Brincando nos Campos do Senhor


Capa do VHS de "Brincando nos Campos do Senhor".

Capa do VHS de "Brincando nos Campos do Senhor".

Este é um filme dos tempos do VHS. Dirigido pelo argentino Hector Babenco, com atores estadounidenses e brasileiros. É daqueles filmes “esquisitos” que gosto de ver (quem me conhece entende o que estou dizendo). Mas traduzindo para quem não me conhece, digamos que é um filme que não é daqueles que todo mundo vê: primeiro não é de ação com super-efeitos especiais, segundo não tem nenhum super-herói que salva o mundo dos malvados ou dos seres malvados que tentam destruí-lo, e terceiro mostra um tema que não chama a atenção de muita gente. Mas eu adorei!

O título original do filme é At play in the fields of Lord, no Brasil é Brincando nos campos do Senhor e em Portugal A brincar nos campos do Senhor. Ao menos que eu saiba nunca foi lançado em DVD.

A história do filme gira em torno de um casal de missionários que vai para a Floresta Amazônica para converter indígenas à fé cristã. Além dos missionários, aparecem pela região, uma dupla de mercenários faz-tudo. Tanto missionários como mercenários se envolvem com uma tribo chamada de Niaruna. Autoridades locais querem acabar com a tribo porque existem interesses econômicos nas terras niarunas, e os mercenários são “contratados” para arrasar a aldeia indígena. Mas um dos mercenários era meio Cheyenne, e quando vê um jovem tentando defender-se com arco e flecha de um avião que iria bombardear a aldeia, passa por uma transformação, que o leva a viver com os indígenas que fora contratado para exterminar.

Uma das cenas marcantes do filme.

Uma das cenas marcantes do filme.

Neste desenrolar de acontecimentos, acompanha-se a ação missionária do casal evangélico, que ganha a companhia de outro casal também missionário, regada com algumas discussões com um padre católico que tem uma visão bem diferente dos primeiros sobre a evangelização dos povos indígenas.

Durante 3 horas que passam voando, acompanhamos o desenvolvimento desta trama, estrelada por atores como Tom Berenger (Lewis Moon/Kisu Mu) que faz o mercenário meio Cheyenne; John Lithgow (Leslie Huben) um dos missionários; Daryl Hannah (Andy Huben) a mulher do missionário; Aidan Quinn (Martin Quarrier) o outro missionário; Tom Waits (Wolf) o mercenário companheiro de Lewis Moon; Kathy Bates (Hazel Quarrier) mulher do missionário Martin Quarrier.

Kisu Mu prestes a dar o "beijo da morte".

Kisu Mu prestes a dar o "beijo da morte".

O elenco brasileiro é composto pelos inigualáveis Stênio Garcia (Boronai), Nelson Xavier (padre Xantes), José Dumont (Comandante Guzman), além da participação dos membros dos povos originários como Yriwana Karaja (Aeore), José Renato Lana (Uyuyu), Ruy Polanah (Kori) e Carlos Xavante (Tukanu).

Nem tudo foram flores neste filme. Existiram problemas entre os indígenas e a equipe de produção, além de uma febre que atingiu parte da equipe, fora desentendimentos dos atores e produção. Mas o resultado foi um belíssimo trabalho dirigido por Hector Babenco, que recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor trilha sonora. A trilha sonora tem a participação de Marlui Miranda, responsável pelos canticos indígenas e pela concepção lingüística dos Niaruna (em outras palavras os Niaruna falavam uma língua “inventada”).

Veja o trailer do VHS, em inglês, deste espetáculo de filme.

Anúncios

3 opiniões sobre “Brincando nos Campos do Senhor

  1. Foi em Ananindeua, nas margens do rio guamá, no igarapé do uriboquinha, nas terras da comunidade quilombola do Abacatal, a cidade cinematográfica da amazonia, onde tem aquelas palafitas que aparecem no filme, eu fui até la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s