Esparregado de Espinafre


Se isto existe no Brasil eu nem faço idéia. Só sei que encontrei por aqui em Portugal, gostei e não deixei mais de comer. O esparregado pode ser feito com vários tipos de hortaliças, mas o mais comum de se encontrar por aí é com espinafre.

Dizem que o nome esparregado vem de espargo (é que em Portugal aspargo chama-se espargo), pois a receita original seria uma espécie de cozido de aspargos verdes. Dos aspargos passou-se aos espinafres, nabiças, vagens, couve, etc. Ah, no português do Brasil nabiça é nabiça mesmo, é que nós só costumamos comer os nabos, e jogar as folhas fora. Não joguem mais fora, façam esparregado. Aqui na Tugalândia as folhas também se come e não apenas em esparregado. É bom!

Mas vamos ao esparregado de espinafre.

______________________________________________________________________________________________

ESPARREGADO DE ESPINAFRE

esparregadoIngredientes:

1 maço de espinafre
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colhres (sopa) de farinha de trigo ou maisena
leite o suficiente
sal à gosto
pimenta-do-reino à gosto
noz moscada à gosto

__________

Modo de Preparo:

Cozinhe as folhas de espinafre na própria água. Não precisa acrescentar água na panela, pois conforme o espinafre vai cozinhando solta bastante água. Na prática ele vai apenas murchar. Assim que estiver bem molinho, escorra a água. Num liquidificador ou varinha mágica bata o espinafre já frio, até virar um purê. Reserve.

Faça o molho branco. Em uma panela coloque a manteiga e deixe derreter, acrescente a farinha ou maisena. Mexa até que a farinha absorva toda a manteiga. Adicione leite aos poucos, até que o molho fique na consistência desejada – de preferência nem muito líquido nem muito duro. Não esqueça que, enquanto estiver quente, a consistência é mais líquida do que quando esfriar. Baixe o fogo ao mínimo.

Junte o espinafre misturando muito bem até ficar uma mistura homogênea. Tempere com sal, pimenta e noz moscada à gosto. Se quiser deixe engrossar um pouco mais. Sirva acompanhando carnes.

______________________________________________________________________________________________

Você tanto pode triturar o espinafre até transformá-lo em purê ou pode só picá-lo, fica a seu gosto. Há quem faça com azeite ao invés de manteiga (ou margarina), dando uma refogada no espinafre antes e misturando a farinha só depois. Veja uma variação da receita em Cocktail de Receitas (de onde peguei a foto emprestada).

Como sou uma cozinheira preguiçosa adepta de pré-cozidos, congelados, pré-fritos, etc, às vezes faço meu esparregado com espinafre congelado que pode ser encontrado em qualquer mercado por aqui em Portugal.

Pra quem quiser poupar trabalho, outra dica da cozinheira preguiçosa. Ao invés de fazer o molho branco, compre pronto e só misture o espinafre cozido e triturado. Fica bom do mesmo jeito.

Tá em Portugal? Existe esparregado congelado pra comprar em qualquer mercado! Mas apesar de preguiçosa, prefiro fazer o meu! Ainda tenho salvação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s