Copos de Leite (Zantedeschia aethiopica)


Copo de Leite. A parte amarela é que são as flores.

Copo de Leite. A parte amarela é que são as flores.

Já faz uns dois anos que cultivo Copos de Leite, que aqui em Portugal são chamados de Jarros. Não tenho dos brancos, apenas dos coloridos, cujas flores chegam a durar mais de um mês, colorindo a varanda da casa onde moro.

Mas é aquela coisa, eu os tinha, mas não tinha buscado informações técnicas para cultivá-los. Depois, com o tempo, percebendo as diferenças em formatos das flores e folhas, resolvi tirar minhas dúvidas na Santa Internet. E descobri algumas coisinhas interessantes que compilo aqui para vocês.

O Copo de Leite é de origem africana, mais especificamente do sudoeste africano. O nome científico desta planta da família das Araceae, é Zantedeschia aethiopica Spreng. Além dos nomes já citados, esta planta também é conhecida pelos nomes de Lírio do nilo, Cala branca e Jarra.

A planta pode chegar a ter 1,5 metro de altura, e toda a planta é tóxica, devido ao oxalato de cálcio (o mesmo que forma os cálculos renais), que também está presente em outras plantas, em quantidades diferentes e às vezes não nocivas (como no espinafre). Pode provocar irritabilidade na pele e mucosas, caso entre em contato com elas. Apesar de ser uma planta tóxica, o rizoma (o bulbo) pode servir de alimento aos humanos, desde que muito bem cozido.

Na verdade aquela parte branca da planta que normalmente achamos que é a flor não passa de uma folha modificada. As verdadeiras flores do Copo de Leite estão reunidas, formando uma estrutura que lembra uma espiga (a espádice). Esta coloração diferenciada da folha modificada serve para atrair os insetos polinizadores. As flores surgem após 60 a 90 dias após o plantio. Podem durar de 30 a 40 dias. No Brasil a floração é de agosto a janeiro (primavera e verão), e aqui em Portugal também é na primavera e verão (abril a julho). Mas dependendo das condições do clima e solo onde se encontra a planta, pode florir o ano todo.

Como é uma planta rústica não necessita de grandes cuidados para ser cultivada. É recomendado o cultivo desta flor em grupos, pois valoriza o efeito paisagístico, sendo ideal para margens de lagos por exemplo. Em seu habitat natural é encontrada mesmo junto a rios e lagos. Se sua cultura não for controlada, e adaptar-se bem ao meio, pode tornar-se uma praga.

Para a reprodução da planta deve-se separar os bulbos que ficam abaixo da terra, ou esperar que a planta produza sementes. Para que os Copos de Leite produzam sementes deve-se deixar que a planta produza seu fruto, mas até que a planta dê um fruto, acaba por consumir muita energia, diminuindo a quantidade de flores que a planta pode vir a dar. O espaçamento dos bulbos da planta deve ser de 20 cm entre elas, se plantadas em canteiros. Se cultivada em vaso, deve-se manter também um espaçamento de cerca de 20 cm, sendo que recomenda-se uma mistura de 1 parte de terra de jardim, 1 de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico, para um equilíbrio do solo onde ficará o Copo de Leite.

O cultivo do Copo de Leite precisa de solo rico, úmido e adubado, com boa luminosidade. Esta planta também pode ser cultivada à meia sombra, desde que receba luz solar ao menos 4 horas diárias, ela estará feliz. Quanto à rega, precisa ser regada ao menos um dia sim e um dia não, pois gosta de solo úmido. Mas atenção para que o solo não fique excessivamente úmido. O excesso de umidade pode ser prejudicial à planta, contribuindo para o aparecimento de bacterias e fungos. A bactéria Erwinea, que gosta do mesmo ambiente do Copo de Leite, pode provocar o murchamento do bulbo. Outro inimigo do Copo de Leite são os moluscos, que podem afetar o desenvolvimento da planta. Além disso, há um detalhe sobre a temperatura ideal para esta planta. Como são de clima quente adaptaram-se bem a locais de clima quente, mas durante a noite, gostam de temperaturas baixas, entre 3 e 4 ºC.

Além do tradicional e mais conhecido Copo de Leite branco, existem outras variedades. A seleção e cruzamento com outras espécies deram origem a Copos de Leite coloridos, como o amarelo, laranja, rosa, vermelho, entre outras. Estas cores não são naturais, não se encontra Copos de Leite selvagens destas cores. São uma bela obra de arte humana.

Fique aqui com algumas das cores que o Copo de Leite adquiriu graças à ação humana. Reparem que além das novas cores, as folhas também podem ser diferentes, devido às espécies com as quais o Copo de Leite original (Zantedeschia aethiopica) foi cruzado. Clique nas imagens para ampliá-las.

____________________________________________________________________________________________

Fonte:

FlorEncanto

InfoJardin

Jardineironet

66 opiniões sobre “Copos de Leite (Zantedeschia aethiopica)

  1. Há mais cores ainda! Não sei se prestou atenção no detalhe, mas nem todas tem uma cor uniforme, algumas são mescladas, ou melhor, tem uma coloração degradê, o que as torna mais charmosas ainda.
    Obrigada pela visita Elisangela.

  2. Eu adoro a flor copo de leite. Cultivo e tambm pinto em telas, tecido, telhas e outros. Mas s conhecia a cor branca. Amei e agora vou pint-las coloridas e vai fazer o maior sucesso.Obrigada.Maria Clia Lessa

  3. SOU APAIXONADA POR COPO DE LEITE, MAS CONHECIA SÓ A COR BRANCA, COMO MTS PESSOAS POR AKI. AMEI SABER Q EXISTEM OUTRAS CORES, FIQUEI MAIS APAIXONADA AINDA.
    ABRAÇOS,
    KELLY – VOTORANTIM/SP

  4. por favor voces vendem esses bulbos como fasso para compralos e o preço e as corres disponiveis se tiver me avise porfavor e preço do frete estou a procura delas por um bom tempo se não tiver e souber onde encotro me avese muito obrigado

  5. Se você fizer uma busca na internet pode ser que encontre quem venda. Foi assim que encontrei os que tenho em casa. Mas não faço idéia de onde seja vendido no Brasil. Estou em Portugal.

  6. Repito a resposta ao Marcio.

    Se você fizer uma busca na internet pode ser que encontre quem venda. Foi assim que encontrei os que tenho em casa. Mas não faço idéia de onde seja vendido no Brasil. Estou em Portugal.

  7. boa noite,vcs vendem bulbos de copo de leite colorido gostaria de saber o preço e as cores vcs tem,e tb quais outras flores exoticas, tipo amaryllis e outras com bulbos ou sementes.
    grato

  8. Eu sou uma mera blogueira que nas horas vagas faz pequenos textos sobre coisas que gosta. Aliás, como está escrito mesmo no topo da página, são textos escritos na falta de coisa melhor para fazer. Não vendo nada! Dou de graça – textos informativos.

  9. Por gentileza, onde encontro bulbos desses copos de leite, sao adoraveis, ja tenhoa algumas cores, mas adoraria ter mais alguns.
    Obrigada
    Maria Luiza Brezinski

  10. Comprei alguns através de uma loja on line. Mas o problema é que vivo em Portugal, por isso não saberia indicar uma loja que vendesse os coloridos no Brasil. Mas recomendo uma busca através de algum site de busca (Google, Yahoo) pesquisando por copos-leite coloridos ou calas (callas). Espero que você consiga, pois são um espetáculo, embelezando o jardim.

  11. Assim como os demais visitantes, fiquei apaixonada pelos copos de leite coloridos., eu já possui o amarelo em três lindos vasos., gostaria de poder aduirir sementes ou bulbos das demais cores, como faço para adquiri-los. Obrigada e PARABÉNS!

  12. gostaria de saber o preço de cada bulbo como compro e pago e preço de envio pois dependendo do preço vou querer todas as cores meu cep e 28927000 aquardo resposta por email obrigado

  13. SOU APAIXONADA POR COPO DE LEITE, MAS CONHECIA SÓ A COR BRANCA, COMO MTS PESSOAS POR AKI. AMEI SABER Q EXISTEM OUTRAS CORES, FIQUEI MAIS APAIXONADA AINDA.
    ABRAÇOS,

    Penha,Vila Velha

  14. Eu não gosto de flores porem amo a flor copo de leite, são facinantes, e agora que as vi em outras cores estou ainda mais apaixonada pela flor.
    Mais ja ouvi dizer que tem um significa gostar de flores grandes e especificamente de copo de leite, seria perfeito se alguem pudesse responder.
    Bjos e abraço.

  15. Amo plantas e comecei uma produção de mudas e estou vendendo. tenho várias espécies. Sei de um produtor de bulbos de copos de leite coloridos; a baixo custo.Quem se interessar ligue para 0800 557 667 e peça para falar na redação.

  16. Fico extremamente adimirado com a beleza destas flores. Parabéns pelo vosso magnífico trabalho.
    Gostaria de saber se eu posso cultivar copos de leite. Moro no sul. Como faço para adquirir mudas coloridas e produzir domesticamente. Uma vez adquiridas as mudas sempre terei ou esses bulbos ou mudas tem vida determinada.

  17. Carissimos. A m/esposa adora este tipo de flor, por isso quando fazemos caminhadas, quando ela existe, vimos “carregados” delas. Isto tem dado origem a que tenhamos algumas peças de roupa com nódoas da sua seiva, que não conseguimos remover. Haverá alguém que possa ajudar-nos nesta questão?
    Muito grato ficaria.
    Cumprimentos a todos.
    JC

  18. Comprei recentemente um jarro com a planta, achei belíssima a flor e gostaria de saber como comprar as sementes, como também gostaria de saber se as sementes cortadas em pedaços se as mesmas germinam.

  19. Olá Silas. Obrigada pela visita. Como está escrito no post:
    “Para a reprodução da planta deve-se separar os bulbos que ficam abaixo da terra, ou esperar que a planta produza sementes. Para que os Copos de Leite produzam sementes deve-se deixar que a planta produza seu fruto, mas até que a planta dê um fruto, acaba por consumir muita energia, diminuindo a quantidade de flores que a planta pode vir a dar.”
    Isso quer dizer o seguinte. Debaixo da terra, no lugar da raiz a planta tem uma batata. Essa batata se multiplica, virando 2, 3 ou mais. Cada vez que se forma uma nova batata você terá uma nova planta. Portanto se você quiser adquirir bulbos (batatas) de copos de leite deve procurar em locais especializados. (lojas de jardinagem, hipermercados, ou na internet).
    E desculpe, mas semente cortada em pedaços não germina. Para que uma semente dê origem a uma nova planta ela precisa estar inteira.

  20. ESTOU MARAVILHADAAA…
    AO OUVIR COPO DE LEITE IMAGINAMOS FLORES BRANCAS, SÓ BRANCAS, NO ENTANTO VEJO Q PODEMOS ABUSAR DAS CORES. PARABÉNS SÃO LINDAS. SOU FLORISTA-ARTESÃ. MÃOS Á ARTE.RSRSRS OBRIGADA. MARLICY -CUIABÁ- MT

  21. boa noite sou Esther,gostaria de entrar em contato com voce como faço para comprar mudas de copo de leite amarelo ouro rosa.

  22. Esther, como já foi dito em incontáveis comentários, EU NÃO VENDO! EU NÃO VENDO! E também não dou. Apenas escrevo sobre flores que gosto.

  23. ola esther me chamo leidiane e sou apaixonada por essa flor, morei em portugal 7 anos e conheci o copo de leite la e fiquei encantada, qnd vim para o brasil trouxe muitas mudas, e elas se multiplicaram mas nao deu flor ainda, eu nao tenho muita experiencia com elas, se vc puder me ajudar com experiencias que vc ja tem, eu adoraria, pois tenho medo que elas morram, eu moro em trindade goias e acho o clima muito quente para a flor, se puder me ajudar …obrigada

  24. Gente sou apreciadora das boas coisas que a natureza nos presenteia, e fiz até um curso de paisagismo, mas como não tenho grandes áreas para cultivo, me contento em meu Ap.adquiri uma muda de copo de leite,gostei das informações desta amiga, grata,vou tentar cultivar ,minha muda é amarela,abraços.

  25. Olá, Locacinoca. Fico muito agradecida por tão valiosas informações. Eu amo essa flor (dentre todas) e estou preparando um canteiro para elas, Minha intenção é pintá-las em todas as posições. Obrigada de verdade. Bjsssssssssss!

  26. minha tia tem uma planta dessa em casa!!!
    Se essa planta quebra um pedacinho se corpo começa a pinicar !!!
    É só isso o que eu tenho para dizer.

  27. São muito bonitas. Qual o substrato ideal para o copo leite? Alguém pode me da uma luz?… Aqui em Natal-RN não encontramos o substrato pronto, encontramos terra vegetal, esterco de gado, húmos de minhoca e areia de rio, mas, qual a proporção ideal?…

  28. Oi Julio, terra vegetal, só ela, já serve. O Copo-de-leite não tem muita frescura não. Tá feliz com uma boa umidade e terra fértil.

  29. oie… é verdade que a planta mais antiga dá mais flor? Ou seja, quanto mais velha for a planta, mais copos de leite ela dá?
    Isso é verdade ou não?

  30. Olá Sanflor! Obrigada pela visita. Na verdade não faço ideia se é verdade ou não. Já tive plantas que novinhas encheram-se de flores, e quando mais velhas deram menos, e plantas que foram exatamente o contrário, novinhas mal deram flores e mais velhas davam sempre. Continuaremos na dúvida por mais algum tempo.

  31. Oi, meu nome é Vilma. Adquiri ano passado 20 mudas de copos de leite. Eles estiveram lindos até pouco tempo. Mas, nos últimos 15 dias eles estão morrendo pouco a pouco. Pensei que fosse a falta de chuva, mas passei a molhar com maios frequencia, porem, nada. Outro dia, vi um bicho parecido com aqueles caramujos. Penso que são eles que estão matando os cpos de leite. O que eu devo fazer para acabar com eles? Agradeço se me responder. Vilma.

  32. Olá Vilma, obrigada pela visita. Tenho uma notícia pouco agradável para você. A melhor forma, a mais eficiente de acabar com os caramujos, é a coleta manual. Catar um a um. É um trabalho chato, mas a melhor forma de acabar com eles.

  33. estou precisando de ajuda. estou começando uma plantação de copo-de-leite e sei que está com alguma doença pois as flores estão apodrecendo no pé, e alguns rizomas quando são tirados da terra estão podres tb. já retirei da terra algumas flores que estava com o caule podre dentro da terra ainda.
    já levei pra um agronomo analisar, porém o remédio que ele disse pra eu usar não me deu um resultado satisfatorio.
    peço encarecidamente que vocês me ajudem ou caso não possa fazer que me indiquem alguém que possa.
    desde já agradeço a atenção.
    Geyzza Andrade Santiago

  34. Ganhei de uma amiga no meu aniversário, as roxinhas, fiquei encantada com elas, tanto que deixei-as no meu quarto, mas estou triste, pois elas estão murchando… tenho posto água dia sim dia não. O que fazer??? obrigada Marilena

  35. hum, são lindos mesmo…no Brasil quem produz os bulbinhos e vende direto para o consumidor é o PROCLONE, eu comprei ,a Dra. Monique Serengen, biologa desse laboratório é muito atenciosa.

  36. a callas coloridas, após a flor abrir, seca completamente. Suspender as regas, cortar as folhas e flores murchas e guardar o vasinho em local sombreado ( dentro de casa), em dois meses os bulbos germinam novamente e se reinicia um novo ciclo.

  37. Preciso muito de ajuda! tenho um copo de leite rosa,com folhas pintadas, mas acho que ela esta morrendo a batata dela esta ficando doente, com cheiro ruim, parecido com o de pimentão podre. o que devo fazer para salva-las?

  38. tenho copo de leite colorido no vaso mas tem dois vasos que estao morrendo. a batata esta com o cheiro ruim .parecendo pimentao podre. o que devo fazer, me ajude.

Deixe um comentário

