Maravilha (Mirabilis jalapa)


mirabilis01Minha história com esta plantinha vem desde a infância. Brincava muito com suas sementes graúdas. Aquele “pozinho” que há dentro delas era um grande divertimento, ainda mais quando me contaram que as moças do interior, de muito antigamente, usavam o pó para ficarem com a pele mais bonita. Se é verdade ou mentira, não sei. Sei que graças a esta história que me contaram estraguei muitas sementinhas fazendo meu falso pó de arroz de moça do campo. Quanto às flores, bem, só fui perceber sua beleza um pouco mais para frente.

O nome desta flor é Maravilha (Mirabilis jalapa) e também é chamada de Jalapa, Bonina, Boas-Noites, Belas-Noites, Beijos-de-Frade, entre vários outros. Em espanhol é chamada de Dondiego-de-Noche, Jazmín-Rústico, Donpedros, Periquitos, entre outros. Em inglês é chamada de Four-o’clock flower. O nome científico Mirabilis quer dizer Maravilhoso, em latim, e Jalapa é uma região do México onde foi descrita pela primeira vez pela ciência.

Apesar de ter sido descrita pela primeira vez no México não há certeza de onde realmente ela é originária. Existe a suposição de que foi encontrada pelos europeus em zonas próximas aos Andes, no século XVI e daí levada para a Península Ibérica, onde foi introduzida como planta ornamental e medicinal. Mas considerando suas características supõe-se que seja nativa de zonas tropicais da América do Sul, Central e México.

Existem cerca de 50 espécies diferentes, todas presentes nas áreas de clima mais quente da América. Como adaptou-se bem ao clima temperado também pode ser encontrada em zonas abrangidas por este clima.

A Maravilha é uma planta herbácea, que tem altura média de 70 cm, mas pode chegar a 1,20m. Tem ciclo de vida perene, mas em áreas de clima temperado pode comportar-se como planta anual, já que com geadas fortes ou baixa umidade pode morrer. São comuns em áreas próximas ao mar, ou em áreas com influênica marítima, por serem resistentes à salinidade.

Possui raízes tuberosas que facilitam sua sobrevivência durante os meses mais secos e frios. Tem um caule ramificado e ereto. As folhas são simples, afinadas na ponta, opostas, em tons de verde claro a escuro ou avermelhadas. A folhagem é densa dando um aspecto agradável à planta mesmo quando não está florida. Podem ter até 13 cm de comprimento e 8 cm de largura.

mirabilis00A floração ocorre na Primavera e Verão, podendo aparecer flores esporádicas, em menor quantidade no Outono e Inverno. As cores da Maravilha justificam seu nome. As cores básicas de suas flores são vermelho e branco, mas podem produzir flores das mais variadas tonalidades de rosa, amarelo e laranja. As flores podem apresentar diferentes combinações de cores, existindo flores de até três cores diferentes que se apresentam em listras, pintas ou manchas irregulares. As flores tem a forma de uma trombeta coroada por cinco pétalas, podendo ter um perfume adocicado, podendo ser solitárias ou em grupos. Só se abrem ao final do dia, e em dias nublados também dão o ar da graça durante o dia. Atraem insetos noturno e mariposas, responsáveis por sua polinização.

As sementes são ovais e têm entre 6 e 8 mm. São enrugadas e tem cor verde amarelada quando imaturas, tornando-se totalmente negras quando maduras.

Numa mesma planta podem nascer flores de diferentes cores ou mistura de cores. Uma mesma planta pode em um período de sua vida dar flores amarelas e com o passar do tempo começar a produzir flores rosas, ou brancas que depois passam a ser rosa claro. Foi estudada por Carl Correns, que a utilizou como exemplo num estudo sobre herança extra-nuclear, estudo segundo o qual pode-se ter um indivíduo sem predominância genética de um dos indivíduos dos quais teve origem. Estes e outros estudos resultaram no redescobrimento das Leis de Mendel (veja mais no link ao final do post).

Seu uso como planta ornamental é muito difundido, sendo utilizada na formação de maciços, conjuntos e borbaduras. Pode também ser plantada em vasos, mas tende a ter uma altura inferior do que uma que está diretamente no solo. Devido a sua rusticidade é de fácil cultivo, podendo, caso haja algum descuido, tornar-se uma praga pela facilidade com que volta a ser selvagem. Por ser resistente à salinidade é uma planta ideal para jardins próximos à praia.

Na medicina popular é utilizada como cicatrizante, para manchas na pele, sardas, problemas hepáticos, entre outros. Mas nunca se deve fazer uso interno de raízes e sementes pois são tóxicas.

Seu clico de vida é perene mas em regiões onde o Inverno é mais severo tende a morrer com as geadas, sendo cultivadas como plantas anuais. Em locais de Inverno mais rigoroso podem ser arrancadas no Outono, semeando novas sementes para o ano seguinte. Em áreas de clima mais quente uma planta pode durar anos sem qualquer problema. Onde o clima tem um Verão que seja extremamente seco a planta também pode morrer devido ao calor intenso e baixa umidade do ar, sendo essencial regas diárias nos períodos de maior calor, e frequentes em qualquer época do ano ou clima. Seu cultivo deve ser a sol pleno, apesar de adaptar-se bem à meia-sombra. Sob sol pleno tendem a ter um maior porte e floração mais intensa. O solo precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Quanto à adubação deve ser feita uma vez ao mês na Primavera e Verão, com adubo rico em potássio.

mirabilis02A reprodução desta planta é muito fácil. Pode-se fazê-la através das sementes que são abundantes ou pela separação de suas raízes. Por auto-reproduzir-se com facilidade não necessita de auxílio humano, mas se sua reprodução não for controlada torna-se uma praga. A semeadura deve ser feita em fins do Inverno e princípios da Primavera, podendo-se apenas jogar as sementes sobre a terra ou em covas rasas. Porém, para apressar a germinação, as sementes devem ser postas de molho durante 12 horas antes da semeadura.

Nos meses quentes mais chuvosos pode sofrer a infestação de fungos que costumam ser facilmente eliminados com um fungicida. Mas só deve ser usado antes do início da floração plena. Ácaros, pulgões e outras pragas podem atacá-la também, sendo necessária a utilização de inseticida de forma preventiva para evitar uma infestação, também quando a planta ainda não tenha flores.

Mas mesmo sem todos estes cuidados acima descritos, é possível ter lindas Maravilhas no jardim. Veja na galeria abaixo algumas das variedades de cores que podem ter as flores desta planta (clique nas fotos para ampliá-las).

____________________________________________________________________________________________

Fontes:

Gardening eu

Infojardin

Jardineironet

Este link vale pela sequência de fotos em close da flor:

Waste ideal

sobre Mendel e as leis de Mendel veja:

Jornal da Ciência

sobre Carl Correns:

Wapedia

About these ads

20 comentários sobre “Maravilha (Mirabilis jalapa)

  1. Aprecio a Maravilha desde minha tenra infância. As folhas eram usadas como emplasto para puxar o pús do furunculo
    para fora. Òtimo remédio! E as flores são lindas na sua simplicidade.
    Parabéns pela matéria!
    Obrigada!
    Elma do Nascimento

  2. sempre quando vejo alguém com algum machucado que não cicatriza, logo penso nessa milagrosa planta. Meu Marido tinha fistola anal, sempre fazia banho de assento com ela , e sempre deu muito resultado.Agora estou indicando para ele a maravilha por causa que ele esta com uma ferida no pé e não quer sarar, mas com ela sei que vai curar.obrigado por divulgar essa matéria.
    Luzia Silva

  3. Acho q essas plantas são mto comuns no quintal de minha casa, nas cores brancas e vermelho(maravilha) elas tem uma raiz tipo mandioca a semente é semelhante a da foto acima.
    mto interesante a matéria.

  4. A florzinha amarela dessa planta também cura erpes labial. É só massacerar uma ou duas florzinha amarela e passar na pele com herpes e deixar o tom amarelado por 6 horas, e, repetir no dia seguinte e verá a cura. Há um pouco da ardência na pele com herpes, mas é normal com alguns minutos tudo passa e a cura acontece.

  5. Graças aos comentários recebidos neste post, descobri que a Maravilha é muito mais usada na medicina popular do que eu imaginava. Sempre aprendendo!

  6. conheco a maravilha pois sem comentario aflor e milagrosa cura qualquer dermatosi da pele no livro as plantas tambem curam fala que cura dor de ovido sufurando. quero deichar uma obs.. as plantas com fim medicinal deve tomar o cuidado com horario de colher as mesmas deve ser antes do sol nacer ou depois o sol se pois. assim temos as plantas com mais vigor esta reposada. sem a presencia do sol.

  7. Parabéns pelo seu lindo artigo. Realmente essa “maravilhosa” maravilha é amiga das mulheres, pois nenhum dermatologista conseguiu ainda tirar aquelas manchas marrom escuro que surgem nas faces da maioria das mulheres em virtude de gravidez, hepatite ou sífilis. Creio que essas ocorrências provocam alterações hormonais que por sua vez fazem surgir essas manchas.
    Eu, por exemplo, tive hepatite e ganhei essas manchas que, Graças a Deus, tirei utilizando as flores maceradas e esfregadas sobre a parte afetada. Fiz isto durante apenas uma semana a fiquei livre daquelas feiuras.
    Descobri ao ler um livro sobre saúde, escrito por um Adventista.
    Espero ter ajudado. Obrigada pelo espaço!

  8. Minha Mãe fazia colares, passando um fio de linha por dentro da flor. Eram colares lindos e perfumados q nos enfeitavam e nos divertiam… eferamente… Era doce o sentimento de estarmos sentados junto a nossa mãe, uma eximia jardineira.

    Raissa Ebert

  9. pode se fazer cha da flor para infecção, urinaria ,sifillis,micose.uma amiga me disse que
    poderia fazer o cha da flor maravilha do jardim, e tomar .mao vai fazer mal,em vez de curar.

  10. Este artigo me levou a lembrar de minha infância. Morávamos num sítio e havia estas plantas, na cor maravilha. Me recordo que retirava todas as flores da planta para apenas, fazer um colar no chão. Bom e maravilhoso tempo que não volta mais.

  11. Adorei a matéria ,me interessei pelo assunto pois na minha casa está cheio destas coisas lindas ,todo dia qdo escurece ,eu vou aprecia-las ,são lindas ,estou apaixonada por esta flor ,tão simples mas tão singela ,obrigada a todos .

  12. Eu chamo esta planta de MARAVILHA CURATIVA indiquei a 3 amigas que hoje estão totalmente curadas..viva nosso Deus que nos deu essa planta assim como muitas outras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s