Chamuças


Chamuças

Chamuças

Este post é dedicado à fazedora oficial de salgadinhos da família Ruiz: Luzia.

Estou em Portugal há uns 4 anos, mas só recentemente descobri esta iguaria. Numa festinha de confraternização de brasileiras, apareceu esta delícia. Quando disse que não conhecia as meninas se espantaram, e depois que provei também espantei-me que meu companheiro de guerra tenha tido a ousadia de não me apresentar esta maravilha. Depois de bombardeá-lo com minhas reclamações por nunca ter me apresentado à chamuça, ele me aparece em casa com um saquinho de papel com duas belas chamuças dentro. Quase tenho um… uma coisa de felicidade, pois desde a festinha procurava as benditas pelas redondezas e não encontrava. Dei-lhe um grande beijo de agradecimento e… tratei de comê-las.

Segundo as meninas que me apresentaram ao salgado, ele é de origem indiana, tendo ingressado na culinária lusitana quando os portugueses estiveram pela Índia (Goa, Damão e Diu). Pode ser encontrado em restaurantes de comida indiana – e em meio aos congelados dos hipermercados. Segundo meu companheiro pode ser encontrado em qualquer “tasca” (boteco).

Resolvi que iria fazer as minhas chamuças, em casa, sozinha, sem ajuda de ninguém. Mas para começar, tive que procurar uma receita. Depois de alguns segundos tinha uma lista de sites onde podia encontrar receitas das mais variadas de chamuças. Mas descobri que precisava de mais uma ajudinha: um dicionário. Em muitas delas aparecia um tempero que nunca tinha ouvido falar na minha vida, um tal de garam massala. Lá fui eu procurar o que era isto…

No final das contas apelei para o bom e velho caril (que continuo em dúvida se não seria a mesma coisa ou parente próximo do garam massala), que era o ingrediente usado em algumas das receitas que encontrei.

Acabei por escolher uma receita de massa bem simples: massa folhada comprada pronta. Dediquei-me então a preparar o delicioso recheio com todo amor e carinho sem recorrer a “comprados prontos”. Mas tinha que tomar cuidado ao acrescentar os temperos. Deveria ficar picante, ao estilo culinária baiana. O resultado foi a Chamuças a la Brasuca.

______________________________________________________________________________________________

CHAMUÇAS A LA BRASUCA

Ingredientes:

Massa:

1 kg de massa folhada comprada pronta

Recheio:

2 peitos de frango cozidos e desfiados
1 pimentão vermelho picado em quadradinhos bem pequenos
salsinha picada à gosto
óleo o suficiente
½ cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 colher (café) de caril (curry)
1 colher (café) de gengibre ralado
Molho de pimenta à gosto
Sal à gosto

__________

Modo de Preparo:

Recheio:

Cozinhar os peitos em água e sal. Assim que estiverem bem macios, retirar da água e desfiá-los. Em uma panela, coloque o óleo e frite a cebola e o alho só um pouquinho, junte o pimentão e o gengibre e deixe mais um pouco. Acrescente o frango desfiado e mexa até misturar bem aos demais ingredientes, tomando cuidado para não grudar na panela. Caso isto aconteça, coloque um pouco de água. Acrescente os demais temperos, menos a salsinha. Prove e confira se está com sal a gosto e suficientemente picante. Corrija o tempero se necessário. Retire do fogo e junte a salsinha, as azeitonas, os aspargos picados e o cream cheese. Deixe esfriar.

Massa:

Em uma superfície lisa, limpa e levemente enfarinhada, estenda a massa, até ficar quase tão fina como de pastel. Corte em triângulos. Coloque uma porção do recheio, feche dobrando e passando um pouco de água nas bordas, apertando levemente, dando um formato final de triângulo. Frite em óleo quente, mas não muito, e coloque sobre papel toalha por uns instantes para escorrer o excesso de óleo.

Sirva ainda quente.

____________________________________________________________________________________________

1) Confira se as bordas estão bem seladas para não se abrirem ao fritar.

2) A quantidade de chamuças vai depender da grossura da massa e do tamanho final que tiverem. As minhas ficaram com uns 8 cm de uma a outra ponta do triângulo.

3) Se o óleo estiver muito quente, elas acabam morenas demais por fora e o recheio pode não ficar quentinho. Então atenção para não exagerar na quentura para que as chamuças fritem por igual (por dentro e por fora).

____________________________________________________________________________________________

Tomei a liberdade de abrasileirar algumas das receitas que encontrei, apenas e somente, para facilitar a leitura de meus bravos conterrâneos tupiniquins. Mas deixo junto a cada uma o link para acessar a receita original, no português dos valorosos lusitanos. Cada um que leia no português que achar melhor! Mas atenção, não coloco aqui as receitas inteirinhas. Coloco uma receita com a massa – para quem quiser fazer a massa ao invés de usar uma comprada pronta – e alguns diferentes recheios.

Chamuças

(Roteiro Gastronómico de Portugal)

(receita completa)

Ingredientes:
Massa:
60 g de manteiga
250 g de farinha de trigo
Sal à gosto
Óleo o suficiente
Água o suficiente
Clara de ovo para pincelar
Recheio:
250 g de carne de frango cozida e desfiada
1 colher (café) de garam massala ou caril (curry)
1 cebola picada
1 ramo de hortelã picada
10 g de gengibre fresco ralado ou cortado em lâminas bem finas
1 dente de alho picado
Suco de limão
Sal à gosto
100 ml de óleo
Modo de Preparo:Recheio:

Em uma panela leve o óleo, a cebola e um dente de alho ao fogo. Deixe refogar até a cebola começar a dourar. Junte o garam massala, o gengibre e deixe refogar um pouco. Misture a este refogado a carne de frango desfiada. Tempere com sal, suco de limão e hortelã.

Massa:

Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e a manteiga, mexendo até que a farinha absorva toda a manteiga. Adicione água o suficiente para amassar até que a massa fique dura e maleável. Divida a massa em pequenas porções e forme bolinhas. Depois, com um rolo, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada. Forme círculos e corte-os ao meio.

No centro de cada meio círculo coloque uma colher (chá) de recheio. Pincele as bordas com clara de ovo, e dobre formando triângulos. Frite em óleo bem quente até ficarem douradas. Coloque sobre papel absorvente. Sirva a seguir.

Nota: O recheio pode ser substituído por outra carne qualquer, camarões ou legumes.

Chamuças de Camarão
(Saborosas)

(só o recheio)

Ingredientes:
Recheio:
2 cebolas pequenas picadas
250 g. de camarões cozidos, descascados e picados
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de açafrão
1 colher (café) de cominho em pó
Pimenta malagueta à gosto
2 folhas de hortelã picadas
1 colher (sobremesa) de coentro picado
1 colher (sobremesa) de salsinha picada
½ colher (café) de canela em pó
Modo de Preparo:Recheio:

Leve uma panela ao fogo com um pouco de azeite, a cebola e os dentes de alho. Quando a cebola ficar transparente, junte os camarões picados, o açafrão, o cominho, a hortelã, um pouco de pimenta malagueta, a salsinha e o coentro. Deixe refogar em fogo baixo até apurar bem. Retire do fogo e adicione a canela em pó.

Sugestão: Sirva a seguir, acompanhadas de uma salada e azeitonas.

Chamuças de Legumes com Molho de Iogurte

(Fula)

(recheio e molho)

Ingredientes:

Recheio:
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de garam masala
2 colheres (sopa) de caril
1 cebola
2 colheres (chá) de coentro
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de hortelã
Sal à gosto
250 g. de carne de vaca moída
Molho de Iogurte:
1 xícara (chá) de iogurte grego
4 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de óleo vegetal
2 coler (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de pepino ralado
Modo de Preparo:Recheio:

Aqueça o óleo vegetal numa frigideira, junte metade da cebola picada, o gengibre ralado e o alho picado. Deixe alourar, junte o caril, o sal e a carne de vaca. Mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo durante 10 a 15 minutos. Adicione um pouco de água, no caso de secar demais. Junte a este preparado o garam masala, as folhas de hortelã picadas e o coentro, mexa bem. Retire do fogo e deixe esfriar.

Molho de Iogurte:

Para o molho junte numa taça o óleo vegetal juntamente com o limão. Envolva com cuidado o iogurte e em seguida os dentes de alho e o pepino ralado e escorrido. Misture bem e sirva com as chamuças.

Rendimento: para 4 pessoas

Tempo de Preparo: 2 horas

(apesar do nome da receita ser com legumes, o recheio é com carne mesmo…)

Anúncios

2 opiniões sobre “Chamuças

  1. que delica ,mas porque o modo de preparo esta incompleto? eu por exemplo tive que acrescental qualquer coisa que eu axava que faltava. mas de qualquer forma estou grata pelas receitas.

  2. Foi dito:
    “Mas atenção, não coloco aqui as receitas inteirinhas. Coloco uma receita com a massa – para quem quiser fazer a massa ao invés de usar uma comprada pronta – e alguns diferentes recheios.”
    É por esta razão que não estão “completas”, porque a massa e seu preparo é a mesma para todas as demais receitas, diferenciando apenas o recheio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s