Pão Caseiro


Pão Caseiro. Foto: Ricardo Candeias.

Pão Caseiro (Ricardo Candeias)

Depois de uns meses por aqui, fiquei com saudades do pão caseiro feito por mamãe. Não é que o pão fosse excepcional. Às vezes saía bom, às vezes nem tanto. Mas era o pão de mamãe e me fazia falta. Achei uma receita fácil em um site chamado Saborosas, que com o tempo fui adaptando. Fiz uma vez como manda a receita. Ficou muito bom mesmo – não foi só pela saudade que matei, é que realmente acertei.

Gostei tanto do pão que, de outras vezes que o fiz, arrisquei inventar algumas alternativas. Ao invés de formar compridos pães lembrando bengalas, fiz bolinhas que recheei com frios, com queijo e orégano, com lingüiça defumada e o que mais a imaginação me permitisse.

Já faz algum tempo que não faço. Massa de pão por aqui, no inverno, demora muito crescendo. Vamos ver se quando chegar o verão de 40 graus à sombra, tomo coragem e resolvo fazer novamente este pão fácil, que até eu que não sou especialista consegui acertar de primeira.

______________________________________________________________________________________________

PÃO CASEIRO

(Saborosas)

Ingredientes:

1 e ½ colheres colheres (sopa) de sal
13 colheres (sopa) de óleo
1 e ½ copos (americano) de leite
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 kg de farinha aproximadamente
3 colheres (sopa) de fermento granulado ou 45 g de fermento sólido para pães.

__________

Modo de Preparo:

Amorne o leite e dissolva o fermento em uma bacia. Acrescente um pouco de farinha e deixe descansar até dobrar de volume. Acrescente o óleo, o açúcar e o sal. Mexa bem e acrescente a manteiga derretida. Vá juntando, aos poucos, a farinha de trigo, amassando bem com as mãos, até que a massa comece a soltar das mãos.

Em uma superfície enfarinhada coloque a massa e abra-a com as mãos, ou com o auxílio de um rolo. Forme pães do jeito que quiser: bengalas, baguetes ou bolinhas. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer novamente até dobrar de volume.

Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média até que dourem.

______________________________________________________________________________________________

Obs: Se quiser rechear, prepare o recheio e quando for formar os pães, coloque uma porção dentro fechando bem para que o recheio não saia.

Se quiser, pode pincelar com um ovo batido os pães antes de assar, assim ficam mais morenos quando prontos.

Opções de recheio: presunto e queijo em cubos ou ralados no ralo grosso, queijo ralado com orégano, lingüiça defumada moída ou cortada em cubos, frango desfiado e temperado à gosto.

Anúncios

3 opiniões sobre “Pão Caseiro

  1. Hehehehehehehe… Sabe como que faço “pro” pão crescer no inverno? Cubro a massa com um pano de prato, e enrolo a bacia num cobertor e depois jogo um outro cobertor por cima… Que aquecedor rápido… :)

  2. Aqui onde eu moro é muito frio e eu faço pão normalmente,só que eu faço assim:Depois da massa pronta,coloque em uma bacia, vista uma sacola de plástico que vede totalmente a bacia fechando bem.Ligue o forno e quando ele estiver levemente aquecido, coloque a massa coberta com plástico para crescer!Rapidinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s