Panquecas do Feio


Já faz muito tempo que era para ter deixado esta receita aqui. As famosas Panquecas do Feio só tem Feio no nome, já que nem perto da cozinha ele chega para fazê-las, nem mesmo ajuda a fazê-las. Mas diz o dito cujo que é o que eu faço de melhor. Mas sabe como é, isto é uma questão de gosto!

Sem mas delongas vamos à receita.

______________________________________________________________________________________________

PANQUECAS DO FEIO

Ingredientes:

panquecas00Massa:

12 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
sal à gosto
__

Molho de Tomate:

1 lata de polpa de tomate
1 cebola média picada em cubos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 pimentão verde cortado em cubos
azeite à gosto
100 g de bacon em cubos
1 colher (sopa) de leite ou 1 colher (sopa) de açúcar
sal à gosto
manjericão à gosto
__

Molho Branco:

4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
leite o suficiente
sal à gosto
pimenta-do-reino branca à gosto
__

Recheio:

300 g de queijo mussarela fatiado
300 g de presunto fatiado
__

Outros ingredientes:

100 g de queijo mussarela ralado

__________

Modo de Preparo:

Massa:

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até que a mistura esteja homogênea. Em uma panquequeira ou frigideira baixa, frite porções da massa em muito pouco óleo, só umas gotinhas. Não é necessário colocar óleo na frigideira a cada panqueca que for fritar. As panquecas devem ficar o mais finas possível. Reserve.

Molho de Tomate:

Em uma panela, coloque o bacon picado, deixe dourar um pouco e junte um fio de azeite e a cebola. Assim que a cebola estiver transparente, junte os pimentões picados, mexendo sem parar até que fiquem moles. Coloque a polpa de tomate, e o leite ou açúcar. O leite ou o açúcar servem para tirar a acidez do tomate, dando ao molho um sabor mais suave. Tempere com sal e manjericão à gosto. Reserve.

Molho Branco:

Em uma panela derreta a manteiga. Junte a farinha aos poucos, mexendo sem parar até que incorpore toda a manteiga à farinha. Junte leite aos poucos, até que adquira uma consistência cremosa. Desligue e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem:

Em uma travessa que possa ir ao forno espalhe uma fina camada de molho de tomate. Pegue as panquecas reservadas e coloque sobre cada uma, uma fatia de queijo e uma fatia de presunto, acrescentando uma colherzinha rasa de molho de tomate só para dar uma molhadinha. Enrole e coloque na travessa. Assim que completar a travessa com panquecas, cubra com molho de tomate. Caso o tamanho da travessa dê duas camadas de panquecas enroladas, repita o processo, sempre colocando molho de tomate sobre as panquecas. Por cima coloque o molho branco, apenas o suficiente para formar uma camada fina na superfície. Por cima de tudo coloque o queijo ralado. Leve ao forno até que o queijo derreta e doure. Sirva a seguir.

______________________________________________________________________________________________

Como é trabalhoso fazer o monte de panquecas que tenho que fazer para suprir o desejo desenfreado de panquecas de meu companheiro, costumo fazer como prato único. Caso queira fazer uma quantidade menor de panquecas, pode servi-las como acompanhamento de carnes, com batatas cozidas ou arroz branco, nunca acompanhando outras massas ou comidas com molho, a não ser que as faça sem molho.

Naturalmente, para dar menos trabalho, pode ficar à vontade de fazer estas panquecas com molho de tomate e molho branco comprados prontos. Já fiz isto muitas vezes.

A quantidade de queijo e presunto fatiados pode variar, depende da grossura das fatias, e de seu gosto claro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s