-passo com fotos de como fazer este tipo de reprodução. Além de explicar detalhadamente como reproduzir por mudas, também dá sugestões de onde e com o que plantar Onze Horas. Vale a pena conferir.

Preparo de vasos para o plantio / Como plantar onze horas, por Thiago de Mello.

Para mais informações sobre as Onze Horas visite os sites abaixo:

Infojardin

Jardim de Flores

Jardineironet

Este último link vale pelas belas fotos.

Flora Suculenta

57 opiniões sobre “Onze Horas (Portulaca grandiflora)

  1. Oh..Loca, eu te amo taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanto… quanta desilusão…snif..snif… tinha uma pontinha de esperança de um dia ainda formar uma família linda, eu com vc, voce comigo, a Fedora e mais umas tres cadelinhas, e um monnnnnnnte de plantinhas, de Onze Horas, de Amor Perfeito, de Bem-me-quer, e tantas outras que falam de amor e do amor que eu sinto por vc!!!! Oh céus!!! que desilusão!!! snif..snif…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Ai meu Deus do Céu!!! Que faço agora?
    Para te consolar desta desilusão amorosa prometo um maço graúdo de cebolinha e salsinha fresquinhas da minha horta. Serve?
    kakakakakakakaka

  3. gostei muito do seu trabalho,continui sempre com suas ideias sendo utilizadas em uma pagina aberta no goolge e vc tambem me ajudou em um trabalho super importante.
    mas uma vez muito obrigada.e que deus te abençoee te ilumine mas nessas suas pesquisas não se esqueça de deus.
    parabens pelo seu trabalho.
    nossa que novidade sobre a planta 11 horas eu espero que tambem tenha sobre outras plantas tambem.abraços.

  4. Olá, que lindas as suas onze horas ,trouxemos algumas de Santa Catarina,e estavamos procurando
    como aduba-las obrigada pela dica,valeu boa menina já fiz algumas bordaduras em pés de cedro
    estão ficando umas tétéinhas
    abraços

  5. Olá, que maravilhosa descoberta.
    Estava “meio” tristonha … quando repentinamente meus olhos tomaram o encantador colorido das tuas lindas flores.
    Obrigada pelas informações, fotos maravilhosas.
    Boa sorte! Abraços!

  6. Olá
    gostaria de saber maiores informaçoes sobre como plantas as sementes de onze horas dobradas sortidas. Comprei vários pacotinhos da marcas Feltrin. Semeei no substrato como informado no verso do pacote… fiz todos os passos direitinho, mas elas nascem, crescem sempre fininhas,pendem para os lados e morrem. O que faço???
    Abraços,

    Fábio.

  7. Fábio, pelo que você nos disse, estou supondo, e apenas supondo, que provavelmente você está regando demais as Onze-Horas. Não esqueça que elas tem uma reserva de água nas folhas.

  8. Fábio…
    Depois que crescem você tira do substrato e coloca na terra adubada (adubo orgânico, ou de boi/cavalo)???
    Você deixa elas no sol? porquê 11 horas adora sol! Eu tenho umas lindas e só ficam no sol.. e recebem água de manhã e de noite, bem de leve.
    Att
    Naiara

  9. Naira eu moro em cuiabá, tenho 70 anos e para passar o tempo e ganhar alguns reais, eu produzo vazos de onze-horas. Tenho 4 variedades, todas simples, menos uma que é vermelha (dobrada), parece um cravo. Eu capricho nos meus vazos, todos apreciam o meu trabalho. Então lendo o seu comentário, pensei, talvez eu consiga mais algumas variedade, para aumentar a variedade dos meus vazos. Com vc. o outra pessoa que venha a ler esta minha soliciotração. Desde já fico muito grato e torcendo por alguma novidade positiva. Meu end. wilsonmsp@hotmail.com. Saúde e prosperidade.

  10. Olá Ma, desconheço se existem técnicas específicas para o plantio de variadas cores. O que fiz para ter um vaso com todas as cores disponíveis de Onze Horas foi comprar uma embalagem de sementes de cores sortidas. Mas pode ser que apareça alguém e nos conte algo que não sabemos. Esperemos por isso.

  11. oi td vc! fala vc flor de onze horas mais bonitas na flores. Vc vender semente flor onze horas quero td semente mais cores lindas! Quanta preço semente flor eu quero barato uma pacote.
    Muito Obrigado!

  12. ola Savio, infelizmente não tenho nem mudas nem sementes de onze horas para vendas. Não faço comercialização das plantas, apenas escrevo sobre plantas que gosto. Sugiro uma busca em lojas virtuais que vendam sementes de flores. Com certeza encontrará facilmente esta planta.

  13. Oi Td Bem Vc! queria fala você vender sua loja tudo semente de flor. Flor de onze horas que tantos mais diferente de cores espécie. E eu perguntar semente quanta no mês planta de agora no mês no outra dia mês. Pode em casa na terra ou loja vai compra terra comum e húmus de minhoca e pó.
    Você tem sua loja vender; semente flor de onze horas, eu quero mais linda! Flor de onze horas mais diferente colorida. Você boa serviço trabalho ser cuidar jardim! Mandar pra mim e-mail = saviocruzeiro@terra.com.br
    Muito Obrigado!

  14. Sávio como já disse não vendo, não tenho loja, não comercializo. Apenas escrevo, só escrevo, fico na parte de escrever sobre coisas que gosto. Não vendo, não tenho mudas, não tenho sementes. Só escrevo, apenas escrevo.

  15. OLÁ MEU NOME É MARIO VIANA, DE JOINVILLE SC.

    ADORO ESTA FLOR CHAMADA 11 horas, PRECISO DE MUDAS E SEMENTES DESTA FLOR. COMO FAÇO PRA CONCEQUIR ,TAMBEM MUDAS DESTA PUBLICAÇÃO AI FIQUEI FACINADO. TAMBEM PRECISO DE DICAS SOBRE ENCHERTOS DE ONZE HORAS, OBRIGADO.

    MSN & IMAIL – vianajones@hotmail.com.

  16. Olá, muito recentemente (o mês passado) é que descobri estas maravilhosas flores. Experimentei plantar uma muda numa floreira. Já tem flores. São lindíssimas! Dobradas e vermelhas.
    Assim que a vi fiquei deslumbrada com a sua beleza, pelo que pedi logo um pézinho. Depois, fui tentar saber através de imagens das flores, como se chamava e descobrir mais sobre a mesma. Foi na net que consegui.
    Dou-lhe os meus Parabéns pela forma como fala das “onze horas”. O artigo está muito completo e fiquei esclarecida. Percebe-se que tem um carinho especial por esta flor. Adorei!

  17. Olá!
    Eu tenho onze-horas plantadas há muito tempo. Mas ao contrário do que você disse, elas não vivem apenas um ano, mas são perenes, pois crescem o tempo todo, produzindo novos ramos. E também as flores, duram vários dias. As mesmas flores às abrem e fecham por vários dias seguidos. Não sei se é o mesmo tipo da que você falou. Ela se propaga facilmente. Eu comecei com um único “cabinho”, e em pouco tempo já estava com mais de 3 jardineiras grandes lotadas.
    Só que é necessário podar um pouco, senão elas sufocam.
    Abraços.

  18. Olá! boa noite.
    Moro no sertão do Rio Grande do Norte, mais precisamente em Mossoró, e tanto aqui, sertão litorâneo, quanto mais para o interior deste estado e da Parapiba, onde não temos estação fria, há muitas destas plantinhas, principalmente em cemitérios e canteiros de residências. Aqui elas duram anos, não morrem depois de um ano de vida. E estão sempre floridas, quando não estão sob alguma sombra. Quando são esquecidas e não irrigadas a folhas ficam miudinhas e arroxeadas e a planta repleta de flores. Ah, ia esquecendo, as galinhas adoram comê-las.

  19. existem lojas virtuais na internet onde se pode conseguir mudas. Mas recomendo buscar por mudas. As sementes demoram a ser tornar pezinhos floridos, assim como nem sempre a germinação é boa.

  20. olá, sobre a dúvida que vc tem posso tirá-la, pois moro no norte do estado do Pará e aqui é quente o ano todo, então, as flores ficam durante o ano todo, tenho as originais em casa, sao minhas preferidas

  21. gastaria de colecionar flores das onze horas no meu jardim gostaria de algumas dicas amei muito este site beijos Lelia de Abreu mato grosso

  22. Em qualquer loja de jardinagem na época da floração pode-se encontrar mudas das mais diversas cores e tipos. Caso não encontre, sempre há a opção de comprar as sementes, demoram mais mas vc tem a oportunidade de acompanhar o crescimento da planta desde o princípio.

  23. Oi…
    Moro na região Norte do Brasil, estado do Tocantins, onde cultivo algumas onze horas e as mesmas não morrem, talvez porque aqui não faz frio… São Lindas e apenas nos meses de julho e agosto que ficam um pouco feias, sem flores, mas no restante do ano florescem sempre… e no quintal sempre nasce bastante, devido às sementes que caem dos vasos.

  24. Olá, eu moro no Rio de Janeiro e tenho aqui essas onze horas rosa dobrada, e aqui elas não tem ciclo anual não, mas tem um problema, elas crescem demais, e como nunca morrem acabo tendo que poda-las de vez em quando, mas ficam lindas, e parecem adorar o sol forte, antes das nove da manhã já estão abertas

  25. Lembro-me bem das de minha mãe no Nordeste do Brasil, onde não há, al menos na forma como há em São Paulo, algo para se chamar de inver. Lembro bem que tínhamos as onze horas todo tempo, durante toda a infância. Ao vê-las relembro momentos felizes no jardim de minha mãe.

  26. Olá Neide, tem 11 horas em várias cores, das dobradas (cheias de pétalas) e das simples. Desconheço alguma técnica para mudar suas cores, só para misturá-las mesmo. Mas procure 11 horas dobradas amarelas pois elas existem e são lindíssimas.

  27. Muito bom o artigo. Adoro esta flor, más recebi uma informação que não sei se é verdade.
    Me disseram que ela mata outras plantas que estão por perto como rosas e outras é verdade.

  28. Olá! Muito bom o texto. VC disse: “agora, se tiver interesse na produção de sementes, é adequado não mexer nas flores mesmo que já estejam secas, pois ao arrancar a flor seca pode-se arrancar o fruto que se forma abaixo dela e perder as sementes”. Como fazer pra retirar as sementes? Tenho interesse pra fazer o replantio. Obg

  29. Olá, gostei muito do post.
    Tenho onze-horas em diversos vasos em meu jardim, apenas na cor rosa-escuro, bem intensa.
    Em breve espero aumentar a minha coleção.
    Elas são delicadas, elegantes e fascinantes.
    Ganhei uma mudinha de uma amiga, a qual me disse que seria uma variedade de onze-horas, na cor amarela, mas acho que ela se enganou, pois a planta tem folhas achatadas e a flor, embora bonita, é miudinha. Penso que é uma beldroega.
    Moro no nordeste do Brasil e, aqui, como não temos inverno, só meses com algumas chuvas, as onze-horas florescem o ano todo.
    Parabéns pelo blog. Voltarei sempre!!!!

  30. Olá, gostaria de parabeniza-la pelo post, a algum tempo atrás li está post e agora depois de muito tempo o achei de novo!
    Bom como indicação Pra todos no Facebook temos um grupo chamado CANTINHO DAS ONZE HORAS, todos são bem vindos lá!
    Tenho onze horas aqui em casa, porém de tempo em tempo elas morrem, pra não sei como fazer as mudas novas, então sempre tenho que ir na feira e comprar (e compro logo de caixa) kkkk, se puderem me dar uma dica de como fazer o replantio.
    Desde já agradeço!

  31. As sementes germinam com muita facilidade. Coloquei algumas em uma floreira para teste. O local era muito seco e nada vai pra frente na floreira. 3 anos depois as sementes que caíram na terra germinaram. Estou com várias mudinhas na floreira.

  32. Ela se reproduzem fácil. É só cortar um pedacinho e enfiar na terra elas já nascem e você nem percebe quando a velha morre. Podar as plantas e aproveitar as estacas é a melhor solução tanto para a planta velha que revitaliza, quanto a muda nova que vai nascer.

  33. Moro no nordeste brasileiro(Maranhão) aqui o clima megatérmico (quente o ano inteiro) elas são perenes, porém requerem cuidados maiores quanto a adubação. Algumas variações não abrem as flores todos os dias…As de minha casa somente as amarelas e rosas abrem todos os dias, tenho que descobrir este mistério mas creio eu que esteja relacionado ao clima.

Deixe um comentário

