Farófias


Este post é especialmente escrito para Carol!

Hoje a receita é de um docinho que me foi pedido, há anos atrás, por uma criança quarentona que desejava comer novamente um docinho que mamãe fazia. Já fazia tempo que não provava, e me pediu de uma maneira tão singela que corri perguntar para a mãe da criança a receita para matar a vontade do bebê dela.

Depois de algumas instruções básicas de Dona Sogra, lá fui eu para a cozinha realizar o desejo da criança.

______________________________________________________________________________________________

FARÓFIAS

farófiasIngredientes:
4 ovos
1 colher (sopa) de suco de limão
12 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
750 ml de leite
casca de 1 limão
canela em pó à gosto

_________

Modo de Preparo:

Separe as gemas das claras. Reserve as gemas para fazer um creme posteriormente. Bata as claras, junto com o suco de limão, em neve bem firme. Quando estiverem firmes, vá acrescentando colherada a colherada de açúcar, sempre com a batedeira ligada. No final deve ficar bem espesso e seco. Se necessário, acrescente um pouco mais de açúcar.

Coloque em uma panela o leite com a casca do limão para dar sabor. Deixe quase ferver, e abaixe o fogo em seguida. Vá colocando colheradas das claras batidas, não muito grandes porque vão inflar conforme cozinharem. Este cozimento é rápido. Vire-as com o auxílio de uma escumadeira. Quando estiverem cozidas dos dois lados, coloque-as em um escorredor de macarrão. Assim que as claras acabarem prepare o creme que irá acompanhar as farófias.

Devolva à panela o leite que escorrer das farófias. E na mesma panela onde está o restante do leite onde as farófias foram cozidas, junte as gemas batidas e coloque a maisena já dissolvida em um pouco do leite frio. Vá mexendo até começar a engrossar. Prove e se achar necessário, acrescente um pouco de açúcar até ficar a seu gosto. Não esqueça de retirar a casca de limão.

Em uma travessa larga e funda, disponha as farófias, coloque por cima o creme feito com o leite e polvilhe canela em pó à gosto.

______________________________________________________________________________________________

Pode ser servida quente ou fria.

Se quiser, pode colocar as farófias em separado do creme, e acrescentar apenas o que achar necessário. Mas no doce tradicional, o creme é posto por cima das farófias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s