Queijadas de Vila Franca do Campo


Hoje a queijada é de uma vila portuguesa chamada Vila Franca do Campo, que fica na Ilha de São Miguel, nos Açores. Esta localidade foi a primeira capital desta ilha, depois da chegada dos portugueses aos Açores. Tem um considerável patrimônio arqueológico datado principalmente do século XVI, fora as belas paisagens.

Mas tem também uma queijada muito peculiar, que começou a ser fabricada pela confeitaria do Convento de Santo André, que foi erguido no século XVI praticamente no centro desta localidade. Hoje em dia, não é mais fabricada pela confeitaria do Convento, mas por duas famílias que guardam a receita original em segredo absoluto. Diga-se de passagem aqui em Portugal tem muito disto: doces que tem uma receita ou um ingrediente secreto. Tenho minhas dúvidas se são secretas estas receitas ou se é só para dar um charme ao doce.

Porém, caçando pela net, achamos uma possível receita destas Queijadas de Vila Franca do Campo, que também são chamadas de Queijadas da Vila. Se é a receita original que foi surrupiada por alguém não sei, mas fica aqui pela curiosidade de uma queijadinha tão diferente das nossas brasileiras. Mas já avisamos, esta é trabalhosa.

______________________________________________________________________________________________

QUEIJADAS DE VILA FRANCA DO CAMPO

(adaptada de Doces Regionais)

Ingredientes:

000080hbMassa:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1/2 colher (sopa) de banha de porco
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 pitada de sal
água morna o suficiente
Recheio:
2 litros de leite
8 gotas de coalho líquido (ou como indicar a embalagem)
6 gemas
1 clara
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha
Ingrediente extra:
açúcar de confeiteiro para polvilhar as queijadas

__________

Modo de Preparo:

Recheio:

O recheio deve começar a ser feito na véspera. Amorne o leite e junte o coalho nas proporções indicadas na embalagem. Cubra e deixe a mistura descansar. Com o auxílio de um pano, retire a massa e esprema para sair o soro. Faça isto até obter uma massa seca.

Passe esta massa para uma tigela e amasse até ficar bem fina. Junte as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha. Quando a mistura estiver homogênea, leve ao fogo até que ferva, no fogo baixo. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e passe em uam peneira fina. Guarde na geladeira.

Massa:

Misture todos os ingredientes, acrescentando um pouco de água morna até que fique em um ponto que possa ser esticada. Cubra com um pano e deixe descansar por uma meia hora. Enfarinhe uma superfície lisa e estenda a massa com um rolo. Após aberta a massa, corte círculos de cerca de 12 cm de diâmetro. Deixe estes círculos sobre a mesa por alguns minutos, descobertos. Unte forminhas de empadinha e reserve. Coloque um pouco do recheio no centro de cada círculo, puxando as beiradas do círculo da massa formando uma trouxinha. Coloque estas trouxinhas nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, até que fiquem morenas. Deixe esfriar e desenforme. Disponha as queijadas em uma travessa e polvilhe-as com muito açúcar de confeiteiro. Após polvilhadas coloque-as em forminhas de papel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s