Quesada Pasiega


Há uma região autónoma da Espanha chamada Cantábria. Esta região é composta por uma única província, Santander. E Santander é uma esmeralda cortada por altos picos nevados e belos vales verdejantes. E isto não é conto de fadas, é assim mesmo!

Em um destes vales, o Valle del Pas (Pas é o nome de um rio que corta este vale), existem e existiram pessoas que sobreviveram ao frio chuvoso e ao verão chuvoso, levando seu gado de um lado para o outro. Os pasiegos (naturais do Valle del Pas) criaram pratos únicos na gastronomia espanhola, e entre eles está a Quesada Pasiega.

Este doce é a sobremesa mais tradicional de Cantábria, e conta-se que ao juntarem sobras de leite e coalho que começavam a estragar, criaram esta sobremesa deliciosa com aquilo que seria jogado fora. Se é verdade ou não, não faço idéia. Mas o doce tradicional que existe há mais de 100 anos, de fato é delicioso.

Dizem que na versão original, era adoçado com mel. Hoje é com açúcar mesmo. Há versões na qual leva licor (algum qualquer) e versões que não leva licor algum. Há também versões que se afirma que ao invés do queijo fresco, levaria coalho, ou seja, no doce tradicional não vai queijo coisa nenhuma. Resumindo, há variações, e algumas um tanto complicadas. Bem, divagações sobre a receita original vou deixar aos colegas de profissão que estudem por nós. Fico com a versão que encontrei, testei e aprovei.

Aqui em Portugal, já provei várias queijadas, queijadinhas, mas nenhuma tem a consistência e o sabor suave desta quesada. Normalmente vemos as queijadinhas em formas individuais, mas esta é feita em uma única forma, ou assadeira.

Encontrei por aí, uma versão simples e bem prática. Para quem não é tradicionalista, serve e muito bem. Esta receita encontrei na net, em espanhol. Traduzi para o bom e velho português (tradução livre e despretenciosa), visto que nem todo mundo tem obrigação de entender a boa e velha língua de Cervantes.

Mas para quem a domina deixamos o link do Cantabria Joven onde se pode apreciar uma receita diferente e, segundo afirma-se no site, genuína (o mais próximo da receita tradicional).

A receita que deixo não é minha e já não sei onde encontrei (refiz a busca no Yahoo!España mas não tive sucesso). Mas mais fácil, impossível.

Depois de tanta enrolação, lá vai a receita.

______________________________________________________________________________________________

Quesada Pasiega

QUESADA PASIEGA

Ingredientes:

150g de queijo fresco de vaca
4 ovos batidos
2 iogurtes naturais
2 copos (dos de iogurte) de leite de vaca
1 copo (do de iogurte) de açúcar
1 copo (do de iogurte) de farinha de trigo peneirada
1 copo (do de iogurte) de creme de leite
1 pitada de sal
casca de limão ralada
canela para polvilhar

__________

Modo de Preparo:

Cortar o queijo em pequenos pedaços. Bater os iogurtes, a casca de limão, o açúcar e o queijo, com a varinha mágica (ou no liquidificador), até ficar uma mistura homogênea. Acrescentar os ovos batidos, o creme de leite e o leite. Por último misture a farinha. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno em temperatura média por cerca de 45 minutos, ou até ficar dourada por cima. Desenforme já fria e com cuidado, pois quebra com facilidade. Polvilhe com canela a gosto.

______________________________________________________________________________________________

1) Se ficar muito branquela após 45 minutos de forno, não retire, deixe um pouco mais. Mas atenção nas laterais da forma para não queimar dos lados deixando muito tempo. Dependendo do forno, com menos de 45 minutos já está boa…

2) Há diferentes tamanhos de copos de iogurte? Sem problemas, isto não afeta o resultado final. Uma deliciosa queijada…

3) Devo confessar que na receita que fiz em casa, coloquei 250g de queijo fresco.

Anúncios

Uma opinião sobre “Quesada Pasiega

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s