Queijadas de Sintra


Antes de mais nada, receita portuguesa é tudo na base das gramas, não tem aquela história de “1 xícara de”, ou “1 colher de”. Sem contar que a quantidade de ovos é consideravelmente maior do que em receita brasileira equivalente, e em algumas são só as gemas, em número astronômico. Outro detalhe importante em relação às queijadinhas portuguesas especificamente é que, não levam o côco ralado tradicional e indispensável das queijadinhas brasileiras, e nem todas levam queijo. Podemos dizer (numa suposição pessoal) que o nome queijadinha deve-se mais à consistência e aparência final do doce do que pela presença de queijo na receita, visto que lembram certos queijos que há por aqui. Mas também pode ser pelo fato das versões mais antigas levarem queijo, ao contrário de versões mais recentes.

As queijadinhas mais antigas, ao que parece, seriam as de amêndoas. Estas queijadinhas de amêndoas são as que tem um aspecto mais semelhante às queijadinhas brasileiras, devido a conterem amêndoas em lâminas ou picadas em algumas versões das receitas, dando uam certa crocância. Mas há outras queijadinhas tão antigas quanto a História deste país, sendo uma delas as queijadinhas de Sintra, citadas em documentos do século XIII. Também podem ser chamadas aqui em Portugal de queijadas. Por esta razão, para diferenciá-las das queijadinhas brasileiras, que ainda apresentaremos aqui, vamos chamá-las de queijadas. Daremos algumas receitas de queijadas com denominação de origem, quer dizer, são típicas de um determinado lugar, levando o nome do lugar no próprio nome do doce. Ir a estes lugares e não provar suas queijadas chega a ser um pecado. Num geral, em qualquer lugar em Portugal pode-se encontrar queijadas, já que os portugueses parecem ser viciados nestes docinhos – e com razão, são ótimos.

Apenas por curiosidade, há queijadinhas aqui, que levam côco, que são chamadas de Queijadas Brasileiras, já que este é o ingrediente que basicamente diferencia nossas queijadinhas das portuguesas.

Para ajudar a solucionar o problema apresentado acima, o das medidas dos ingredientes das receitas, deixamos o link de um site onde se pode encontrar a equivalência de gramas por xícaras ou colheres, de alguns ingredientes mais comuns. O site chama-se TutoMania, e tem uma tabelinha bem útil de Conversão de Medidas para Receitas.

Vamos então para nossa primeira Queijada da lista, que será grande. Mas já aviso, esta eu nunca fiz pessoalmente, só provei.

____________________________________________________________________________________________

QUEIJADAS DE SINTRA (1)

(adaptada de Elvira’s Bristot)

queijadassintraIngredientes:

Massa:
350 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
75 g de manteiga em cubos
1 ovo inteiro
1/2 xícara (chá) de água
Recheio:
500 g de queijo fresco
1 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
raspas da casca de 1/2 limão
1 pitada de canela em pó
8 gemas
80 g de manteiga derretida

__________

Modo de Preparo:

Massa:

Misture a farinha com o sal e a manteiga. Amasse com a ponta dos dedos e jute o ovo e a água. Amasse até a massa ficar bem homogênea. Estenda a massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada. Corte 12 círculos na massa. Forre com estes círculos forminhas (daquelas de empadinhas) apenas levemente molhadas com água. Não deixe a massa muito grossa nas forminhas (preste atenção na grossura da massa na foto das queijadas). Caso sobre massa, corte as sobras acima das forminhas, volte a amassar e faça mais queijadas. Reserve.

Recheio:

Desmanche o queijo com um garfo até virar uma pasta (ou bata no liquidificador). Em uma tigela funda junte o açúcar ao queijo, o sal, as raspas de limão e a canela. Junte as gemas previamente batidas e sem a pele que as envolve. Acrescente também a manteiga derretida. Misture muito bem até que fique uma mistura homogênea.

Coloque este creme do recheio na massa previamente estendida nas forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 190º, por cerca de 30 minutos. Assim que estiverem prontas deixe-as amornar, para só depois desenformar e colocá-las em forminhas de papel caso queira. Sirva-as mornas ou frias.

Rendimento: cerca de 12 unidades.

______________________________________________________________________________________________

(1) Sintra – Vila portuguesa, localizada no Distrito de Lisboa, com um belíssimo patrimônio histórico.

Queijadas de Sintra

Pasteis de nata e queijadas são a minha perdição…! No outro dia, tentei realizar queijadas de Sintra em casa e saíram muito bem. Os meus bolinhos ficaram mesmo parecidos com os das pastelarias.

Ingredientes para 12 unidades

Massa

– 350 g de farinha
– 1 pitada de sal fino
– 75 g de manteiga
– 1 ovo
– 1,2 dl de água

Recheio

– 4 queijinhos frescos
– 1,5 colheres (sopa) de farinha
– 160 g de açúcar
– 1 pitada de sal fino
– raspa de 1/2 limão
– 1 colher (café) de canela em pó
– 8 gemas
– 80 g de manteiga derretida

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Preparar a massa : misturar a farinha com o sal e a manteiga cortada em pedacinhos. Amassar, esfregando com a ponta dos dedos. Juntar o ovo e a água. Voltar a amassar.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada ligeiramente polvilhada com farinha. Recortar 12 círculos na massa. Forrar forminhas salpicadas com água com os círculos de massa. Reservar.

Passar os queijinhos por um passador de rede fina, pressionando com os dedos. Transferir para uma tigela funda e incorporar o açúcar, o sal, a raspa de limão e a canela. Juntar as gemas e a manteiga derretida. Misturar muito bem até os ingredientes ficarem ligados.

Distribuir o creme pelas forminhas. Levar a cozer no forno – a 190ºC – por 25-30 minutos.

Deixar amornar e desenformar. Servir as queijadas levemente mornas ou frias.

http://elvirabistrot.blogspot.com/2006/08/queijadas-de-sintra.html

Anúncios

2 opiniões sobre “Queijadas de Sintra

  1. Olá! Gostaria de saber qual o tipo de queijo utilizado na receita. Diz apenas “queijo fresco”, mas aqui no Brasil não sei identificar qual é. Muito obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s