Bolo Mármore


O lindo bolo mármore, quando eu era criança, me despertava a curiosidade em saber porque as cores mudavam de lado. É que ao fazer o bolo a massa com chocolate muda de lugar com a massa que não leva chocolate. Até hoje não entendi bem porque isto acontece. Já experimentei fazer este bolo de várias maneiras, só para curtir a mudança de lugar das massas. Já fiz em camadas, colocando toda a massa com chocolate por baixo, para depois de assado vê-la por cima. Também coloquei as duas massas ao mesmo tempo, uma de cada lado da forma, para se misturarem sozinhas conforme a massa fosse caindo na forma. Já mexi com um garfo as massas só para ver os riscos bicolores no bolo pronto, ou mexi de formas diferentes com uma colher para formar desenhos bicolores pela massa. Cada bolo feito é único. Este bolo não é só para comer, é para observar, curtir. Comer é só o final do divertimento.

_____________________________________________________________________________________________

BOLO MÁRMORE

Ingredientes:

bolomarmore2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 gemas
3 claras em neve
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó para culinária

__________

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, bata as claras em neve. Junte todos os ingredientes menos o chocolate e as claras em neve. Bata tudo na batedeira até formar uma massa homogênea. Sem bater, apenas misturando delicadamente, acrescente as claras em neve. Separe a massa em duas porções iguais. Reserve uma parte. À outra acrescente o chocolate em pó. Em uma forma com furo no meio, untada e enfarinhada, coloque uma das massas, a que quiser colocar primeiro. Depois coloque a outra parte. Com um garfo, puxe pequenas porções da massa debaixo para cima. Não mexa, apenas puxe delicadamente. Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos ou até ficar assado.

_____________________________________________________________________________________________

Variações:

Se quiser fazer em forma de bolo inglês fica um lindo bolo. Também pode ser feito em forminhas individuais (daquelas de queijadinha ou empadinha), mas o tempo no forno será menor neste tipo de forma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s