Empadinhas de Frango


Sábado fizemos uma festa junina aqui na Tugalândia. Resolvi que levaria umas empadinhas de frango. O detalhe é que nunca tinha feito empadinha na vida. O pessoal todo que foi à festa foram minhas “cobaias”. Apesar de alguns pequenos defeitos foram aprovadas, já que a última empadinha quase foi disputada no tapa! Tive que dizer que podia levar a empadinha sim, pois eu tinha feito, e em casa tinha mais!

Deixo então a receita das empadinhas de frango para as que quiserem arriscar. As “cobaias” acrescentaram algumas coisinhas sobre a empadinha que vou colocar ao final da receita para que não cometam os mesmos pequenos erros que cometi.

______________________________________________________________________________________________

EMPADINHAS DE FRANGO

Minhas empadinhas de frango fotografadas por uma das "cobaias" (foto de Nicole Coelho Viana)

Minhas empadinhas fotografadas por uma das "cobaias" (Nicole Coelho Viana)

Ingredientes:

Massa:
600 g de farinha de trigo
300 g de margarina
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) de sal bem cheia
Recheio:
1 peito de frango grande, cozido, temperado e desfiado
2 colheres (sopa) de óleo
1 lata de milho verde
1 lata de aspargos brancos ou palmito
4 dentes de alho picados ou ralados
1 cebola média picada ou ralada
caldo do cozimento do peito de frango
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sopa) de massa de pimentão (para quem está em Portugal)
sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha à gosto
farinha o suficiente para dar consistência
Ingrediente extra:
1 gema de ovo para pincelar
água para deixar a gema mais líquida
_________

Modo de Preparo:

Recheio:

Cozinhe o peito de frango em água e sal. Quando ao espetá-lo com um garfo começar a desfazer-se está no ponto. Transfira o peito de frango para uma tigela, mas não jogue fora a água do cozimento. Em tigela à parte, desfie com um garfo o peito de frango até ficar bem desfiadinho. Em uma panela, coloque o óleo e doure a cebola e o alho, acrescente o peito de frango, todos os demais temperos e um pouco da água do cozimento do peito de frango. Confira o tempero e, se necessário acrescente mais do que achar que falta. Por último acrescente farinha aos poucos até que vire uma mistura cremosa. Reserve.

Massa:

Misture a farinha com a manteiga até virar uma farofa grossa. Acrescente os ovos previamente batidos e tempere com o sal. Mexa bem a massa até que fique homogênea. Separe a massa em pequenas porções para fazer a base das empadinhas. Espalhe a massa nas forminhas para empada, com cuidado para que fiquem finas, mas não muito, e uniformes. Assim que espalhar a massa por toda a forminha, passe uma faca na borda para nivelar a empadinha. Coloque em cada forminha um pedaço de aspargo ou fatias de palmito. Com o auxílio de uma colher coloque porções do recheio dentro das forminhas com massa. Aperte levemente. Agora para fechar as empadinhas abra em uma superfície lisa porções de massa. Se preferir use um rolo. Elas devem ficar mais finas que a camada de massa colocada nas forminhas. Coloque a porção de massa sobre a empadinha recheada, aperte bem e tire os excessos de massa. Em seguida pincele com a gema de ovo misturada com um pouco de água. Aqueça o forno em temperatura média. Leve as empadinhas para assar em forno medio, até que fiquem bronzeadas, mas não muito. Assim que estiverem mornas, desenforme e coloque uma a uma em forminhas de papel.

Rendimento: cerca de 30 empadinhas.

______________________________________________________________________________________________

Como foram minhas primeiras empadinhas cometi alguns pequenos errinhos. Quando ainda quentes, algumas tampinhas se soltaram, mas após amornar voltaram a colar-se. Mas creio que devo aprimorar ainda a técnica de “tampamento de empadinhas”. A massa não ficou quebradiça, como me chamou a atenção uma de minhas “cobaias”. Quanto ao recheio não houve nenhuma observação a acrescentar. Claro que o tradicional é sempre colocar azeitonas, mas me esqueci de comprá-las. Voltando à massa, algumas ficaram com o fundo um pouco grosso, então na hora de espalhar a massa na forminha muita atenção ao fundo, começando do fundo e puxando a massa para as laterais, para evitar que fique muito grossa embaixo. No mais parece que minhas “cobaias” aprovaram.

Anúncios

2 opiniões sobre “Empadinhas de Frango

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s