Pescada Assada


Tenho sérios problemas para comer peixe. Aliás, eu e meu companheiro temos sérios problemas para comer peixe. Não gostamos mesmo. Mas, sabe como é, peixe é saudável, necesário e coisa e tal… Então, lá fui eu à caça, de uma receita super fácil para quem não gosta de peixe nem costuma fazer. Pensei em fazer frito, mas fritura não pode, não faz bem à saúde. Pensei em fazer cozido, ai ai ai. Não dá, não consigo encarar peixe cozido! Então sobraram as opções grelhado e assado. A grelha que tenho não dá pra virar, então já antevi as belas postas do peixe desmanchando na minha tentativa de virá-las. Sobrou assado.

Mas a grande maioria das receitas que encontrava levavam ovos, vários ovos, ovos demais – e não posso comer ovos (a gastrite não gosta deles e eu, pessoalmente, também não). Mas não desisti, e acabei por encontrar uma opção que atendesse minhas inúmeras restrições (frescuras) ao peixe e demais ingredientes.

Encontrei, por fim, em um blog chamado Louam, de um português do Porto, uma receita simples, prática e que, pensei: esta eu como.

Publico então, uma versão abrasileirada da receita, dando os créditos ao autor da obra, e agradecendo que a tenha publicado na net.

______________________________________________________________________________________________

PESCADA ASSADA

Para duas pessoas:

Ingredientes:

2 postas de pescada
1 cebola grande cortada em rodelas finas
2 tomates maduros esmagados à mão
2 dentes de alho picados
6 batatas descascadas e cortadas em cubos
1 ramo de salsa
alguns pickles
sal à gosto
pimenta-do-reino à gosto
azeite à gosto

__________

Modo de Preparo:

Num refratário, espalhe uma camada de rodelas de cebola, coloque as postas da pescada, por cima coloque os dois tomates esmagados à mão, os dentes de alho e o pickles cortados. Coloque por último as batatas em volta, o ramo de salsa, o sal, a pimenta e um fio de azeite (se desejar, acrescente um pouco de água). Leve ao forno em temperatura alta e deixe assar sem virar. Quando estiver bem dourado, retire e sirva em seguida.

______________________________________________________________________________________________

Fiz uma pequena modificação, ao invés de salsa, coloquei coentro. Sempre achei que o coentro casa melhor com peixes e aves do que a salsa. Questão de gosto.

Ficou bom! Comemos!

Anúncios

Uma opinião sobre “Pescada Assada

  1. Muito gira teu blog Luciete!Adorei passar aqui e me detive na culinária. Não sei cozinhar mas gosto de comer..rsss Parabéns!!! E as receitas???bela contribuição a sua para os brazucas que vivem ou pretendem viver em Portugale nós que ficamos aqui babando… . vou recomendar as amigas que tenho aíe aqui … bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s