Cerejas em Calda


Chegou um carregamento de cerejas aqui em casa. Comi tanta cereja! Mas é a história de sempre, começaram a estragar algumas e eu não tinha chegado nem na metade do carregamento. Vamos então a uma nova super compenetrada pesquisa na internet em busca de uma salvação para as frutinhas. Encontramos algumas receitas interessantes, mas o sonho de criança era fazer cerejas em calda. E aqui está a única receita encontrada.

______________________________________________________________________________________________

CEREJAS EM CALDA

(Balcão Verde)

cerejasIngredientes:

300 gr de açúcar
500 gr de cerejas
1 vagem de baunilha
200 ml de água

__________

Modo de Preparo:

Numa panela ferva o açúcar, a água e a baunilha por 15 minutos.

Escolha cerejas maduras, sadias e firmes. Retire as hastes. Coloque as cerejas no vidro onde ficarão definitivamente, arrumando-as bem para não ficar espaço. Despeje sobre elas a calda já fria até quase atingir a borda do vidro.

Em seguida, coloque os vidros abertos, já com as cerejas e a calda, em uma panela com água. Deixe ferver, em banho-maria por cerca de 15 minutos (vidro de 1 litro), ou 10 minutos (vidro de 1/2 litro).

Despois de esfriar, feche o vidro e conserve em geladeira.

______________________________________________________________________________________________

Fiz com as cerejas com caroço mesmo, pois eram miudinhas, mas sempre há a possibilidade de fazer com as cerejas descaroçadas.

Ao invés de usar uma vagem de baunilha, coloquei 3 gotinhas de essência de baunilha.

No Brasil é bem difícil encontrar cerejas frescas para fazer esta receita. Mas fica aqui a sugestão para quem conseguir esta façanha.

About these ads

27 opiniões sobre “Cerejas em Calda

  1. Obrigada! Tenho 20 kg de cereja branca que é óptima para conservar e não sabia a proporção da calda. Prefiro sempre usar pau de canela e casca de limão porque são conservantes naturais, mas depois … sabe tudo ao mesmo:)
    Vou descaroçar as cerejas senão não tenho recipientes que cheguem para guardar. Há uma coisa que se chama descaroçador de cereja que está muito difícil de encontrar em Portugal. Quem tiver o seu que o guarde bem.
    Mais uma vez obrigada
    Filomena

  2. Obrigado, descobri hj em minha chácara um pé lotado de cerejas, ai que delicia, trouxe pra casa as frutas pra confirmar se era cereja, bingo é cereja mesmo… obrigado….

  3. Muitissimo Obrigadooooo,
    Estou em Coimbra Portugal, e estamos na epoca de cereja, queria guarda para usar o ano inteiro, pq gosto de fazer o bolo floresta negra e aqui as cerejas em calda são terriveis, muitissimo obrigado vou fazer agora,

    Helena

  4. Olha… eu só conheço cereja in natura iguais a estas da foto. Mas já ouvi falar que tem branca (veja o primeiro comentário feito a este post). Então, do branco ao vermelho, devem existir variações.

  5. Faço cereja em calda com outra receita.
    água cravo,canela,açúcar, faça uma calda quase em ponto de fio, coloque as cerejas sem os talos e já lavadas. Deixe conzinhar por 30 a 40mm, ou que a calda fique no ponto.

  6. As cerejas chilenas chegam nesta epoca do ano em abundancia no Brasil a um preço razoavel,eu mesma tenho feito cerejas em calda para o ano todo,estou procurando agora uma receita de cereja glaçada ou vitrificada. Quem souber e puder me ceder, agradeço.

  7. Olá amigos!!! Faço sempre cerejas em conserva porém sem os cuidados do vidro e do banho-maria. Mas como tempero coloco suco de limão na calda. Ácido cítrico na proporção de uma parte para mil de água e menos açúcar, uns 180 a 250gr por litro. Cozinho 10 minutos no primeiro dia, a contar da fervura. Depois mais 5 minutos no segundo dia e mais 5 no último. Esfria e eu coloco alguma bebida como Rum branco, Licor de cereja ou Kisch ou ainda Álcool de cereais. Álcool de cereais somente 2 colheres de sopa para cada litro. Deixo curtir e pode congelar também. bjus

  8. Olá Nubia, marasquino é um licor feito de cereja amarga. E há também o licor da cereja ácida, Ginjinha ou Ginja. Estas cerejas que nós compramos in natura ou em calda são das doces.

  9. Olá Eliel. Eu não sei te responder pois isso nunca aconteceu comigo, mas vamos esperar que alguém, uma hora dessas, nos tire essa dúvida.

  10. Oi! Tb demorei a encontrar a receitadas cerejas em calda. Ufa, ainda bem que vc encontrou para poder me ajudar! :)
    Fiz e gostei. Senti necessidade de fazer um pequeno corte nas cerejas para que a calda encorporasse nas frutas, deu certo, ficou muito bom!
    P.S. Será que o desencaroçador de azeitonas serve pra desencaroçar cerejas?
    Obrigada viu!
    =*

  11. Olá Natália! Essa é uma boa pergunta – sobre o descaroçador de azeitonas. Esperemos que alguma senhora nos brinde com a resposta, pois como nunca testei não sei dizer se serve. Aguardaremos uma ajudinha.

  12. Cara Cristina, como está claro no preparo da receita, repito aqui:
    “Numa panela ferva o açúcar, a água e a baunilha por 15 minutos.Escolha cerejas maduras, sadias e firmes. Retire as hastes. Coloque as cerejas no vidro onde ficarão definitivamente, arrumando-as bem para não ficar espaço. Despeje sobre elas a calda já fria até quase atingir a borda do vidro.”
    Mas, resumindo, com poucas palavras. Faça primeiro a calda, deixe esfriar e depois trate das cerejas. Simples, como está descrito no modo de preparo.

  13. Coloco os vidros, quando quero fazer conservas, para ferver e depois sigo o mesmo procedimento. Porém ao deixar a conserva ferver junto com a calda tampo o vidro e coloco no fundo um pano para não quebrarem e cozinho já tampados. Assim consigo conservar por mais de 1 ano.
    Fora da geladeira e sem perigo de estragar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s