Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisi)


liriodapazHá quem confunda Copo-de-Leite com Lírio-da-Paz. Mas não confunda. São parecidos mas não são a mesma coisa.

O Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisi) também é conhecido como Bandeira-Branca, Espatifilum ou Espatifilo. Em espanhol também é chamado de Cuna de Moisés (Berço de Moisés). É uma planta originária da América Central e do Sul, ocorrendo na Natureza na Venezuela, Colômbia e Panamá.

É mais uma planta cuja flor não é o que parece, como no caso do Copo-de-Leite. A parte branca é uma folha modificada. As flores estão reunidas na espádice, aquela parte compridinha toda cheia de carocinhos que fica envolta na folha branca (veja foto ao lado).

É uma planta apropriada para dentro de casa, ou áreas cobertas, já que se adapta bem a lugares pouco ensolarados. O Lírio-da-Paz é considerado um filtro de ar natural pois absorve substâncias químicas presentes no ambiente, ajudando na despoluição do ar, sendo outra razão para tê-la dentro de nossas casas além de sua beleza.

Pode atingir de 50 cm a 1,20 m de altura, chegando a 60 cm de diâmetro, formando uma touceira, com novos brotos saindo lateralmente à planta principal, a partir da base. Suas folhas são compridas e finas como uma folha de papel, em um tom verde escuro brilhante. Seu ciclo de vida é perene, mas precisa de um período de descanso no Inverno.

liriopazDeve sempre ser cultivada em local protegido do sol direto, já que este queima-lhe as folhas. Isto não significa que goste de pouca luz, pelo contrário, ambientes luminosos são seus preferidos, principalmente quando estão florindo. Mas dá-se bem mesmo em ambientes mal iluminados, porém neles florem menos. Com o passar do tempo, em ambientes com pouca iluminação, suas “flores” podem tornar-se esverdeadas.

Não tolera o frio ou mudanças bruscas de temperatura. Temperaturas inferiores a 15ºC são praticamente mortais para esta planta. Por isto, no Inverno precisa de proteção extra onde ele é mais rigoroso.

Floresce durante a Primavera e o Verão, quando começam a surgir longos caules onde lentamente a folha verde começa a ficar branca, envolvendo as flores que só ficam expostas quando estão maduras. Nesta fase de floração deve-se regar duas vezes por semana, no máximo três, tendo o devido cuidado de não molhar as flores. Uma maneira de mantê-la sempre com alguma umidade em seu entorno, é colocar o vaso sobre um prato com pedras molhadas, ou ter um recipiente próximo com água por exemplo. A umidade deve estar no ar, não encharcando a terra. Se tem a planta em um lugar com ar condicionado ou calefação, e portanto, tem um ambiente seco, deve-se pulverizá-la com água morna pois necessita de alguma umidade no ar para ficar saudável. Caso precise de mais água do que está recebendo, suas folhas ficam abatidas, murchas, e assim que se começa a regar a planta, as folhas recuperam-se instantaneamente. Durante a floração, deve ser adubada em um espaço de 20 em 20 dias.

liriopaz00Em sua fase de crescimento, que é mais rápido no Verão, também deve ser regada de duas a três vezes por semana. Regue sempre com água à temperatura ambiente, nunca mais fria do que a temperatura do ambiente onde ela se encontra pois o Lírio-da-Paz pode sofrer com o choque de temperatura. Se estiver tempo quente, convém que a água esteja morna.

Pode-se fazer mudas da planta durante todo o ano, exceto quando está florindo. A multiplicação é feita por divisão de touceiras, retirando a planta do vaso, com cuidado para não deixar as raízes sem terra. Separa-se assim as mudas e replanta-se. Assim que termina a floração pode-se fazer esta divisão de touceira e replantá-la, mas convém que seja feito este replante em princípios da Primavera, época mais apropriada para seu desenvolvimento. Como tem crescimento rápido, deve-se sempre transplantá-la para um vaso ou um espaço maior do que o que ocupou anteriormente. Precisa de solo rico em matéria orgânica e uma boa drenagem durante todo seu ciclo de vida.

Com a aproximação dos meses mais frios, e o fim da floração, convém dar à planta um período de descanso. Deve-se diminuir a rega até que toda a planta murche. Isto mesmo, até que a planta murche! Mas cuidado para não matá-la com falta de água, continuando a regar, porém, com um maior espaçamento. É que no Inverno ela necessita de um repouso, com pouca rega e temperatura rondando os 15ºC, nunca menos. Se ela não passa por este descanso no Inverno pode não florir no ano seguinte.

Alguns problemas podem surgir com a planta como o aparecimento de pragas, fungos ou carência de nutrientes. Suas pragas mais comuns são ácaros-aranhas, pulgões e moscas-brancas, normalmente quando o ambiente está muito seco. Também pode ser atacada por fungos, como o Cylindrocladium spp, que começa a amarelar as folhas evoluindo para uma queimadura irremediável. As folhas doentes devem ser arrancadas. O excesso de água leva ao surgimento de um outro fungo que pode destruir completamente a planta a partir da raiz. Neste caso uma pessoa normal como eu, que tem a plantinha por lazer e para enfeitar a casa, só descobre o problema quando já não há mais salvação. Se as bordas das folhas ficarem amareladas há falta de magnésio, sendo necessário a adubação com um substrato que tenha este mineral em sua composição. Caso as folhas comecem a ficar queimadas nas bordas, cuidado com a adubação que pode estar excessiva. Caso não floresça pode ser por falta de nutrientes ou de luz. Assim, adube um pouco mais e deixe-a em local mais iluminado, nunca sob sol direto.

______________________________________________________________________________________________

Para saber mais:

Infojardin

About these ads

18 opiniões sobre “Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisi)

  1. oi tenho uma planta que sempre achei tratar-se um copo de leite,mas acabo de ver q não é.Gostaria muito de saber o nome dela ,nao é um lirio,suas folhas são verdes e grandes uas flores são brancas e tem umas 4 petalas pregadas da um cachinho com varias flores!!se poderem me achudar colocacndo fotos agradeço!!

  2. Olá!
    Adorei seu artigo. Comprei um lírio da paz que estava muito lindo, com uma flor. Replantei e logo saiu mais uma flor, ele estava ótimo, porém há duas semanas ele murchou e não levantou mais. Está completamente caído. Acredito que tenha sido a queda de temperatura, eu moro no Sul e está muito frio aqui. Pensei que ele tinha morrido… Quer dizer então que preciso esperar o frio aliviar? Ele está realmente caído, parece morto. Mas não queria colocar fora, pobrezinho. Será que você pode me dar uma luz? Muito obrigada.

  3. Bem, o murchamento comentado no post é devido à interrupção da rega. Você parou de regar? E apesar de ai no sul ser friozinho, ainda não estaria frio suficiente para a planta entrar em dormência, mesmo com o frio que anda fazendo este ano. Lamento, mas acho que o problema deve ser outro.

  4. oi ganhei o lirio do meu marido ah 1 ano “depois de uma briga” soh q ele nunca floresceu. ele veio jah com uma flor mais secou e morreu mais as folhs continuam sempre lindas mais flor q eh bom nadinha!!! o q me recomenda???

  5. Apenas pela informação que vc passou não é possível ter certeza de qual seja o problema de seu lírio. Talvez falte adubo, talvez falte luminosidade (indireta, pois mesmo sendo planta de interior precisa de luz solar), talvez excesso de umidade, ou falta, talvez sejam correntes de ar que atrapalhem o desenvolvimento da planta, talvez precise ser replantada para um vaso maior, talvez algum inseto, aracnídeo, ou outro ser vivo tenha infestado sua planta. Mas o meu quando não floresceu recebeu água e adubo a menos.

  6. Olá. Meu lírio da paz está com muitas folhas e flores, mas elas ficam verdes depois de alguns dias. Qual o meu erro no cultivo? Poderia corrigir a cor das flores? Falta adubo? O que devo fazer?

  7. Olá Evelise! Bem, vou lhe dar uma notícia que talvez você não goste. Você terá que esperar a próxima floração para voltar a ver flores brancas. Por vezes, naturalmente, as flores – ou melhor, as folhas modificadas – não ficam brancas, mas sim esverdeadas. É normal, apesar de serem mais bonitas quando bem branquinhas.

  8. olá.. meu lírio está com fungos no colo da planta… na terra. A terra está com uma camada amarelada, e um fungo tipo um cogumelo apareceu. Não sei o que fazer, será que pode me ajudar??? obrigada.

  9. Primeiramente, jogue toda a terra fora e lave seu lírio para retirar o máximo deste fungo da planta (com cuidado claro para não danificar a mesma). Plante em terra nova e não regue muito para que novos fungos não surjam, pois o excesso de umidade leva ao surgimento de fungos.

  10. Tenho alguns lírios que apresentam a folhagem manchadas em tom amarelado e algumas chegam a ficar totalmnte amareladas. como devo corrigir??

  11. Boa tarde, tenho essa linda planta porém, tenho percebido que algo está “comendo” as bordas das folhas. Também apareceram um “ressecamento” estranho entre o caule e a folha fazendo com que as atignidas fiquem caídas. A iluminosidade, rega, controle de ventos está ok! Sabe o que pode ser? Apesar disso, as folhas e caules não atingidos estão perfeitos e muito brilhantes. Obrigada.

  12. Olá, primeiramente, obrigada pelo post. É raro encontrar pessoas que detalham tanto o perfil de uma planta… Meu lírio está com as pontinhas queimadas e algumas folhas, as menorzinhas de baixo estão amareladas. Como você orientou, eu podei essas folhas e estou diminuindo a rega. É possivel ja ter algum fungo? Como devo tratar? Obrigada desde já.

  13. Olá. Parabéns pelas informações. Quero uma dica: tenho o lírio em casa. A flor ainda está fechada; as folhas menores estão murchas, caídas; algumas maiores também. Cuido bem: deixo na sombra, molho uma vez por semana. Pode ser a temperatura? Moro em POA, e a semana inteira está fazendo calor de 30 a 33 graus. O que devo fazer? Aguardo resposta.

  14. Olá meu lirio da paz está todo murcho e com as folhas amareladas caidas coloquei fertiliznte nele uma 2 semanas atrás.me ajudem não quero que ele morra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s