Pés secos, mas secos demais!


Album de família

Álbum de família

Receitas e dicas para cuidar dos pés secos (ou ressecados) há tantas que dariam um livro. Reuni algumas das que já ouvi falar em algum lugar, que alguma amiga indicou, ou que podemos encontrar na net.

A razão disso é que meus pés são tão secos quanto as áridas terras do Saara, ou talvez, do deserto da Arábia, ou sei lá com o que eu poderia comparar. Já achava meus pés feios, e quando chegava o verão, achava-os mesmo monstruosos. A pele ressecava, rachava, os cantos das unhas ressecavam e enfiavam-se na carne, e depois haja paciência da pedicure para torná-los pés humanos novamente. Eu sofria com eles! Não estou fazendo drama não!

Álbum de família

Álbum de família

Lembro de uma rachadura que tive logo que cheguei a Portugal. Ainda não havia descoberto onde encontrar cremes, os que tinha do Brasil não me serviam aqui (é que a secura dos pés aumentou e muito, e estes cremes já não faziam efeito), e eu ainda por cima, andando de sandálias de um lado para o outro. O resultado foi uma rachadura profunda, dolorosa, hor-ro-ro-sa!

Depois de muito choramingar com a pedicure, ela indicou alguns cremes e onde comprá-los. Mas nada resolvia. Até que cheguei a uma farmácia e perguntei muito séria se havia algum creme para pés excessivamente secos:

- Há o Creme Gordo! (já havia provado e não era o suficiente para hidratar meus pés.)

- Na verdade eu precisava de algo mais gordo que o Creme Gordo. (A moça riu-se e eu comecei a narrar minha tragédia…)

Foi então que a farmacêutica tirou de uma prateleira uma linda embalagem azul (na verdade não é assim tão bonita), pequena, com um nome estranho escrito nela: Akileïne. Que fique claro que não ganhei um centavo para fazer propaganda deste produto. Faço porque sou cliente satisfeita. Comecei a usar este creme duas vezes ao dia. É um creme regenerador, com manteiga de karité e castanha da índia, especial para pés secos e peles sensíveis. No primeiro dia já notei diferença! Depois de uma semana usando, meus pés já pareciam de um ser humano novamente. Nunca mais sofri com a secura de meus pés. Até comecei a achá-los bonitinhos!

Só que nem todo mundo tem o mesmo problema, e uma simples receitinha caseira até pode ajudar. Então ficam aqui algumas sugestões para evitar a tragédia dos pés secos, além de algumas que também servem para pés cansados.

Primeiro vamos deixar pequenas dicas, que qualquer pessoa pode fazer sem ter muito trabalho, apenas um pouco de disciplina.

CUIDADOS BÁSICOS COM OS PÉS

Utilizar sapatos fechados e que não apertem Caso os pés sejam muito ressecados, evitar sapatos abertos. Os sapatos abertos deixam os pés muito expostos aos fatores naturais (sol, vento, chuva, poeira) que podem acentuar o ressecamento e provocar rachaduras. Quem tem pés muito ressecados ou com tendência a ressecar, deve evita-los.

Sapatos muito apertados, assim como aqueles de pontas muito afinadas, podem facilitar o aparecimento de calosidades.

Lixar os pés Há os que digam que lixar os pés com freqüência evita o endurecimento da pele e formação de calosidades, assim como deixa a pele mais fina, facilitando a absorção de emolientes e hidratantes.

Porém, há os que defendam que os pés não devem ser lixados para evitar a hiperqueratose (aumento da pele seca e dura que se forma principalmente nos calcanhares). Caso compartilhe desta opinião, existem no mercado diversos produtos esfoliantes que servem para diminuir a formação da pele seca, ou eliminá-la, sem a necessidade de lixar os pés.

Lavar e enxugar bem os pés Lavar os pés de forma adequada, utilizando esponja. Ao secar os pés, não esquecer de fazê-lo inclusive entre os dedos, para evitar o surgimento de fungos.
Pedicure Visite uma pedicure regularmente. Não é questão de vaidade apenas, mas também de saúde.
Alimentação balanceada Não basta empapar os pés de cremes, há também que cuidar da alimentação, assim como da hidratação (beba água!). Evite o excesso de sal na alimentação.

______

Além destes cuidados básicos com os pés, ficam aqui outras dicas para esfoliar, hidratar e relaxar os pés.

______

DICAS DE CUIDADOS COM OS PÉS

Para aumentar a absorção dos cremes Enrole os pés com uma toalha quente e deixe agir por 15 minutos. Só depois passe o creme.
Hidratante esfoliante natural caseiro

Maçãs

Rale uma maçã e aplique nos calcanhares para hidratar e deixar a pele mais fina.

A maçã tem propriedades anti-alérgica, emoliente e hidratante.

Calmante natural para os pés de quem usa salto-alto

Cebola

Rale uma cebola. Pegue a pasta que resulta e coloque em um pedaço de tecido ou gaze, cobrindo o calcanhar todo. Esta operação deve ser repetida algumas vezes durante a semana.
Auxiliar natural na hidratação

Folhas de Repolho

Pegue folhas de repolho fresco e cubra os calcanhares à noite e de manhã, passando antes um creme hidratante. Isto ajuda a hidratar e previne rachaduras nos calcanhares.
Hidratação

Vick Vaporub

Passar Vick Vaporub nos pés, dia sim, dia não, e usar meias, antes de dormir. Diminui o ressecamento dos pés.
Para evitar ou amenizar calosidades

Casca de banana

Utilize casca de banana sobre as calosidades. A casca ajuda a diminuir calosidades.

As folhas verdes da bananeira também podem ser usadas para confeccionar palmilhas relaxantes para pés cansados.

Escalda-pés I

(ou banho relaxante para os pés)

Este é um escalda-pés básico. Coloque os pés em uma bacia com água quente por 5 minutos, passe os pés para outra bacia com água fria, mantendo-os por 30 segundos. Repita esta operação por 3 vezes.
Escalda-pés II

(ou banho relaxante para os pés)

Coloque os pés de molho em uma mistura de ervas aromáticas. Em seguida, faça uma esfoliação. Untá-los e massageá-los com óleos como azeite de pequi (ou outro óleo hidratante natural) misturado com mel, nata de leite, manteiga ou própolis. Depois calçar meias de algodão macias, e colocá-los para cima.
Escalda-pés III

(ou banho relaxante para os pés)

Coloque os pés de molho em água morna com algumas gotas de óleo essencial de melaleuca. Depois faça a esfoliação e massageie com uma boa quantidade de pomada de calêndula. Pode ser feito semanalmente.

A melaleuca é um anti-séptico e anti-fúngico natural, sendo utilizada para eliminar mau-cheiro dos pés e pé-de-atleta. Mas muito cuidado para não exagerar na utilização deste óleo pois pode causar irritação e alergia na pele.

A calêndula é um ótimo emoliente, cicatrizante e tem ação anti-séptica.

Escalda-pés IV

(ou banho relaxante para os pés)

Em uma bacia, coloque água morna e no fundo bolinhas de gude, juntando também 1 colher (sopa) de sal grosso, camomila a gosto e uma pedrinha de cânfora. Massageie os pés com as bolinhas por uns 30 minutos. Pode ser feito diariamente.

A camomila pode ser aquela do saquinho de chá mesmo. Não precisa ser fresca. Ela tem propriedades calmante e adstringente, sendo ideal para peles sensíveis.

A cânfora tem propriedades sedativa e analgésica. Ativa a circulação sangüínea, evitando os pés cansados.

Escalda-pés V

(ou banho relaxante para os pés)

Coloque os pés de molho em água quente com vinagre de maçã (sidra). Para cada litro de água coloque meio copo de vinagre. Em seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um hidratante. Faça este banho uma ou duas vezes por semana.

O vinagre relaxa os músculos e diminui a sensação de pés cansados.

______

Deixamos também algumas receitas caseiras de hidratantes e esfoliantes que podem ajudar no cuidado com os pés:

______

ESFOLIANTE COM AÇÚCAR E MEL

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de mel

4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Misture o açúcar com o mel e aplique.

Aplicações:

Use a mistura de açúcar e mel para massagear os pés antes do banho. Após o banho, enxugue bem e use hidratante.

Outra forma de utilizar este esfoliante é acrescentar vaselina, envolver os pés com esta mistura e plástico filme, colocar uma meia e dormir com os pés envoltos neste preparado. Lavar assim que levantar-se.

CREME HIDRATANTE ARTESANAL PARA PÉS E CALCANHARES

Ingredientes:

100g de base para creme hidratante

380ml de água deionizada

10ml de óleo de semente de uva

10ml de essência de calêndula

10ml de extrato glicólico de leite de cabra

10ml de extrato glicólico de uva

Modo de Preparo:

Coloque a base do creme hidratante em uma bacia bem limpa. Aos poucos, adicione a água deionizada, misturando bem e suavemente, até que termine toda a água. Depois acrescente os demais ingredientes, mexendo sempre muito bem. Quanto mais mexer o creme, mais brilhante ele fica.

Aplicação:

Passar o creme exatamente como os comprados prontos.

BANHO DE LEITE E CREME DE PRÓPOLIS (Estética Brasil)

Ingredientes:

½ litro de leite

1 litro de água mineral ou filtrada

100 g de vaselina sólida

1 colher (chá) de mel

1 colher (café) de extrato de própolis

Modo de Preparo:

Bata a vaselina até ela ficar com uma coloração esbranquiçada. Adicione o mel e o extrato de própolis e misture bem. Pronto, o creme de própolis está pronto. Guarde em uma vasilha com tampa. Ferva a água e adicione o leite após a retirada do fogo. Coloque em uma bacia que comporte seus pés.

Aplicação:

Deixe os pés na água por aproximadamente 10 minutos. Retire-os da bacia e seque bem. Logo após, aplique o creme de própolis. Repita o procedimento diariamente, até que se obtenha resultado. Depois, para manter, faça pelo menos uma vez por semana.

HIDRATAÇÃO COM MELHORAL

Ingredientes:

10 comprimidos de Melhoral adulto

1 vidro de glicerina líquida

10 colheres (sopa) de creme hidratante (para os pés)

1 vidro de água oxigenada (usada para tingir cabelos)

Modo de Preparo:

Coloque tudo dentro do liquidificador e bata bem, até chegar a uma consistência cremosa.

Aplicação:

Aplique nos calcanhares e no restante dos pés, de preferência à noite, antes de dormir. Repita o procedimento até obter resultado.

Observação: o Ácido Acetil Salicílico (princípio ativo do Melhoral) é Ácido Salicílico acrescentado de nada mais nada menos que vinagre (Ácido Acético). Este medicamento controla a inflamação, diminui a dor, a febre e evita a formação de trombos arteriais. Já o Ácido Salicílico tem propriedades esfoliantes e anti-microbianas. Há produtos da mesma marca do Melhoral, compostos de Ácido Salicílico, específicos para remover calosidades (Kallo Plast).


Eu disse que dava um livro…

About these ads

26 opiniões sobre “Pés secos, mas secos demais!

  1. Agradeço, creio que meus pés estao como os teus logo que cá chegaste… extremamente secos, vou atras de Akileine, já, já…

  2. kkkkk………….. Ri muito com a sua história trágica, porém cômica. Obrigada pela dica!
    Os meus pés também são muito ressecados e eu também já usei vários cremes, de várias marcas e nada resolveu. Até óleo de cozinha eu já experimentei. rsrs
    Vou aproveitar a sua dica e ver se encontro o produto.

    Bijinhos!! *-*

  3. Eu usava um hidratante da Natura de castanha do Pará e manteiga de Karité. Saiu de linha faz um tempo e agora vivo pulando de galho em galho procurando algo que resolva meu problema. Vou procurar Akileine, obrigada pela dica!

  4. Existem maneiras mais práticas para cuidar dos pés rachados e ressecados… Não existe por ai nenhum creme ou receita caseira mais eficaz.. Segue abaixo minha sugestão:

    Misture 100 gramas de creme para pés ou mãos com 3 colheres (sopa) de glicerina e 3 comprimidos (melhoral – acido-acetilsalicilico) triturado. Use todas as noites nos pés e envolva com uma meia..
    Obs: Excelente creme para as mãos também.. após usá-lo é sempre bom usar uma luva por algum tempo … ( adianta o resultado desejado. ) USADO E APROVADO! Bjs!

  5. olha vc sabe das coisas esse hidratante com melhoral é excelente usei durante uma semana, e agora meus pes estao lisinhos ate demais. só mantenho passando um hidratante comum todos os dias.
    valeu

  6. Olá…será que vc poderia me ajudar?
    Fui em uma podóloga e ela usou no meu calcanhar um aparelinho parecido com um presto barba chamado desvastador, foi uma maravilha, meu pé ficou lisinho.
    Comprei esse aparelinho com as lâminas mas não sei como usar. Vc sabe como usar?

  7. muito obrigado pela dica. acabei de comprar o produto pelo site. Acho que só é vendido desta forma mesmo, pois nos sites de farmacias, eu não encontrei, acho que é a melhor forma de encontrar mesmo.
    Estou na esperança de que funcione comigo, pois estou cansada de ficar de castigo em balde de agua e de dormir com o pé melecado de produtos que não funcionam…

  8. O que eu uso e acho fantástico para hdartar e acabar com secura e rachadura da pele dos pés, é um creme importado do chile e que se compra no Brasil.
    É o CREME BABA DE CARACOL ANTU.
    O creme me proporcionou nas primeiras 24 hs uma suavidade enorme na pele ressecada do meus pés. Este creme possui um poder hidratante absurdamente grande e como é conhecido como creme regenerador de pele, o resultado nesta parte do corpo onde a pele é muito sacrificada é visível e sentido de forma muito rápida.
    Super recomendo.
    Ah! compro pelo e-mail jsiqs@hotmail.com. parece que é o único importador e distribuidor deste creme no Brasil.
    Excelente creme!!

  9. Olá, Sofro muito com os pés extremamente ressecados e gostaria de experimentar o produto mencionado. O akileine que voce se refere no post é o “Akileine Hidra Defence”?

  10. Não Guilherme não é. Mas a embalagem do que eu usava era azul como a do Hydra, então pode ser uma nova versão do produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s