Molotof Tradicional (Pudim de Claras)


Quando alguém resolver fazer um doce tipicamente português, que gasta trocentas gemas e não leva clara alguma, eis a solução para aproveitar as claras: um Pudim de Claras, que por cá em terras de Fernando Pessoa, chama-se Molotof. Existem várias versões de Molotofs, assim como várias versões para a cobertura. Vamos dar a versão tradicional do Molotof (aquela que pode ser encontrada em qualquer Pastelaria lusitana).

Mas que fique bem claro, para fazer um Molotof há que ter um pouco de paciência, diria mesmo perseverança, pois dificilmente o primeiro sai com bom aspecto. Fazê-lo com perfeição é quase uma arte (ou sorte). Alguns incidentes podem ocorrer para principiantes como, ele murchar e desaparecer no fundo da fôrma, ou rachar todo ao ser desenformado. Nada trágico, afinal, assim mesmo é comestível, só não fica com aquela cara de comida de revista de culinária.

Então, aqui vai a receita de hoje, e muita sorte na tentativa de fazer seu Molotof/Pudim de Claras.

______________________________________________________________________________________________

MOLOTOF (PUDIM DE CLARAS)

molotofIngredientes:

Pudim:
12 claras de ovos
12 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
Extra:
Margarina para untar a fôrma

__________

Modo de Preparo:

Numa batedeira, bata as claras em neve bem firme. Acrescente o açúcar aos poucos. A cada colher de açúcar que acrescentar às claras em neve, bata a mistura até que todo o açúcar seja absorvido, e assim, sucessivamente, até adicionar todo o açúcar. É essencial para o sucesso do Molotof que as claras estejam muito bem batidas. Unte uma fôrma de pudim com a margarina, despeje a mistura batida, espalhando-a uniformemente na fôrma. Coloque esta fôrma sobre outra com água bem quente, e asse em banho-maria por apenas 12 minutos (ou até que comece a formar uma crosta bronzeada na parte superior). Assim que esteja assado, não retire do forno. Abra a porta do forno apenas alguns poucos centímetros, deixando-o assim até que esfrie. Quando estiver frio, retire do forno e desenforme. Coloque em uma travessa redonda e cubra com a cobertura de sua preferência.

______________________________________________________________________________________________

Sugestões de cobertura:

Para cobrir o Molotof experimente usar uma calda de açúcar queimado (caramelo) ou doce de ovos.

About these ads

11 opiniões sobre “Molotof Tradicional (Pudim de Claras)

  1. Boas!
    Lancei uma festa Carnivalesca em terras inglesas onde ela nao se festeja e decidi fazer pela primeira vez um Molotof. Gracas aqui a esta joia de artigo, vejam la voces, fiz o produto perfeito!
    Saiu inteiro, em bom aspecto e delicioso. Tudo a primeira! Sorte? Talvez… Muito cuidado? De certeza. Imensas verificacoes a este artigo para garantir que estava tudo a correr ao milimetro? Nao duvidem!

    Foi o prato mais apetecido da noite!
    Fantastico!

    Brigado!

  2. olha bruno, tives-te mais sorte que eu a fazer o teu pudim ,pois o meu , até fiquei confusa , pensei que com tantos roubos que tivessem entrado na minha casa. Fi só rir depois . Mas não desisto vim á net , tentar saber receita e o que eu fiz de errado. Penso que retirei do forno o pudim muito rapido . Tenho de tomar medicação para ansiedade eh eh eh . obrigados pelas dicas deixadas aqui . Proximo vai sair bem .

  3. experimemtei ………. experiencia é experiencia e não passou disso mesmo…. mas com falta muita falta dela. mas consegui ao tentar o molotov fazer farófias, ou seja um bolo de farofia.
    Bem voltar a tentar.

  4. O meu molotof saiu-me muitissimo bem, adoro a cobertura de uma especie de leite creme feita com as gemas. Mas ao fazer o molotof tambem leva a mesma quantidade de ovos em colheres de sopa de açucar caramelizado na massa. Delicioso.

  5. Já faço o molotof há muitos anos com uma receita de Moçambique,uma vezes ficava uma maravilha outras vezes caia todo o que valia era o doce de ovos que eu ponho por cima.Eu cozia-o em 10 minutos e tirava-o logo do forno.
    Com esta receita de fazer em banho de maria já fiz várias vezes e ficou muito bom,eu faço o doce com as gemas e ponho por cima do molotof.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s