Stargate – a série


stargateStargate, a série, é derivada de um filme de mesmo nome de 1994, estrelado por Kurt Russell e James Spader. A série é uma seqüência do filme, mostrando as aventuras da SG-1, a Equipe Stargate, em suas viagens através do aparelho de transporte intergaláctico chamado Stargate – que dá nome à serie – que permite a esta equipe fazer viagens de uma para outra galáxia instantaneamente.

Esta equipe opera em uma base secreta do governo dos Estados Unidos, nas Montanhas Rochosas, sendo chamada a base de Comando Stargate (SGC).

Voltando à história que é inicialmente contada no filme, e depois desenvolvida na série, começamos a contar o que é o Stargate. O Stargate foi encontrado – no universo da série – nos anos 20 do século XX. Mas por mais de 60 anos ficou guardado em segredo pois ninguém sabia como coloca-lo em funcionamento. Até que um professor desacreditado, Dr. Daniel Jackson (Michael Shanks, na série) é contatado pelo governo para trabalhar na tentativa de por o Stargate em funcionamento. Assim que descobrem como utiliza-lo é formada uma equipe de exploração na qual o professor é integrante. E assim surge o personagem do Coronel Jack O’Neill (Richard Dean Anderson, na série) que chefia a equipe e não simpatiza em nada com o atrapalhado professor.

sg1Seguindo adiante e entrando na série, conhecemos mais dois personagens que irão integrar a equipe SG-1 na maior parte dos episódios: a tenente-coronel Samantha Carter (Amanda Tapping) e o alienígena Teal’c (Christopher Judge). Formada a equipe temos histórias e mais histórias de contatos com outros povos através do Stargate. Além do rico material antropológico acumulado por Daniel Jackson, a tenente-coronel adquire ou desenvolve novas tecnologias para defender o planeta terra e melhorar a vida dos humanos com as viagens no Stargate. Tudo isto recheado de inúmeras batalhas com os malévolos Goa’ulds, arquiinimigos – ao longo da maior parte da série – dos Tauri (humanos).

Por 10 temporadas (de 1997 a 2007) foram vividas inúmeras aventuras pelo SG-1. Foi a série de ficção científica que mais tempo durou. Em 2004 foi criada uma série derivada do Stargate SG-1, Stargate Atlantis.

A Stargate SG-1 foi produzida pela MGM e filmada no Canadá, sendo lançada na televisão no canal Showtime, seguindo depois da 6ª temporada no Sci Fi Channel. No Brasil foi transmitida pela MGM, em parte, e depois pela Fox. Em Portugal começou a ser transmitida pela Sic (que mais uma vez não terminou a série) e depois pelo AXN.

Vários produtos Stargate (séries, filmes) podem ser adquiridos na Submarino.

Os sites oficiais são: um do Sci Fi Channel e outro da MGM.

E para finalizar, um vídeo com uma das várias introduções da série – sempre com a mesma música tema – onde aparece a formação clássica da equipe SG-1.

Anúncios

2 opiniões sobre “Stargate – a série

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s