Mapas do Brasil segundo…


Procurando mapas sérios do Brasil acabei achando blogs e mais blogs com mapas originais do Brasil. Vou deixar alguns aqui para que vocês vejam a inventividade desta nossa gente brasileira! Diga-se de passagem estes mapas são reveladores sobre como nos vemos e aos nossos conterrâneos.

Mapa do Brasil segundo… eu e meus conterrâneos mais chegados.paulistas

Esta é uma versão. Agora a outra.

1-mapa-brasil-paulista-oow

Agora, Mapa do Brasil segundo os gaúchos.

benderblog-mapa-do-brasil1

Agora é a vez dos Paranaenses!

BrasilEsta versão também é boa! Artisticamente tosca, mas boa.

mapa_brasil00Tem mais esta ainda.

mapa_do_brasil

Os cariocas também tem uma visão do Brasil, claro.

cariocas

E tem a visão dos nordestinos, em conjunto.

image003

____________________________________________________________________________________________

Queria deixar meu agradecimento ao povo brasileiro por ser tão criativo. Nós conseguimos rir da nossa própria desgraça. E pra mim não tem coisa melhor! hahahahaha

Em outra oportunidade colocamos mais mapinhas destes aqui. Tem mais!

Todos estes mapas foram retirados de outros blogs pela internet afora (alguns tem a referência junto ao mapa). Desculpem ai não citar um por um dos blogs.

18 opiniões sobre “Mapas do Brasil segundo…

  1. Cuando llegado acá no lo comprendia por qué la división del Brasil fuera tan cambiada por los propios brasileños y, por delante de mi presencia hago hecho una revelación muy important: los brasileños no lo estudian su pais y su nación! Estos elementos de la cartografia hablan por si mismos…

  2. Oi William. Não sei não, mas acho que ou você está esquecendo o espanhol aí em São Paulo, ou não sabe espanhol o suficiente para se passar por gringo. Tem tantos erros no que escreveu que estou até duvidando que seja mesmo alguém que tenha o espanhol como língua mãe.
    E caso você não tenha tido a capacidade de perceber, este post é uma piada, uma brincadeira, ou seja, em espanhol seria um chiste, broma, etc., não sendo mapas sérios do Brasil. Leu a introdução do post?
    Mas obrigada pela visita assim mesmo.

  3. Eu acho que essas brincadeiras por mais que sejam divertidas e engraças as pessoas acabam levando a serio e se sentem ofendidas….
    então galera que faz os mapas valeu a brincadeira mais vamos colocar limites né….

  4. Eu concordo que deve-se ter limites com brincadeiras para que não sejam ofensivas, de mal gosto. Mas creio mais ainda que, acima de tudo, devemos ter maturidade emocional, auto-confiança, amor-próprio, para não nos ofendermos com as limitações que são evidentes em brincadeiras que utilizam juízos de valor.

  5. Adorei. Digo isso como professora de Geografia e de Cartografia em aprticular. Estes mapas representam os mapas na sua verdadeira natureza: metáforas de uma realidade. Brindadeiras? Sim. Mas expressam, escrachadamente as mentalidades reinantes. É isso que os mapas são: abstrações. Representações do imaginário individual e coletivo. Achei muito pertinente. Inclusive os utilizo nas aulas de cartografia e de análise regional para que os alunos interpretem os mapas como eles são, o que devem ser e o que realmente representam. Eu, particularmente adorei o mapa dos nordestinos. Concordo plenamente (rsrs)

  6. En respuesta a ese que parece un chino en su primera clase de español:
    juas juas juas… si eso es español yo soy rita la cantaora :)

    Eu acho engraçado esse negocio dos mapas fazendo brincadeira dos vizinhos, desde que seja com respeito e dentro dos limites. Como ja
    falou outra pessoa, quem recebe a piada tem que ter maturidade para
    se sentir por cima disso e nao se ofender.

    No meu caso, eu pareço ter origem paranaense com bandeira azul de estrelihas… mas… amigos paranaenses, este gringo nao se importa em passar por preguiçoso. Oi rapaz! um acarajé com vatapá e salada, uma skol bem gelada e quatro copos, por favor :).

  7. achei muito legal essa brincadeira.eu sou paranaense só achei uma pena não ter dado pra ver o mapa na visão do meu povo.mais o mapa na visão dos nordestinos é o mais engraçado de todos.

  8. muito bom !! viva SP !! faltou a versao de brasilia !! DF é a capital , sudeste e sul trouxas gerador de renda e impostos e o resto merda para angariar votos !!

    abcs

  9. O estado do Espirito Santo sem importância ??? Melhor , pois royalties do petróleo e sal é nosso, somos ricos, praia e montanhas lindas, temos o melhor porto e a capital com melhor índice de vida, melhor que vocês não saibam, kkkk, burricos!!!

  10. Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor… Magoar alguém é terrível!
    Chico Xavier
    Enquanto existir pessoas que se preocupa com as diferenças regionais a ponto de não entende-las, existira junto a esse triste fato o preconceito, cada região com sua identidade, não existe nem uma localidade superior a outra ou igual.

  11. Alessandro, obrigada pela visita. Mas arranja alguma coisa de útil pra fazer na vida, além de se fazer de vítima. Um pouco de maturidade emocional não faz mal a ninguém.

Deixe um comentário

