A Muralha


amuralhaEsta foi a mais bela mini-série que já vi na vida. Ao menos até agora. Mas como paulista sou suspeita para falar. Acrescento apenas que só a abertura já me deixou de boca aberta. Para quem não conhece a mini-série é mais uma produção da Rede Globo, escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari. A direção é de Denise Saraceni, baseado em um romance com o mesmo nome, de Dinah Silveira de Queiróz. Foi exibida no ano 2000 em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

A história gira em torno da vida de três mulheres que no século XVII chegam a São Paulo, tendo como desafio inicial atravessar a Muralha. A Muralha do título é a Serra do Mar, que separa o litoral paulista da atual cidade de São Paulo.

A São Paulo do século XVII, vivia das atividades desenvolvidas pelos bandeirantes, o apresamento de índios e a busca por riquezas minerais. Havia uma intensa disputa por territórios e riquezas, entre os locais e os forasteiros recém-chegados de Portugal e outras partes do mundo.

O bandeirante Dom Braz Olinto (Mauro Mendonça) é o patriarca de uma família que vive na fazenda Lagoa Serena, mesmo às portas da vila de São Paulo. Dom Braz vive principalmente de caçar e vender indígenas como mão de obra escrava. Mas o filho de Dom Braz, Tiago Olinto (Leonardo Brício) tem outros sonhos, quer encontrar ouro. Junto a estes dois bandeirantes, também está Afonso Góis (Celso Frateschi), genro de Dom Braz, casado com Basília (Deborah Evelyn), que sonha em reencontrar o filho desaparecido em uma expedição. Além desses personagens, este núcleo familiar é composto por outros personagens, entre eles, Mãe Cândida (Vera Holtz), a esposa de Dom Braz, que cuida da família e da fazenda na ausência dos homens. A sobrinha de Dom Braz, Isabel (Alessandra Negrini), é a única mulher a enfrentar as matas e as batalhas junto aos homens. Apaixonada por Tiago, sofre por não concretizar este amor, ainda mais depois da chegada de Beatriz (Leandra Leal), vinda de Portugal para casar com Tiago.

Alguns dos personagens de A Muralha.

Alguns dos personagens de A Muralha. No alto à esquerda, Dom Jerônimo e Ana, à direita Beatriz, no centro à esquerda Tiago, logo abaixo Isabel, e á direita padre Miguel.

Junto com Beatriz, chegam Ana (Letícia Sabatella) e a prostituta Antônia (Claudia Ohana), assim como padre Miguel (Matheus Nachtergaele). Ana é cristã-nova que chega ao Brasil para cumprir a promessa de casar com Dom Jerônimo (Tarcísio Meira), um rico comerciante inimigo de Dom Braz. Ana foi prometida a Dom Jerônimo pelo pai, que escapou da fogueira da Inquisição por intervenção de Dom Jerônimo. Dom Jerônimo é o grande vilão da história, sintetizando toda a hipocrisia da época, tornando a vida de Ana insuportável.

Antônia, a prostituta sonhadora, vem ao Brasil atrás de um bom casamento, pois sabia que não havia muitas mulheres brancas no Brasil da época. Antônia acaba por desempenhar vários papéis na vila, levando recados, ajudando Beatriz a conquistar o marido, e cai nas graças do Mestre Davidão (Pedro Paulo Rangel).

Com um grandioso elenco dos melhores atores brasileiros, e este pano de fundo inicial para o desenrolar da história, esta história se desenvolveu por 50 capítulos, sendo exibida entre 4 de janeiro e 31 de março de 2000. Antes do lançamento da mini-série, esta trama escrita por Dinah Silveira de Queiroz, já fora adaptada para a televisão, em 1969, sendo novela transmitida pela extinta TV Excelsior. Foi a primeira mini-série a ser lançada em DVD, no ano de 2002, mas infelizmente, na versão em DVD tem partes cortadas.

Caso seja partidário da internet livre há vários sites onde se pode encontrar a mini-série para baixar (na versão do DVD), como aqui. Fique com a abertura desta maravilhosa mini-série global, e parte do primeiro capítulo.

______________________________________________________________________________________________

Anúncios

2 opiniões sobre “A Muralha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s