Dia da Terra


Planeta Terra

Planeta Terra com a América em destaque.

Como hoje é o Dia da Terra, resolvemos falar aqui da melhor, mais fantástica, impressionante, inacreditável, esplêndida, inigualável série sobre o Planeta Terra. É uma série-documentário feita pela BBC em 2006, com 11 episódios. O título original é Planet Earth, que em português ficou Planeta Terra: A Terra como você nunca viu. Cada episódio tem cerca de 50 minutos e estão divididos em: De Polo a Polo, Montanhas, Água Doce, Cavernas, Desertos, Terras Geladas, Florestas Sazonais, Grandes Planícies, Selvas, Mares Rasos e Profundezas Oceânicas.

Foram mais de 2000 dias de filmagens, 200 locações diferentes, em mais de 60 países, tudo feito com os equipamentos mais sofisticados. A BBC preparou-se por muitos anos para conseguir filmar tudo o que é visto. Acessos difíceis, problemas políticos de alguns países, condições extremas para a sobrevivência humana, predadores perigosos, vistos, permissões, tudo levou muito tempo para ser conseguido. Além disso, as equipes de filmagens tiveram que enfrentar desafios e esperar, às vezes esperar muito, para obter aqueles minutos, ou apenas um segundo, de imagens que fizessem a diferença. Para saber mais sobre como foi feito o documentário veja “Como tudo funciona“, onde explica-se como foi a parte das filmagens e aventuras vividas pela equipe que criou a série, além de explicar de forma básica quais e como funcionam alguns dos equipamentos utilizados.

Não é um simples documentário sobre vida animal. Eles estão lá, claro, mas não estão sós, isolados, como bichinhos simpáticos ou ferozes predadores. Estão inseridos em um ecossistema que é apresentado aos telespectadores como um todo. É explicado todo o seu funcionamento, e o papel de alguns organismos vivos que fazem parte do ecossistema. E cada ecossistema é relacionado ao funcionamento do planeta, dando uma visão geral, abrangente como nunca antes fora feito, do que é a nossa casa: a Terra.

Vi esta série na televisão, e tenho que admitir que como pessoa sensível, algumas cenas me fizeram chorar. Não apenas pelo impressionante que via nestas cenas, mas pela maneira como as via. Foi incrível ver a revoada de milhares de gansos das neves na tundra ártica, o “vôo” do tubarão branco para capturar uma foca, a visão da geleira de Baltoro no Paquistão (que pode ser vista da estação espacial), o rio Amazonas do espaço com a luz do sol cintilando refletida em toda a bacia amazônica, as tomadas estupendas das Cataratas do Iguaçu… Melhor parar por aqui.

Vários programas foram elaborados, derivados desta série de documentários. No ano passado foi feito um filme pela DisneyNature intitulado Earth que é uma espécie de resumo da série, centrando em “histórias” de algumas famílias animais. Estará nos cinemas a partir de hoje, Dia da Terra – é o que está prometido há um ano.

É impossível ver a série e não emocionar-se, nem ficarmos sem repensar a relação com a Nossa Casa (Terra), refletindo no que podemos fazer para que ela continue bela. Confira vendo o vídeo abaixo, em tela cheia, em silêncio absoluto e no último volume.

Nossa casa é linda, não é?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s