Bife à Rolê


A primeira vez que comi bife à rolê foi num restaurante próximo da Praça da Sé, numa rua paralela, mesmo ali no centrão de São Paulo.

Eu não tinha nem 10 anos. Foi uma grande descoberta que fiz. Lembro de ter ficado muito tempo infernizando mamãe para que fizesse em casa, porque era muito bom!!!

Pedi até a exaustão! Não sei se para que eu desse um pouco de paz de espírito para minha pobre mãe ou porque quis mesmo, ela fez algumas vezes. Depois nunca mais.

Já morando em Portugal resgatei de minhas memórias de infância o bom e velho bife à rolê. Fiz sozinha pela primeira vez na vida. Deu certo. Aqui fica a receita.

_____________________________________________________________________________________________

BIFE À ROLÊ

(bife enrolado)

Ingredientes:

biferole1 kg de bifes fininhos (coxão duro)
1 cenoura em palitinhos
1 pimentão verde em tirinhas
1 pimentão vermelho em tirinhas
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1 cebola grande cortada em pétalas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
azeite à gosto
vinagre
1/2 copo de vinho branco
150 g de bacon em fatias finíssimas
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 caixa de purê de tomate (200 ml)

__________

Modo de Preparo:

Tempere os bifes com sal e vinagre, ao menos 4 horas antes.

Corte em tiras a cenoura e os pimentões. Pegue a cebola, e faça 4 cortes cruzados no comprimento, formando as pétalas.

Em uma tábua estenda os bifes. Em cima de cada bife estenda uma fatia de bacon. Coloque sobre eles um pouco de cenoura, pimentão (do vermelho e do verde) e cebola, mas não muito. Se colocar recheio demais, vai dar muito trabalho para fechar e corre-se o risco dos rolinhos desmancharem-se no cozimento. Enrole e prenda os rolinhos com palitos.

Em uma panela de pressão, coloque o azeite e refogue os bifes com os dentes de alho picados, até que dourem. Junte o que sobrou da cenoura, pimentões e cebola. Refogue mais um pouco. Acrescente o purê de tomate, a folha de louro, a pimenta-do-reino e o copo de vinho. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 30 minutos. Se ainda estiverem durinhos, deixe mais um pouco na panela com pressão. Por último e apenas no final, acrescente a salsinha picada.

Retire os rolinhos e coloque em uma travessa, o molho formado espalhe ao redor dos bifes ou sobre eles. Sirva com arroz branco e purê de batatas.

______________________________________________________________________________________________

Muita atenção no cozimento, mesmo antes de 30 minutos pode estar bom. Depende da carne usada (caso não faça com coxão duro) e do fogão.

O vinagre funciona como um amaciante da carne. Em qualquer carne mais dura pode ser usado para amolecer um pouco e facilitar o cozimento. E no final das contas também tempera.

Se quiser adicionar um cubinho de caldo de carne fica bom. Mas cuidado com o sal! Melhor nem colocar sal se colocar o cubo de carne.

Uma alternativa: ao invés de estender a tira de bacon na parte de dentro do rolinho que será formado, coloque a tira por fora, envolvendo o bife. Deixa os rolinhos mais saborosos e dá um bonito acabamento a eles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s